Avançar para o conteúdo principal

Sitiados no Luso Vintage




Sob a égide de João Aguardela, um talento musical falecido em 2009, nasceu nos finais dos anos 80 uma banda que trouxe para o panorama do rock português a música tradicional. Os Sitiados marcaram (e ainda conquistam) gerações, com novos sons e sobretudo, muito talento e atitude.



Por Gabriela Chagas



O tema “Esta vida de marinheiro” (vendeu mais de 40 mil cópias) é um dos exemplos desse novo som da década. Desapareceram em 2000 , mas deixaram-nos a sua herança. Sitiados, a banda hoje em destaque no Lusovintage do Som à Letra foi beber à tendência sonora dos irlandeses The Pogues.


José Resende (Guitarra), João Aguardela (Voz) e Mário Miranda (Baixo), todos eles ex-Meteoros, juntaram-se assim ao baterista Fernando Fonseca.

 
À semelhança de outras bandas emblemáticas dos anos 80, os Sitiados também marcaram presença no Rock Rendez Vous. Dinamizados por João Aguardela, concorrem ao 5º Concurso de Música Moderna do Rock Rendez-Vouz e ficam em 2º lugar, atrás da banda do seu primo Artur Costa, os Easy Gents (mais tarde Ritual Tejo) e à frente dos Agora Colora.


Esta classificação deu-lhes espaço na compilação “Registos”, editada pela Dansa do Som com o tema “A Noite”, um tema que anos mais tarde seria gravado pelo colectivo Resistência, tornando-se um mega-êxito.


A banda vai sofrendo algumas alterações. Entram novos elementos: o acordeonista Manuel Machado, que pouco tempo depois sai do grupo e é substituído por Sandra Baptista. Entram também Jorge Buco (bandolim) e o baixista João Marques (ex-Clandestinos) que substituiu Mário Miranda. Aliás, ao longo da sua existência, a banda viveu vários períodos de renovação dos seus elementos. Foi um grupo muito dinâmico e sempre aberto a novos talentos.

 
Mesmo sem qualquer disco editado, o grupo fazia mais de 80 espectáculos por ano. Em 1992 editam o primeiro álbum de nome “Sitiados”. Em Junho de 1993, o grupo participa no espectáculo "Portugal ao Vivo" e o segundo álbum, "E Agora?!", é editado em Setembro. Neste disco participam Viviane, Paulo Bragança e João Ribas. Segue-se também a edição da compilação " Johnny Guitar" que inclui o tema "Marcha dos Electrodomésticos", uma versão de "A minha Sogra É Um Boi" dos Mata-Ratos.


A 11 de Dezembro de 1993 actuam no Pavilhão Carlos Lopes. Um concerto com grande sucesso que contou com a participação de Paulo Bragança que interpretou cinco temas do início da carreira do grupo ("Junto ao Rio", "Abril", "Amanhã", "E Ela Cega" e "Saudade") acompanhado por Fernando Fonseca, Mário Miranda e José Resende.



Em 1994, João Aguardela recebe o Prémio Revelação da Sociedade Portuguesa de Autores e os Sitiados actuam no espectáculo "Filhos da Madrugada", uma homenagem a José Afonso com uma versão de “A Formiga no Carreiro” e participam na compilação "As Canções de António" com "O Corpo É Que Paga”.



Um novo álbum surge em 1995. "O Triunfo dos Electrodomésticos". Em 1996 depois editam o quarto disco do grupo que volta a receber o nome "Sitiados" e inclui uma versão de "A Menina Yé Yé" do Conjunto António Mafra .



Em 1997João Aguardela edita o primeiro disco do projecto Megafone . Em 1999 os Sitiados aparecem no disco "XX Anos XX Bandas", álbum de Tributo aos Xutos & Pontapés, com "P'ra Ti Maria".Nesse ano entra Samuel Palitos (ex-Censurados). O grupo muda de editora, passando da BMG para a Sony , que edita o disco "Mata-me Depois" com produção de Marsten Bailey.


No ano 2000 a banda deixa de dar espectáculos e desaparece da cena musical.



