Avançar para o conteúdo principal

Destaque

Radiohead 



 São há muito uma consolidada banda de culto que, para além de ter marcado uma geração nascida em finais dos anos 70 e inícios de 80, continua a agitar consciências e a exaltar os mais distintos sentimentos dos seus ouvintes, capaz de conduzir-nos, numa só canção, do mais profundo abismo ao supremo e glorioso paraíso.

Por Susana Terra

Poucos artistas e grupos conseguem aceder a este patamar de reconhecimentos global durante consecutivas décadas, muito menos enveredando por terrenos mais experimentais e recusando as fórmulas que se mostram tão do agrado do público e da crítica. A música dos Radiohead é sempre um desafio para o ouvinte.

Será necessário recuar a 1986, na cidade de Oxford, Inglaterra. Numa escola pública masculina cinco rapazes formaram a banda On a Friday (referência ao único dia em que podiam ensaiar). Eram eles Thom Yorke (voz, guitarra, piano, sintetizador), Jonny Greenwood (guitarra, teclados, sintetizador), Colin Greenwood (baixo), Phil Selway (bateria, percussão) e Ed O’Brien (guitarra, sintetizador) e o mundo da música nunca mais seria o mesmo.

Os On a Friday começaram a dar nas vistas numa Oxford saturada de shoegaze e em 1991 assinam contrato com a EMI. Um das condições impostas à banda seria a mudança de nome…e assim “nasciam” os Radiohead, nome inspirado no título de uma canção dos Talking Heads.

Em 1992 os Radiohead lançam o seu primeiro EP, “Drill”, mas a prestação da banda não suscita opiniões muito favoráveis. O single “Creep” apenas conquistou opiniões negativas por parte da imprensa e não passou no airplay da BBC1 por ser “demasiado depressivo”. Surpreendentemente, aquando do lançamento de Pablo Honey, o primeiro álbum  do grupo,  Creep tornar-se-ia um esmagador êxito e catapulta o grupo para o sucesso mundial, em muito devido ao facto da MTV passar sucessivamente o seu videoclip. 

Creep transforma-se no hino de uma geração niilista e sem futuro, ao mesmo tempo que o aparecimento do grunge confere à música uma atmosfera carregada de angústia, dor e solidão. Embora tenha sido a canção com maior projecção dos Radiohead, há uma recusa concertada do grupo em tocar a Creep ao vivo e ainda hoje não é tocada por Yorke e companhia. 


Mas voltemos ao primeiro álbum, Pablo Honey , que surge em 1993. Comercialmente foi um verdadeiro flop e deu origem a uma tour mundial na qual, durante dois anos, os Radiohead tocaram as mesmas músicas, ininterruptamente. Para bem da sanidade mental de todos os elementos, urgia compor e gravar um novo álbum e eis que os Radiohead viram as costas ao sucesso comercial ao mesmo tempo que aderem à via mais underground.

No ano de 1994 é editado o EP My Iron Lung, com o single homónimo e os Radiohead conquistam agora uma sólida base de fãs do movimento alternativo. The Bands surge em 1995 e poder-se-ia dizer ser o primeiro disco que revela as singularidades do grupo num mercado musical inundado pela brit-pop (e pela famosa guerra entre os Blur e os Oasis), a sonoridade etérea mas simultaneamente densa do álbum The Bends, num movimento contra-corrente esboçou os caminhos que tão promissora banda viria a ter no panorama musical. Singles como “High and Dry”, “Fake Plastic Trees”, “Just”, “My Iron Lung”, “Street Spirit (Fade Out) conduziram The Bends a boas classificações nas tabelas europeias e à tripla platina em Inglaterra.


A fase de efectiva consagração dos Radiohead surgiria com OK Computer, lançado em 1997. OK Computer fala-nos de alienação e transporta-nos para novos ambientes, introduzindo a componente electrónica com maior intensidade. São elementos bem patentes em singles como “Exit Music (For a Film)”, “Paranoid Android”, “No Surprises” ou “Karma Police”. OK Computer conquistou o Grammy de Melhor Álbum Alternativo e a primeira posição no top de vendas britânico , sendo portanto o álbum que marca a consolidação da carreira dos Radiohead.


