Avançar para o conteúdo principal

Crítica Musical

Noiserv – «A Day in the Day of the Days»

Link da imagem


David  Santos é no meio artistico conhecido, e cada vez mais reconhecido, como Noiserv. Mas quem é ele afinal? Resumidamente, é um “one man band” que delícia o ouvinte através das suas melodias e que transmite de forma clara a sua paixão pela música. Pôs em causa a estrutura habitual de uma banda e demonstrou-se a altura do projecto, que de forma ambiciosa conseguiu atingir o coração dos portugueses.

Por Tiago Queirós

O meu primeiro contacto com este tipo de formato começou com o australiano Xavier Rudd, que sozinho conseguia captar a atenção do público, transpirando musicalidade pelo seu corpo através do seu multi-instrumentalisto, muito raro em palco. Hoje em dia, graças ao crescimento de outros géneros distintos como o Drum'n'Bass e o Dubstep, assim como um novo estatuto micénico de autênticos talentos naturais do Beatbox ajudaram ao desenvolvimento de performances ao vivo que apoiassem e desenvolvessem a sua arte. Exemplos como Dub FX e Beardyman representam todo um crescimento assinalável na procura deste tipo de artistas/ performers, cada vez mais visitados através da plataforma Youtube. A base poderá ser apontada ao estilo de composição da própria música electrónica que também ela cria bases e acrescenta os pormenores ao longo da sua composição.


O segredo passa pelo uso de tecnologias de loop , que em tempo real permitem a criação do tema que vai crescendo e adensando-se cada vez mais, tornando-o completo e por vezes surpreendente.

A música mais uma vez quebra dogmas, e o instrumento em si deixa de ter a importância que tinha, voltando à origem que o criou – o som.


Mais uma vez a Optimus Discos distingue-se no apoio a este projecto, lançando de forma gratuita o download do  EP «A Day in the Day of the Days» que se segue ao primeiro álbum « One Hundred Miles of Thoughtlessness», que merecia uma maior visibilidade, mas, o futuro é o destino, e do passado ficam as memórias. E o futuro aparenta sorrir ao David.


O dia é a base deste EP. Nele inserimos o presente, o nosso quotidiano e a nossa vivência.
«Mr. Carrousel» é o início da jornada diária. Cheia de altos e baixos. 6 : 00 am temos o dia pela frente, como se de uma tela em branco se tratasse. O tema single é espelho de todo o álbum. Poético na harmonia, demasiado belo no intimismo que levanta. Sentido nas teclas do orgão e carregado na voz.




A simplicidade no multi-instrumentalismo e a envolvência que o low-tempo cria, afasta qualquer tipo de comparação com os exemplos show-off que apresentei anteriormente. Noiserv acima de tudo é original na sua humildade, na sua aparente solidão.

Diana Mascaranhas dá cor e imagem à ideia, no vídeo que o apresenta ao mundo. Mundo esse que infelizmente parece só ter aberto os olhos com a cover vitoriosa de «Where is My Mind?» original dos Pixies.


A meio da manhã , 11: 15am para ser mais preciso, o ritmo aumenta ao som de «The Sad Story of a Little Town»  que demonstra um certo progressismo na ideia base de cantar o Dia. Um grande tema que das cordas da guitarra parece criar fios de marionete que se prendem aos nossos pés, aos nossos braços... Envolve, prende, perfura, a música de Noiserv não é estática como parece, é bem pelo contrário, uma fonte metamorfósica de sentimentos e emoções que mudam e evoluem  ao suceder de audições.


«B.I.F.O.» é um dos temas que considero chave, não só neste EP, mas no historial do seu ainda recente projecto ( algures em 2005 como o próprio aponta). 1: 58pm.,  o tema diz que nasceu num orgão proíbido ( Born In a Forbidden Organ), possivelmente não o será, mas se assim foi , fez-se magia. O momento em que o homem que dá a cara, dá mais do que o talento como músico e demonstra o cantor que há em si.


Ao final do dia repensamos o que se fez e o que ficou por fazer. «Time 2» é possivelmente o tema menos monocromático de todo o EP.  É um tema de reflexão, apontado para repensar aquilo que fazemos, que somos e que queremos ser. Mais do que a letra, o sentimento. Picos de confusão, e não me refiro á música em si, mas à consciencialização que a música aparenta criar. São 7:10pm e parece que não podemos voltar atrás no dia.

