Avançar para o conteúdo principal

Beirut na Dança do Som

Uma viagem pelas sonoridades "Folk"

 Link da imagem

A adolescência é sem duvida a idade da aventura, das descobertas. É a fase dos “alicerces”, da construção daquilo que mais tarde nos irá influenciar para o resto da vida. Este é sem dúvida o caso do protagonista deste artigo: Zach Condon, “frontman” da banda que sobe desta feita ao palco do Dança do Som. Senhoras e Senhores… os Beirut! 

Por Paula Cavaco 

A banda norte-americana nasceu do projecto a solo de Condon, um “menino-prodígio” que um dia (com 16 anos) resolveu fazer uma viagem pela Europa. Essa sua experiência iria influenciar grandiosamente a sua interpretação musical, caracterizada pela fusão de sonoridades “Folk”, “Pop”, “Indie” e “World Music”.  

O desenvolvimento enquanto banda deu-se em 2005, aquando do encontro de Condon com dois dos membros dos “A Hawk and a Handsaw”, nomeadamente os talentosos Jeremy Barnes e Heather Trost. Uma colaboração que se viria a manifestar como grandiosa, como é prova o álbum de estreia dos Beirut, “Gulag Orkestar”, lançado em Maio do ano seguinte. 

“Gulag Orkestar” é um trabalho composto por onze faixas que alternam entre sons melancólicos de inspiração cigana (exemplo: “Gulag Orkestar” e “Prenzlauerberg”), sonoridades “beat-pop” (exemplo: “Postcards from Italy” e “Scenic World”), e pelo meio umas indescritíveis “Rhineland”, “Brandenburg” ou “The Canals of Our City”. 

O álbum poderá dividir-se em duas partes distintas em termos de sonoridade: se por um lado temos um estilo influenciado pelo “folk” dos Balcãs, por outro , encontramos um estilo muito próprio de Condon, sendo que neste o “ukelele” é o actor principal. De facto, uma das características do estilo musical dos Beirut é o destaque dado a instrumentos atípicos ao Rock, dando-se predominância à utilização de instrumentos como o acordeão, o violoncelo, o bandolim, o órgão, o trompete, o violino e outros ainda mais imprevisíveis. 

A utilização da guitarra neste álbum resume-se a uma faixa apenas (a ultima), “After the Curtain”, isto pelo facto de ser impossível para Condon tocar aquele instrumento, devido a uma lesão ao nível do pulso. 

Em termos vocais, em “Gulag Orkestar”, os Beirut oferecem-nos uma miscelânea de interpretações, nas quais Condon vai desde o sussurrado “adocicado” até à mais poderosa das manifestações vocais, ou deixando para os instrumentais o “papel principal”, como é o caso da faixa “Bratislava”, na qual a voz de Condon quase “desaparece” na paisagem instrumental, sendo apenas uma espécie de triste lamento, ecoado repetitivamente. 

Uns dos aspectos mais curiosos neste trabalho são as letras, sinceras e pura “dinamite” poética, além de magnificamente interpretadas por Condon. 

“Gulag Orkestar” recebeu excelentes críticas e foi votado pela “Rough Trade” (loja independente de discos londrina) como melhor álbum do ano. 

Em Outubro de 2007, é  lançado o segundo álbum da banda: “The Flying Club Cup” (sob o “selo” da editora 4AD, o que me parece importante referir e sublinhar), um trabalho com uma sonoridade mais moderna mas no qual o sentimento de nostalgia e melancolia ainda “pairam” fortemente sobre as suas orquestrações. A capa do álbum parece indicar isso mesmo: uma fotografia em tons sépia, numa representação da França do inicio do século XX.  

Logo a abrir, somos “assaltados” por um “A Call to Arms”, a soar a chamamento para o ouvinte, seguindo-se um suave e melódico “Nantes”, que nos remete novamente para o imaginário da capa do álbum. Esta alteração de sonoridades é qualquer coisa de desconcertante.

