Avançar para o conteúdo principal

Espaço "The Indies"

A vitória dos Homens da Luta no Festival RTP da Canção 



Muito se tem falado sobre a vitória dos Homens da Luta no Festival da Canção. Este ano o evento realizado pela RTP destinado a escolher a canção que nos irá representar na Eurovisão, para o mal e para o bem, teve o mérito de colocar o festival no centro das atenções (e discussões), como há muito não se via. Depois de duas décadas de decrescente popularidade e sem que nada o fizesse prever, eis que falar sobre o festival passou a ser tema de conversa em casa, na rua ou através das redes sociais.

 Por Bruno Vieira

À partida tudo parecia correr dentro da normalidade, para não dizer mediocridade na maior parte dos casos. Um após outro os participantes apresentavam as suas canções, do tipo “mais do mesmo” ou “onde é que já vimos isto em edições anteriores”, para no final chegarmos à mesma conclusão de sempre, “vamos lá ver como é que isto vai correr lá fora”, numa atitude típica de derrotados à partida.

Se tudo tivesse corrido dentro da normalidade e depois de apurado o vencedor, teria ficado no ar aquele sentimento de pouca esperança e eterno lamento. Mas depois de anunciada a 10ª canção “A Luta é Alegria” dos Homens da Luta, já nada seria como dantes. Conhecidos de muitos mas desconhecidos de muitos mais, o colectivo liderado por Jel e Falâncio subiu ao palco do Teatro Camões perante a incredulidade da maioria dos presentes. Certamente a vitória estaria longe dos seus planos e a simples participação já seria marcada pela diferença, mas quando aos votos dos júris distritais são somados os votos dos telespectadores “A Luta é Alegria” passa de 7º para 1º lugar. 

O impensável tinha acontecido e estupefactos os vencedores terão confessado a sua preocupação pelo facto de não poderem cumprir os compromissos entretanto agendados para o período em que iriam estar ausentes de Portugal.

A bomba tinha rebentado e a pequena claque de apoio aos Homens da Luta foi insuficiente para conter o descontentamento da maioria dos presentes no Teatro Camões. Houve para todos os gostos, os que saíram antes mesmo da consagração da canção vencedora, outros esperaram e não se contiveram nos apupos, outros ainda terão optado por permanecer em silêncio embora com cara de poucos amigos, olhando incrédulos "como é que estes freaks ganharam?". É de lamentar tamanha falta de desportivismo, uma vez que deveria ter sido uma vitória de todos. Não sendo possível agradar a Gregos e Troianos, impunha-se ao menos um pouco de respeito e educação.

Também me surpreendeu os argumentos de quem se manifestou contra “A Música é Alegria”, alegando a triste figura que vamos fazer na Alemanha ou então o facto de se estar a misturar música e política, como se já não tivesse acontecido no passado. Não é pelo facto de apresentarmos uma sátira do Portugal dos Anos 70, apesar de perfeitamente actual, que seremos mais prejudicados do que já fomos noutro anos, quando supostamente procurámos mostrar uma pretensa modernidade. E no que deu?

Em relação à petição entretanto criada para impedir a participação dos Homens da Luta, Bruno Nogueira no Tubo de Ensaio da TSF terá dito "anda por aí muita gente preocupada com a imagem de Portugal na Alemanha, logo eu que pensava que fazermos figuras tristes na Eurovisão era um mal crónico. Que prestígio nos deu músicas como Baunilha e Chocolate de Tó Cruz ou Dai-Li-Dou (Papagaio Voa) dos Gemini?", para não falar de tantas outras?

No dia em que escrevi esta crónica, soube da notícia que a participação dos Homens da Luta estava garantida na 56ª edição do Festival da Eurovisão da Canção. Jel, Falâncio e companhia vão estar presentes na Alemanha em Maio, independentemente e acima de qualquer polémica. Os cães ladram e a caravana passa! Seria abrir um grave precedente excluir uma canção de participar na Eurovisão depois de ter sido escolhida com toda a legitimidade pelo seu povo, apenas porque um grupo de pessoas se lembrou de criar uma petição contra a participação da mesma. Se “A Luta é Alegria” não respeitasse todo o regulamento, alguma vez teria tido a hipótese de participar no Festival RTP da Canção?

