Avançar para o conteúdo principal

A-HA no vídeo do mês



No video do mês vamos ao encontro dos anos 80, década rica em excentricidades artísticas e pelo nascimento de efeitos visuais “loucos” e coloridos. Os A-ha fizeram questão de fazer parte deste rol de criatividade com o single  “Take on Me”, lançado  em 1984. 

Por Júlia Rocha 


Os A-ha formaram-se em 1982, com Morten Harket, Magne Furuholmen e Pal Waaktaar. A banda definiu-se num estilo sintético, da chamada new wave, bem típica dos anos 80. Depois de terem sido descobertos pelo músico e produtor John Ratcliff, o sucesso tornou-se global. Um sucesso que durou até há bem pouco tempo. Não digamos que já acabou, pois  Take on Me permanece um grande sucesso. 

A música foi escrita pelos elementos da banda e produzida por Alan Tarney. Está incluída no primeiro álbum do grupo,  “Hunting High and Low”, lançado em 1985. De referir que inicialmente Take on Me não foi um grande hit, situação que mudou pouco tempo depois.  Os tons sintéticos misturam-se com uma grande variedade instrumental: guitarras, teclado e baterias. 

Take on Me atingiu os tops tanto no Reino Unido, como nos EUA, muito devido ao videoclip, fortemente exibido pela MTV. A realização desta peça de arte coube a  Steve Barron. A tecnologia de ponta da altura foi utilizada para tornar o vídeo verdadeiramente inovador e alucinante. 


No vídeo vemos retratada a banda em “live action”,  misturada com momentos de animação. Em todo o videoclip foi aplicada a tecnologia “rotoscoping” ( nome da animação que permite ver a banda como se estivesse a ser desenhada a lápis) em cerca de 3000 frames; o trabalho demorou 16 semanas. 

O vídeo conta com a participação da actriz Bunty Bailey, que dá início à narrativa romântica: uma mulher bebe café e lê um livro de banda desenhada. O herói dessa banda desenhada é Morten Harket, que interpreta um motociclista perseguido por outros dois. O herói  pisca o olho à rapariga do café, e um braço desenhado a lápis emerge do livro e convida-a a entrar nas páginas a preto e branco. Assim que uma nova personagem entra na história , também ela aparece retratada a lápis. No café, a empregada pensa que a rapariga saiu sem pagar. Irritada deita fora o livro de banda desenhada. Os protagonistas começam a ser perseguidos  e para defender a rapariga, o herói rasga o papel e obriga-a a sair da história. Para surpresa dos outros clientes do café, ela sai do caixote do lixo em que estava o livro e apressa-se a perceber o que se vai passar a seguir. Parece que o rapaz está sem vida nas páginas, mas não é verdade. Ele acorda e tenta sair das vinhetas. O final não podia ser mais feliz. As barreiras foram quebradas e os protagonistas estão juntos. 

A última cena é  baseada num filme de 1980 “Altered States”. O vídeo de Take on Me foi vencedor de 6 prémios no MTV Video Music Awards de 1986, incluindo Melhor Realização e Melhores Efeitos Especiais.

Para recordar: 

AHa - Take On Me from Eian Aldrich on Vimeo.


A título de curiosidade houve um primeiro video para o tema,  que incluía a banda num fundo azul e uma versão diferente da canção .

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Roquivários no Luso Vintage

Link da imagem O início da década de 80 ficou marcado pelo aparecimento de diversas bandas rock no panorama nacional. A causa foi o estrondoso sucesso do álbum de estreia de Rui Veloso “Ar de Rock” que abriu caminho para novas bandas emergirem. Umas singraram na cena musical, até aos dias de hoje, caso é dos Xutos & Pontapés, UHF ou GNR, enquanto outras ficaram pelo caminho, após algum sucesso inicial. Destas destacam-se os Roquivários que encontraram no tema “Cristina” o seu maior êxito junto do público.    Por Carmen Gonçalves A banda formou-se em 1981 no seguimento do “boom” da cena rock, sob o nome original de “Rock e Varius”. Esta designação pretendia reflectir as influências musicais que passavam por vários estilos, não se cingindo apenas ao rock puro e duro. A música pop, o reggae e o ska eram variantes fáceis de detectar no seu som, e que marcaram o disco de estreia , “Pronto a Curtir”, editado em 1981.   Apesar de a crítica ter sido dura com o trabalho

Espaço "Rock em Portugal"

Carlos Barata é membro da Ronda dos Quatro Caminhos, uma banda de recriação da música tradicional portuguesa, que dispensa apresentações. Nos anos 70 do século XX foi vocalista dos KAMA- SUTRA, uma banda importantíssima, que, infelizmente, não deixou nada gravado. Concedeu-nos esta entrevista. Por Aristides Duarte  P: Como era a cena Rock portuguesa, nos anos 70, quando era vocalista dos Kama - Sutra e quais as bandas de Rock por onde passou?   R: Eu nasci em Tomar, terra que, por razões várias, sempre teve alguma vitalidade musical. Aí comecei com um grupo chamado “Os Inkas” que depois se transformou na “Filarmónica Fraude” com quem eu gravei a “Epopeia”, seu único LP. Quando posteriormente fui morar para Almada fui para um grupo chamado Ogiva, já com o Gino Guerreiro que foi depois meu companheiro nas três formações do Kama -Sutra. São estas as formações mais salientes a que pertenci embora pudesse acrescentar, para um retrato completo, outras formações de mais curt

Pedro e os Apóstolos no Luso Vintage

Link da imagem O gosto pela música é universal, “Mesmo para quem não é Crente”, como diria Pedro e os Apóstolos, uma banda nascida em 1992 e que hoje tem o seu momento na rubrica Luso vintage do Som à Letra. Por Gabriela Chagas Pedro de Freitas Branco, um cantor, compositor e escritor português , que a par deste projecto ficou também conhecido por ter sido co-autor de uma colecção de aventuras juvenis, "Os Super 4", é o Pedro da história.   Reza a história que tudo começou numa tarde de Fevereiro de 1992, numas águas furtadas de Lisboa. O apóstolo Gustavo pegou nas congas, o apóstolo Soares ligou o baixo a um pequeno amplificador de guitarra, e o apóstolo Pedro agarrou na guitarra acústica. Não pararam mais nos quatro anos seguintes. Em 92 produziram eles próprios um concerto de apresentação aos jornalistas e editoras discográficas em Lisboa que despertou o interesse das rádios , que acreditaram no grupo. Em Julho de 1996 gravaram o seu primeiro disco, “Mesmo para