«Attenagro» é o momento mais “fechado”. Reservado, acusa o cansaço de dias que podem ser ingratos, mas que no entanto não são, nem podem ser, considerados o fim. O amanhã pode não ser garantido, mas devemos sempre lutar por ele.

«A Day in a Days of the Day» é sentido demais para não ser levado a sério. É a entrega do artista. Mais do que isso, é a entrega de um homem, que apesar de sozinho, não está só.
Noiserv é tudo menos convencional. Dos instrumentos ao intimismo necessário para conseguir captar a virtude da sua música. De longe, um dos projectos mais interessantes a nível nacional.

Estão à espera de quê para o adquirir?

 

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Roquivários no Luso Vintage

Link da imagem O início da década de 80 ficou marcado pelo aparecimento de diversas bandas rock no panorama nacional. A causa foi o estrondoso sucesso do álbum de estreia de Rui Veloso “Ar de Rock” que abriu caminho para novas bandas emergirem. Umas singraram na cena musical, até aos dias de hoje, caso é dos Xutos & Pontapés, UHF ou GNR, enquanto outras ficaram pelo caminho, após algum sucesso inicial. Destas destacam-se os Roquivários que encontraram no tema “Cristina” o seu maior êxito junto do público.    Por Carmen Gonçalves A banda formou-se em 1981 no seguimento do “boom” da cena rock, sob o nome original de “Rock e Varius”. Esta designação pretendia reflectir as influências musicais que passavam por vários estilos, não se cingindo apenas ao rock puro e duro. A música pop, o reggae e o ska eram variantes fáceis de detectar no seu som, e que marcaram o disco de estreia , “Pronto a Curtir”, editado em 1981.   Apesar de a crítica ter sido dura com o trabalho

Espaço "Rock em Portugal"

Carlos Barata é membro da Ronda dos Quatro Caminhos, uma banda de recriação da música tradicional portuguesa, que dispensa apresentações. Nos anos 70 do século XX foi vocalista dos KAMA- SUTRA, uma banda importantíssima, que, infelizmente, não deixou nada gravado. Concedeu-nos esta entrevista. Por Aristides Duarte  P: Como era a cena Rock portuguesa, nos anos 70, quando era vocalista dos Kama - Sutra e quais as bandas de Rock por onde passou?   R: Eu nasci em Tomar, terra que, por razões várias, sempre teve alguma vitalidade musical. Aí comecei com um grupo chamado “Os Inkas” que depois se transformou na “Filarmónica Fraude” com quem eu gravei a “Epopeia”, seu único LP. Quando posteriormente fui morar para Almada fui para um grupo chamado Ogiva, já com o Gino Guerreiro que foi depois meu companheiro nas três formações do Kama -Sutra. São estas as formações mais salientes a que pertenci embora pudesse acrescentar, para um retrato completo, outras formações de mais curt

Pedro e os Apóstolos no Luso Vintage

Link da imagem O gosto pela música é universal, “Mesmo para quem não é Crente”, como diria Pedro e os Apóstolos, uma banda nascida em 1992 e que hoje tem o seu momento na rubrica Luso vintage do Som à Letra. Por Gabriela Chagas Pedro de Freitas Branco, um cantor, compositor e escritor português , que a par deste projecto ficou também conhecido por ter sido co-autor de uma colecção de aventuras juvenis, "Os Super 4", é o Pedro da história.   Reza a história que tudo começou numa tarde de Fevereiro de 1992, numas águas furtadas de Lisboa. O apóstolo Gustavo pegou nas congas, o apóstolo Soares ligou o baixo a um pequeno amplificador de guitarra, e o apóstolo Pedro agarrou na guitarra acústica. Não pararam mais nos quatro anos seguintes. Em 92 produziram eles próprios um concerto de apresentação aos jornalistas e editoras discográficas em Lisboa que despertou o interesse das rádios , que acreditaram no grupo. Em Julho de 1996 gravaram o seu primeiro disco, “Mesmo para