Avançar para o conteúdo principal

Doutores e Engenheiros no Luso Vintage


No Luso Vintage desta semana , o Som à Letra foi ao baú das memórias para reviver temas tão actuais como o “Estou na Margem” ou  “História” e “Sonhos”. ao comando dos Doutores & Engenheiros . Ainda se recordam?

Por Gabriela Chagas 

“Estou na margem, sou a paisagem no meio da indiferença, estou na margem.
Sabes que a vida na espera nas ruas da cidade, no meio da multidão, estou na margem
Todos lutam ou talvez não”.

Tiveram uma carreira curta , mas deixaram marcas musicais que perduram e representam os vários sucessos dos chamados gloriosos anos 80.

O grupo formado em Algés terminou em 1990, mas as letras dos seus temas continuam a estar na actualidade, assim como a sonoridade que os caracterizou.

Em 1986 gravam uma maqueta com bastante aceitação nos programas de música portuguesa , e temas como  “So Long”, “I´m Sick” e “Planet” ocuparam os primeiro lugares do top “Quinta dos Portugueses” do programa  “Ocidental Praia” da Rádio Renascença.

O primeiro álbum “Doutores &Engenheiros” foi editado em 1988 , depois de um primeiro contrato com a Edisom , e deste LP destaca-se a música “Estou na Margem”.



Dez mil exemplares vendidos e dezenas de concertos realizados deram o impulso para mais um álbum, o último desta banda. Em 1989 é editado o LP “Lavagem de Estrada” e um ano depois os Doutores & Engenheiros saem de cena e cada um dos seus elementos segue o seu caminho.

Existem poucos registos históricos deste grupo, mas já quanto às músicas ,basta uma pequena procura no youtube para se conseguir regressar rapidamente aos temas que fizeram furor na época e que ainda hoje deixam saudades a muitos.

Há quem diga que estavam à  frente do seu tempo e que por isso foram penalizados pela crítica. 

Comentários como “estou arrepiado por ouvir de novo esta música”  ou “grande som, que pena não se repetir a história nem que fosse só mais um vez” são comuns de encontrar numa busca simples na internet , para reviver os temas deste grupo desaparecido prematuramente.
Para recordar: 


Última Line Up:  

 Ilídio Praia (Bateria)
Tica Magalhães (Baixo)
Alexandre Nunes (Vocais)
Pedro Pimentel (Teclas)
Luís Moreno (Guitarra) 

Álbuns: 

Doutores & Engenheiros (LP- 1988)
Lavagem de Estrada (LP-1989).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Roquivários no Luso Vintage

Link da imagem O início da década de 80 ficou marcado pelo aparecimento de diversas bandas rock no panorama nacional. A causa foi o estrondoso sucesso do álbum de estreia de Rui Veloso “Ar de Rock” que abriu caminho para novas bandas emergirem. Umas singraram na cena musical, até aos dias de hoje, caso é dos Xutos & Pontapés, UHF ou GNR, enquanto outras ficaram pelo caminho, após algum sucesso inicial. Destas destacam-se os Roquivários que encontraram no tema “Cristina” o seu maior êxito junto do público.    Por Carmen Gonçalves A banda formou-se em 1981 no seguimento do “boom” da cena rock, sob o nome original de “Rock e Varius”. Esta designação pretendia reflectir as influências musicais que passavam por vários estilos, não se cingindo apenas ao rock puro e duro. A música pop, o reggae e o ska eram variantes fáceis de detectar no seu som, e que marcaram o disco de estreia , “Pronto a Curtir”, editado em 1981.   Apesar de a crítica ter sido dura c...

Mundo Cão

A obscuridade invade o Inovoluso  Link da imagem Sombrios, poéticos, dramáticos, de letras intensas, instrumentais que “rasgam” a consciência para a necessidade do “sentir”. Vivem a vida pela vida, com a intensidade de um poeta maldito, ou de um actor suicidário, a diletância de um saltimbanco ou a espontaneidade de um marinheiro bêbedo. Tal como os caninos, esta geração vive em matilha e cada cão é a liberdade. É esta a "Geração da Matilha"… “ e são estes os Mundo Cão! Por Paula  Cavaco A banda bracarense, formada em 2001, “nasce” na sequência de um convite de Miguel Pedro (baterista e fundador dos Mão Morta) ao actor Pedro Laginha (que havia já colaborado com aquela banda no videoclip de "Cão da Morte") para vocalizar algumas das suas músicas. Mas esta experiencia faz despertar a confiança num projecto de maior dimensão. São, então, convidados Vasco Vaz (guitarra dos Mão Morta e dos míticos BrainDead), Budda (guitarra) e Nuno Canoche (baixo) pa...

Citizen Kane na Máquina do Tempo

Link da imagem Texto original: Miguel Ribeiro Locução: Irene Leite Adaptação e Edição: Irene Leite