“The Flying Club Cup” é um álbum de “aveludadas” melodias de dança, marchas do Leste Europeu, baladas tristes de piano e acordeão e ainda e sempre as sonoridades “Folk”, fazendo ainda mais sobressair a genialidade musical de Zach Condon.  

E muito mais fica por dizer sobre esta banda…
Para 2011 está agendado o lançamento do terceiro álbum dos Beirut. E enquanto se aguarda também pela actuação da banda na edição deste ano do “Super Bock Super Rock” (marcada para 14 de Julho), aqui fica uma recordação… 
 
 
 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Roquivários no Luso Vintage

Link da imagem O início da década de 80 ficou marcado pelo aparecimento de diversas bandas rock no panorama nacional. A causa foi o estrondoso sucesso do álbum de estreia de Rui Veloso “Ar de Rock” que abriu caminho para novas bandas emergirem. Umas singraram na cena musical, até aos dias de hoje, caso é dos Xutos & Pontapés, UHF ou GNR, enquanto outras ficaram pelo caminho, após algum sucesso inicial. Destas destacam-se os Roquivários que encontraram no tema “Cristina” o seu maior êxito junto do público.    Por Carmen Gonçalves A banda formou-se em 1981 no seguimento do “boom” da cena rock, sob o nome original de “Rock e Varius”. Esta designação pretendia reflectir as influências musicais que passavam por vários estilos, não se cingindo apenas ao rock puro e duro. A música pop, o reggae e o ska eram variantes fáceis de detectar no seu som, e que marcaram o disco de estreia , “Pronto a Curtir”, editado em 1981.   Apesar de a crítica ter sido dura com o trabalho

Espaço "Rock em Portugal"

Carlos Barata é membro da Ronda dos Quatro Caminhos, uma banda de recriação da música tradicional portuguesa, que dispensa apresentações. Nos anos 70 do século XX foi vocalista dos KAMA- SUTRA, uma banda importantíssima, que, infelizmente, não deixou nada gravado. Concedeu-nos esta entrevista. Por Aristides Duarte  P: Como era a cena Rock portuguesa, nos anos 70, quando era vocalista dos Kama - Sutra e quais as bandas de Rock por onde passou?   R: Eu nasci em Tomar, terra que, por razões várias, sempre teve alguma vitalidade musical. Aí comecei com um grupo chamado “Os Inkas” que depois se transformou na “Filarmónica Fraude” com quem eu gravei a “Epopeia”, seu único LP. Quando posteriormente fui morar para Almada fui para um grupo chamado Ogiva, já com o Gino Guerreiro que foi depois meu companheiro nas três formações do Kama -Sutra. São estas as formações mais salientes a que pertenci embora pudesse acrescentar, para um retrato completo, outras formações de mais curt

Pedro e os Apóstolos no Luso Vintage

Link da imagem O gosto pela música é universal, “Mesmo para quem não é Crente”, como diria Pedro e os Apóstolos, uma banda nascida em 1992 e que hoje tem o seu momento na rubrica Luso vintage do Som à Letra. Por Gabriela Chagas Pedro de Freitas Branco, um cantor, compositor e escritor português , que a par deste projecto ficou também conhecido por ter sido co-autor de uma colecção de aventuras juvenis, "Os Super 4", é o Pedro da história.   Reza a história que tudo começou numa tarde de Fevereiro de 1992, numas águas furtadas de Lisboa. O apóstolo Gustavo pegou nas congas, o apóstolo Soares ligou o baixo a um pequeno amplificador de guitarra, e o apóstolo Pedro agarrou na guitarra acústica. Não pararam mais nos quatro anos seguintes. Em 92 produziram eles próprios um concerto de apresentação aos jornalistas e editoras discográficas em Lisboa que despertou o interesse das rádios , que acreditaram no grupo. Em Julho de 1996 gravaram o seu primeiro disco, “Mesmo para