Avançar para o conteúdo principal

Nova casa

O Som À Letra, agora Scratch Magazine agora tem nova casa em http://www.scratchmag.org
Ficamos a aguardar a sua visita.

Até já.

Irene Leite

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Doutores e Engenheiros no Luso Vintage

 Link da imagem
No Luso Vintage desta semana , o Som à Letra foi ao baú das memórias para reviver temas tão actuais como o “Estou na Margem” ou  “História” e “Sonhos”. ao comando dos Doutores & Engenheiros . Ainda se recordam?
Por Gabriela Chagas 
“Estou na margem, sou a paisagem no meio da indiferença, estou na margem. Sabes que a vida na espera nas ruas da cidade, no meio da multidão, estou na margem Todos lutam ou talvez não”.
Tiveram uma carreira curta , mas deixaram marcas musicais que perduram e representam os vários sucessos dos chamados gloriosos anos 80.
O grupo formado em Algés terminou em 1990, mas as letras dos seus temas continuam a estar na actualidade, assim como a sonoridade que os caracterizou.
Em 1986 gravam uma maqueta com bastante aceitação nos programas de música portuguesa , e temas como  “So Long”, “I´m Sick” e “Planet” ocuparam os primeiro lugares do top “Quinta dos Portugueses” do programa  “Ocidental Praia” da Rádio Renascença.
O primeiro álbum “Dou…

Sitiados no Luso Vintage

Link da imagem


Sob a égide de João Aguardela, um talento musical falecido em 2009, nasceu nos finais dos anos 80 uma banda que trouxe para o panorama do rock português a música tradicional. Os Sitiados marcaram (e ainda conquistam) gerações, com novos sons e sobretudo, muito talento e atitude.



Por Gabriela Chagas


O tema “Esta vida de marinheiro” (vendeu mais de 40 mil cópias) é um dos exemplos desse novo som da década. Desapareceram em 2000 , mas deixaram-nos a sua herança. Sitiados, a banda hoje em destaque no Lusovintage do Som à Letra foi beber à tendência sonora dos irlandeses The Pogues.


José Resende (Guitarra), João Aguardela (Voz) e Mário Miranda (Baixo), todos eles ex-Meteoros, juntaram-se assim ao baterista Fernando Fonseca.

À semelhança de outras bandas emblemáticas dos anos 80, os Sitiados também marcaram presença no Rock Rendez Vous. Dinamizados por João Aguardela, concorrem ao 5º Concurso de Música Moderna do Rock Rendez-Vouz e ficam em 2º lugar, atrás da banda do seu primo Ar…

Roy Orbison em Modo Classic Rock

 Link da imagem
No Verão de 1964 a Monument Records editava aquele que viria a ser o mais universal êxito de Roy Orbison. Depois de brilhar no seu próprio tempo, o êxito ganhou uma segunda vida, nos anos 90, após dar nome ao filme “Pretty Woman”.  Um verdadeiro Classic Rock, a recordar…
Por Maria Coutinho 



Inspirado na sua mulher, e em conjunto com Bill Dees, o homem dos óculos escuros e voz quente escreveu “Oh Pretty Woman” e os sucessos sucederam-se. Três semanas a liderar a lista da Billboard Hot 100, a lista de vendas de singles no reino Unido e ainda dois   Grammy (ambos em data posterior à morte do cantor/compositor) foram apenas alguns dos galardões que, de 1964 a 2004, o tema coleccionou.
Mais, Oh Pretty Woman deixou marcas em várias formas de espectáculo e multimédia: é estrela no cinema de Hollywood a Bollywood, em séries televisivas por todo o mundo, incluindo a Tv Japonesa , e constou ainda na série americana do canal Fox Futurama.
Quem não se lembra da dupla Julia Roberts e R…