Avançar para o conteúdo principal

Espaço "Cine À Letra"



Neste mês de Fevereiro, o Ciné à Letra tem vários filmes para vos falar que estão a estrear no nosso país. Este mês estreiam obras que vão desde a comédia ao drama, da fantasia à guerra, mas o mais importante é que finalmente chegam a Portugal obras que muitos esperavam.

Por Miguel Ribeiro 
 
A abrir este mês temos de volta os nossos velhos amigos Os Marretas. A Disney decidiu adquirir os direitos para a realização deste filme que conta com Cocas, Miss Piggy, Fozzie, Animal e Gonzo entre muitos outros. A estória debruça-se sobre um milionário do petróleo que quer destruir o Teatro dos Marretas para planos de construção futuros, pelo que os Marretas que entretanto tinham se separado tentam voltar a juntar-se para reunir os 10 milhões de dólares necessários para resgatar o Teatro. Esperam-se muitos risos e nostalgia neste que é provavelmente o filme que estará a estrear em mais salas do país, garantido que está que tantos os miúdos, mas principalmente os graúdos, irão ver este filme nos cinemas.

Nomeado para os Óscares em 10 categorias, está o próximo filme a mencionar Os Artistas, filme de produção francesa e que merece os louvores que lhe têm dado. Este filme faz uma abordagem à era do cinema mudo e narra a estória de Valentin (Jean Dujardin), um grande actor com sucesso que conhece Peppy na altura em que o som chega aos cinemas e ela se torna numa grande actriz. Uma obra que devolve alguma magia à visualização de um filme num cinema e que se torna numa autentica viagem no tempo para os espectadores que decidam ver esta grande obra.

Martin Scorcese está de regresso, desta feita com A Invenção de Hugo, que conta a estória de um orfão que vive nas paredes de uma estação de comboios em Paris e de uma fechadura estranha em forma de coração, ao que tudo indica, sem chave. Esta obra que foi a mais nomeada na edição deste ano dos Óscares, mostra Martin Scorcese, num registo totalmente diferente do habitual, onde em vez de lidar com um público mais adulto, vira-se para os mais jovens, num filme que conta ainda com o jovem Asa Butterfield no meio de actores como Johnny Depp, Michael Pitt, Sacha Baron Cohen, Jude Law, Ben Kingsley e Christopher Lee, entre outros.
 
Meryl Streep é a estrela de A Dama de Ferro, um filme biográfico que rendeu mais uma nomeação de melhor actriz a Streep e que mostra a luta interna que Margaret Thatcher passou a nível pessoal para lidar com as memórias do seu marido e o que teve de sacrificar pela sua carreira profissional, um bom drama que conta também com actores como Anthony Head e Jim Broadbent. A aparecer mais para o final do mês temos vários filmes interessantes; We Need to Talk About Kevin é um filme realizado e escrito por Lynne Ramsay e que conta uma estória dura sobre uma mãe, Eva, (interpretada por Tilda Swinton) que tem um filho que cometeu um massacre na escola e tem que lidar com os frutos da sua educação e a vida complicada que tem. Um filme que recebu boas críticas em Cannes e que consegue laçar um debate importante em volta da culpa ou não dos pais sobre os que os nossos filhos se podem tornar. Um filme duro que conta também com John C. Reilly.

Para terminar, a chegar aos cinemas de Portugal temos também o último filme de Steven Spielberg, Cavalo de Guerra, um filme que embora não tenha sido fortemente abraçado pelos Óscares este ano, mesmo assim merece que os espectadores vejam esta obra, que conta a estória de um cavalo de nome Joey que é vendido como cavalo de guerra e de Albert, amigo inseparável de Joey que depois de o perder para o lado dos alemães o reencontra na Inglaterra enquanto junto das fileiras dos Aliados, no entanto é incerto que possam voltar juntos para casa. Um filme dramático e forte emocionalmente, que no meio desta viagem vai mostrando os outros lados da guerra e também questionando a humanidade, contando ainda com a excelente orquestração musical de John Williams que mais uma vez concede profundidade emocional ao filme. A não perder.

Da equipa de Som à Letra desejamos um excelente mês para todos os que nos seguem e não se esqueçam dia 26 de Fevereiro de verem o espectáculo dos Óscares em directo, que apesar de estar um pouco pobre este ano no que toca às nomeações em si, ainda assim conta com o regresso de Billy Cristal para animar as hostes e oferecer um bom espectáculo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Roquivários no Luso Vintage

Link da imagem O início da década de 80 ficou marcado pelo aparecimento de diversas bandas rock no panorama nacional. A causa foi o estrondoso sucesso do álbum de estreia de Rui Veloso “Ar de Rock” que abriu caminho para novas bandas emergirem. Umas singraram na cena musical, até aos dias de hoje, caso é dos Xutos & Pontapés, UHF ou GNR, enquanto outras ficaram pelo caminho, após algum sucesso inicial. Destas destacam-se os Roquivários que encontraram no tema “Cristina” o seu maior êxito junto do público.    Por Carmen Gonçalves A banda formou-se em 1981 no seguimento do “boom” da cena rock, sob o nome original de “Rock e Varius”. Esta designação pretendia reflectir as influências musicais que passavam por vários estilos, não se cingindo apenas ao rock puro e duro. A música pop, o reggae e o ska eram variantes fáceis de detectar no seu som, e que marcaram o disco de estreia , “Pronto a Curtir”, editado em 1981.   Apesar de a crítica ter sido dura com o trabalho

Pedro e os Apóstolos no Luso Vintage

Link da imagem O gosto pela música é universal, “Mesmo para quem não é Crente”, como diria Pedro e os Apóstolos, uma banda nascida em 1992 e que hoje tem o seu momento na rubrica Luso vintage do Som à Letra. Por Gabriela Chagas Pedro de Freitas Branco, um cantor, compositor e escritor português , que a par deste projecto ficou também conhecido por ter sido co-autor de uma colecção de aventuras juvenis, "Os Super 4", é o Pedro da história.   Reza a história que tudo começou numa tarde de Fevereiro de 1992, numas águas furtadas de Lisboa. O apóstolo Gustavo pegou nas congas, o apóstolo Soares ligou o baixo a um pequeno amplificador de guitarra, e o apóstolo Pedro agarrou na guitarra acústica. Não pararam mais nos quatro anos seguintes. Em 92 produziram eles próprios um concerto de apresentação aos jornalistas e editoras discográficas em Lisboa que despertou o interesse das rádios , que acreditaram no grupo. Em Julho de 1996 gravaram o seu primeiro disco, “Mesmo para

Espaço "Rock em Portugal"

Carlos Barata é membro da Ronda dos Quatro Caminhos, uma banda de recriação da música tradicional portuguesa, que dispensa apresentações. Nos anos 70 do século XX foi vocalista dos KAMA- SUTRA, uma banda importantíssima, que, infelizmente, não deixou nada gravado. Concedeu-nos esta entrevista. Por Aristides Duarte  P: Como era a cena Rock portuguesa, nos anos 70, quando era vocalista dos Kama - Sutra e quais as bandas de Rock por onde passou?   R: Eu nasci em Tomar, terra que, por razões várias, sempre teve alguma vitalidade musical. Aí comecei com um grupo chamado “Os Inkas” que depois se transformou na “Filarmónica Fraude” com quem eu gravei a “Epopeia”, seu único LP. Quando posteriormente fui morar para Almada fui para um grupo chamado Ogiva, já com o Gino Guerreiro que foi depois meu companheiro nas três formações do Kama -Sutra. São estas as formações mais salientes a que pertenci embora pudesse acrescentar, para um retrato completo, outras formações de mais curt