A fase pós Ok Computer quase significou o fim dos Radiohead – conflitos, papéis indefinidos, a depressão de Yorke e o bloqueio criativo – e deu, contudo, lugar a um dos melhores álbuns, o Kid A (2000), que marca uma cisão face ao disco anterior. Kid A foi um passo arriscado mas acertado, apostando em tonalidades minimalistas, na ênfase dada à electrónica e à introdução do jazz nas composições. Os frutos deste novo rumo são temas como “Idioteque” ou “Optimistic”. Na senda de Kid A, os Radiohead lançam em 2001 Amnesiac, recorrendo a diversas canções gravadas durante o período de criação do KId A. Amnesiac foi aclamado pela crítica e reúne temas marcantes como “Pyramid Song” ou “Knives Out”
 

Hail to the Thief (2003) é talvez o álbum mais subvalorizado do grupo, não tendo suscitado críticas muito favoráveis e poderá ser considerado o álbum de síntese, ao congregar os diferentes elementos que os Radiohead incorporaram ao longo dos diferentes trabalhos.  A Hail to the Thief sucede um período de interregno no qual Greenwood e Yorke trabalham em projectos a solo. In Rainbows marca uma nova era, não só para os Radiohead, mas também para a forma como se comercializa música. Em Outubro de 2007, após ruptura com a EMI, In Rainbows é disponibilizado na internet para download legal e cujo preço ficaria ao critério do comprador. A edição física seria lançada no ano seguinte e contaria com diversos “extra”, tendo sido um estrondoso sucesso de vendas.  

Neste ano de 2011 os Radiohead voltam a surpreender-nos com King of the Limbs, sendo já possível escutar “Lotus Flower”. Mantendo a continuidade com In Rainbows e com a fase mais electrónica de Kid A e Amnesiac, King of the Limbs é como uma boa garrafa de vinho: será necessário deixar o disco “envelhecer” até que possa ser devidamente avaliado e enquadrado na (longa) carreira dos Radiohead. 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Roquivários no Luso Vintage

Link da imagem O início da década de 80 ficou marcado pelo aparecimento de diversas bandas rock no panorama nacional. A causa foi o estrondoso sucesso do álbum de estreia de Rui Veloso “Ar de Rock” que abriu caminho para novas bandas emergirem. Umas singraram na cena musical, até aos dias de hoje, caso é dos Xutos & Pontapés, UHF ou GNR, enquanto outras ficaram pelo caminho, após algum sucesso inicial. Destas destacam-se os Roquivários que encontraram no tema “Cristina” o seu maior êxito junto do público.    Por Carmen Gonçalves A banda formou-se em 1981 no seguimento do “boom” da cena rock, sob o nome original de “Rock e Varius”. Esta designação pretendia reflectir as influências musicais que passavam por vários estilos, não se cingindo apenas ao rock puro e duro. A música pop, o reggae e o ska eram variantes fáceis de detectar no seu som, e que marcaram o disco de estreia , “Pronto a Curtir”, editado em 1981.   Apesar de a crítica ter sido dura com o trabalho

Espaço "Rock em Portugal"

Carlos Barata é membro da Ronda dos Quatro Caminhos, uma banda de recriação da música tradicional portuguesa, que dispensa apresentações. Nos anos 70 do século XX foi vocalista dos KAMA- SUTRA, uma banda importantíssima, que, infelizmente, não deixou nada gravado. Concedeu-nos esta entrevista. Por Aristides Duarte  P: Como era a cena Rock portuguesa, nos anos 70, quando era vocalista dos Kama - Sutra e quais as bandas de Rock por onde passou?   R: Eu nasci em Tomar, terra que, por razões várias, sempre teve alguma vitalidade musical. Aí comecei com um grupo chamado “Os Inkas” que depois se transformou na “Filarmónica Fraude” com quem eu gravei a “Epopeia”, seu único LP. Quando posteriormente fui morar para Almada fui para um grupo chamado Ogiva, já com o Gino Guerreiro que foi depois meu companheiro nas três formações do Kama -Sutra. São estas as formações mais salientes a que pertenci embora pudesse acrescentar, para um retrato completo, outras formações de mais curt

Pedro e os Apóstolos no Luso Vintage

Link da imagem O gosto pela música é universal, “Mesmo para quem não é Crente”, como diria Pedro e os Apóstolos, uma banda nascida em 1992 e que hoje tem o seu momento na rubrica Luso vintage do Som à Letra. Por Gabriela Chagas Pedro de Freitas Branco, um cantor, compositor e escritor português , que a par deste projecto ficou também conhecido por ter sido co-autor de uma colecção de aventuras juvenis, "Os Super 4", é o Pedro da história.   Reza a história que tudo começou numa tarde de Fevereiro de 1992, numas águas furtadas de Lisboa. O apóstolo Gustavo pegou nas congas, o apóstolo Soares ligou o baixo a um pequeno amplificador de guitarra, e o apóstolo Pedro agarrou na guitarra acústica. Não pararam mais nos quatro anos seguintes. Em 92 produziram eles próprios um concerto de apresentação aos jornalistas e editoras discográficas em Lisboa que despertou o interesse das rádios , que acreditaram no grupo. Em Julho de 1996 gravaram o seu primeiro disco, “Mesmo para