Independentemente do resultado na Alemanha, este ano fez-se história com uma canção que teve o mérito de romper com o politicamente correcto das edições anteriores. Esperemos que muitos mais Homens da Luta se sigam e que no final se despeçam tão ironicamente como Jel se despediu: “quero agradecer a todos os que votaram em nós, mas quero agradecer ainda mais aos que não votaram”.

Ironia das ironias, este ano, o Eurofestival vai realizar-se no país que representa o poder económico e financeiro da Europa. Estando Portugal na situação precária em que está, será que os pontos para a nossa canção virão na mesma proporção da ajuda que Portugal precisa?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Roquivários no Luso Vintage

Link da imagem O início da década de 80 ficou marcado pelo aparecimento de diversas bandas rock no panorama nacional. A causa foi o estrondoso sucesso do álbum de estreia de Rui Veloso “Ar de Rock” que abriu caminho para novas bandas emergirem. Umas singraram na cena musical, até aos dias de hoje, caso é dos Xutos & Pontapés, UHF ou GNR, enquanto outras ficaram pelo caminho, após algum sucesso inicial. Destas destacam-se os Roquivários que encontraram no tema “Cristina” o seu maior êxito junto do público.    Por Carmen Gonçalves A banda formou-se em 1981 no seguimento do “boom” da cena rock, sob o nome original de “Rock e Varius”. Esta designação pretendia reflectir as influências musicais que passavam por vários estilos, não se cingindo apenas ao rock puro e duro. A música pop, o reggae e o ska eram variantes fáceis de detectar no seu som, e que marcaram o disco de estreia , “Pronto a Curtir”, editado em 1981.   Apesar de a crítica ter sido dura com o trabalho

Espaço "Rock em Portugal"

Carlos Barata é membro da Ronda dos Quatro Caminhos, uma banda de recriação da música tradicional portuguesa, que dispensa apresentações. Nos anos 70 do século XX foi vocalista dos KAMA- SUTRA, uma banda importantíssima, que, infelizmente, não deixou nada gravado. Concedeu-nos esta entrevista. Por Aristides Duarte  P: Como era a cena Rock portuguesa, nos anos 70, quando era vocalista dos Kama - Sutra e quais as bandas de Rock por onde passou?   R: Eu nasci em Tomar, terra que, por razões várias, sempre teve alguma vitalidade musical. Aí comecei com um grupo chamado “Os Inkas” que depois se transformou na “Filarmónica Fraude” com quem eu gravei a “Epopeia”, seu único LP. Quando posteriormente fui morar para Almada fui para um grupo chamado Ogiva, já com o Gino Guerreiro que foi depois meu companheiro nas três formações do Kama -Sutra. São estas as formações mais salientes a que pertenci embora pudesse acrescentar, para um retrato completo, outras formações de mais curt

Pedro e os Apóstolos no Luso Vintage

Link da imagem O gosto pela música é universal, “Mesmo para quem não é Crente”, como diria Pedro e os Apóstolos, uma banda nascida em 1992 e que hoje tem o seu momento na rubrica Luso vintage do Som à Letra. Por Gabriela Chagas Pedro de Freitas Branco, um cantor, compositor e escritor português , que a par deste projecto ficou também conhecido por ter sido co-autor de uma colecção de aventuras juvenis, "Os Super 4", é o Pedro da história.   Reza a história que tudo começou numa tarde de Fevereiro de 1992, numas águas furtadas de Lisboa. O apóstolo Gustavo pegou nas congas, o apóstolo Soares ligou o baixo a um pequeno amplificador de guitarra, e o apóstolo Pedro agarrou na guitarra acústica. Não pararam mais nos quatro anos seguintes. Em 92 produziram eles próprios um concerto de apresentação aos jornalistas e editoras discográficas em Lisboa que despertou o interesse das rádios , que acreditaram no grupo. Em Julho de 1996 gravaram o seu primeiro disco, “Mesmo para