João Aguardela, líder da banda, faleceu com 39 anos em Janeiro de 2009, vítima de cancro.



TEMAS DE SUCESSO


* A Noite
* Vida de Marinheiro
* A Cabana do pai Tomás
* Vida
* Outro parvo no meu lugar
* Vamos ao Circo
* E agora?
* Maria
* O Triunfo dos Electrodomésticos


Para recordar :




Comentários

  1. Não é Aguarela (aparece asim 4 vezes)

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde.

    Ao contar nas correcções não me pareceu quatro vezes. de qualquer das formas foi uma gralha de facto cometida mais do que uma vez, mas já corrigida.

    Agradecemos a correcção e as desculpas pelo transtorno causado.

    Melhores Cumprimentos,

    Irene Leite

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Roquivários no Luso Vintage

Link da imagem O início da década de 80 ficou marcado pelo aparecimento de diversas bandas rock no panorama nacional. A causa foi o estrondoso sucesso do álbum de estreia de Rui Veloso “Ar de Rock” que abriu caminho para novas bandas emergirem. Umas singraram na cena musical, até aos dias de hoje, caso é dos Xutos & Pontapés, UHF ou GNR, enquanto outras ficaram pelo caminho, após algum sucesso inicial. Destas destacam-se os Roquivários que encontraram no tema “Cristina” o seu maior êxito junto do público.    Por Carmen Gonçalves A banda formou-se em 1981 no seguimento do “boom” da cena rock, sob o nome original de “Rock e Varius”. Esta designação pretendia reflectir as influências musicais que passavam por vários estilos, não se cingindo apenas ao rock puro e duro. A música pop, o reggae e o ska eram variantes fáceis de detectar no seu som, e que marcaram o disco de estreia , “Pronto a Curtir”, editado em 1981.   Apesar de a crítica ter sido dura com o trabalho

Espaço "Rock em Portugal"

Carlos Barata é membro da Ronda dos Quatro Caminhos, uma banda de recriação da música tradicional portuguesa, que dispensa apresentações. Nos anos 70 do século XX foi vocalista dos KAMA- SUTRA, uma banda importantíssima, que, infelizmente, não deixou nada gravado. Concedeu-nos esta entrevista. Por Aristides Duarte  P: Como era a cena Rock portuguesa, nos anos 70, quando era vocalista dos Kama - Sutra e quais as bandas de Rock por onde passou?   R: Eu nasci em Tomar, terra que, por razões várias, sempre teve alguma vitalidade musical. Aí comecei com um grupo chamado “Os Inkas” que depois se transformou na “Filarmónica Fraude” com quem eu gravei a “Epopeia”, seu único LP. Quando posteriormente fui morar para Almada fui para um grupo chamado Ogiva, já com o Gino Guerreiro que foi depois meu companheiro nas três formações do Kama -Sutra. São estas as formações mais salientes a que pertenci embora pudesse acrescentar, para um retrato completo, outras formações de mais curt

Pedro e os Apóstolos no Luso Vintage

Link da imagem O gosto pela música é universal, “Mesmo para quem não é Crente”, como diria Pedro e os Apóstolos, uma banda nascida em 1992 e que hoje tem o seu momento na rubrica Luso vintage do Som à Letra. Por Gabriela Chagas Pedro de Freitas Branco, um cantor, compositor e escritor português , que a par deste projecto ficou também conhecido por ter sido co-autor de uma colecção de aventuras juvenis, "Os Super 4", é o Pedro da história.   Reza a história que tudo começou numa tarde de Fevereiro de 1992, numas águas furtadas de Lisboa. O apóstolo Gustavo pegou nas congas, o apóstolo Soares ligou o baixo a um pequeno amplificador de guitarra, e o apóstolo Pedro agarrou na guitarra acústica. Não pararam mais nos quatro anos seguintes. Em 92 produziram eles próprios um concerto de apresentação aos jornalistas e editoras discográficas em Lisboa que despertou o interesse das rádios , que acreditaram no grupo. Em Julho de 1996 gravaram o seu primeiro disco, “Mesmo para