Avançar para o conteúdo principal

Som ao Vivo

Noidz – Trancemetal Tour 2011 @ Aula Magna, 25 de Fevereiro de 2011

De um planeta a 20.000 anos-luz, os Noidz aterraram na Aula Magna de forma explosiva e arrancaram assim a sua Trancemetal Age Tour. A sua música mistura o peso de um rock mais industrial com o futurismo do Trance. Sem querer tender para nenhum dos lados em concreto, os Noidz não aprofundam nenhum dos géneros mantendo a magia no complemento das duas. Resultado? Música do outro mundo.

Por Tiago Queirós 

Em Palco encontramos um conjunto de personagens retirados possivelmente dos Sketchs do clássico do cinema de acção «Predator». Zdion, Lunatikka, Zork, Dr. Zee e Monka são os cinco seres que se intitulam de Noidz e que relembram os tempos em que Blasted Mechanism apareciam e faziam furor. Nada de novo hoje em dia, mas que ao juntar com a distribuição do espaço em palco consegue captar um bom espectáculo visual.

A jaula em volta da bateria anunciava e denunciava um espectáculo trabalhado a rigor. A sala não estava repleta, como num futuro estará com PJ Harvey, mas composta por um numero significativo de jovens que possivelmente tiveram um primeiro contacto graças às suas passagens por inúmeras Semanas e Festas Académicas.

O crescimento da banda é visível, e verificar através das redes sociais um acréscimo de apoios, patrocinadores e até mesmo ao nível de passatempos é fazer leitura de resultados bastante positivos e de um certo investimento no lançamento do seu futuro trabalho pós- The Great Escape.

Sem fugir aos instrumentais que os caracterizam, relembrou-se o industrialismo de bandas como Rammstein e Nine Inch Nails mergulhados em Beats acelerados nas suas BPM's convidando o público para um pezinho de dança, atrevendo-se mesmo a retirar do baú temas bastante familiares do público como «The Beautiful People» de Marilyn Manson assim como «Breath» dos Prodigy. As linhas vocais destes funcionam como catalisador e é notável a mudança de atitude na plateia. Este será possivelmente um caminho a percorrer pela banda que parece ainda estar a «apalpar terreno».

O seu trance soa a D_Maniac, reconhecido no meio e integrante do projecto Sick Addiction que faz as delícias da comunidade psy-trance portuguesa. Muitos apontam para Dr. Zee (Dj e sampler) como sendo ele mesmo o homem por detrás da máscara. Algo a confirmar...

Os solos de guitarra soam progressivos, e atmosfera envolvente parece um ponto de encontro entre Tool e Skazi, numa tentativa por vezes forçada de misturar géneros, perdendo em certos temas o poder que o termo trance-metal poderá anunciar. O seu trance está longe do que se cria mesmo aqui no nosso país, mas o seu rock industrial cheio de riffs poderosos eleva o estatuto de temas que, a meu ver, poderiam ser ainda mais trabalhados.

O espaço foi ingrato pois nele  cria-se  um certo conservadorismo na plateia, algo que choca com o estilo musical da banda que apela ao movimento.

Introduzindo a banda lia-se nos televisores um breve resumo da sua jornada como indivíduos de outro planeta e como vieram parar ao nosso. «Close Encounter» abre de forma arrebatadora um espectáculo de luzes e multimédia bastante interessantes e que funcionará muito bem nos festivais nacionais.

A já reconhecida «Alien Noidz Theme» transportou-nos para um dancefloor bem ao estilo das famosas festinhas de Almeirim, mas não faltaram temas que, outro fosse o espaço, e estaria o caldo entornado para os amantes do mosh-pit.

Relembrou-se Madredeus no seu mais recente single «O Pastor» que fora aplaudido e cantado na plateia, não ao nível da Teresa Salgueiro, mas que certamente honraria a própria. Este tema aparenta uma nova fase na carreira da banda, que busca referências ao folk da música tradicional portuguesa, muito em voga nos dias que correm. Será este o futuro dos avant-guard Noidz? A busca de elementos do passado é pelo menos por enquanto uma resposta ao nível do que se espera deles.

O momento alto foi sem dúvida o single de maior sucesso « Root Sound of Earth» que finalmente conseguiu meter o público de pé e perder a vergonha durante breves minutos e entrar noutra galáxia. A gaita de foles é viciante demais. Pode ser básico, «chalálá» como muitos dizem dentro da electrónica, mas a fórmula é de festa – descomprometida e sem grandes objectivos para além de criar bons momentos de descontracção. Um espectáculo a ter em conta em 2011. 

 Abrindo apetites:


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Roquivários no Luso Vintage

Link da imagem O início da década de 80 ficou marcado pelo aparecimento de diversas bandas rock no panorama nacional. A causa foi o estrondoso sucesso do álbum de estreia de Rui Veloso “Ar de Rock” que abriu caminho para novas bandas emergirem. Umas singraram na cena musical, até aos dias de hoje, caso é dos Xutos & Pontapés, UHF ou GNR, enquanto outras ficaram pelo caminho, após algum sucesso inicial. Destas destacam-se os Roquivários que encontraram no tema “Cristina” o seu maior êxito junto do público.    Por Carmen Gonçalves A banda formou-se em 1981 no seguimento do “boom” da cena rock, sob o nome original de “Rock e Varius”. Esta designação pretendia reflectir as influências musicais que passavam por vários estilos, não se cingindo apenas ao rock puro e duro. A música pop, o reggae e o ska eram variantes fáceis de detectar no seu som, e que marcaram o disco de estreia , “Pronto a Curtir”, editado em 1981.   Apesar de a crítica ter sido dura com o trabalho

Espaço "Rock em Portugal"

Carlos Barata é membro da Ronda dos Quatro Caminhos, uma banda de recriação da música tradicional portuguesa, que dispensa apresentações. Nos anos 70 do século XX foi vocalista dos KAMA- SUTRA, uma banda importantíssima, que, infelizmente, não deixou nada gravado. Concedeu-nos esta entrevista. Por Aristides Duarte  P: Como era a cena Rock portuguesa, nos anos 70, quando era vocalista dos Kama - Sutra e quais as bandas de Rock por onde passou?   R: Eu nasci em Tomar, terra que, por razões várias, sempre teve alguma vitalidade musical. Aí comecei com um grupo chamado “Os Inkas” que depois se transformou na “Filarmónica Fraude” com quem eu gravei a “Epopeia”, seu único LP. Quando posteriormente fui morar para Almada fui para um grupo chamado Ogiva, já com o Gino Guerreiro que foi depois meu companheiro nas três formações do Kama -Sutra. São estas as formações mais salientes a que pertenci embora pudesse acrescentar, para um retrato completo, outras formações de mais curt

Pedro e os Apóstolos no Luso Vintage

Link da imagem O gosto pela música é universal, “Mesmo para quem não é Crente”, como diria Pedro e os Apóstolos, uma banda nascida em 1992 e que hoje tem o seu momento na rubrica Luso vintage do Som à Letra. Por Gabriela Chagas Pedro de Freitas Branco, um cantor, compositor e escritor português , que a par deste projecto ficou também conhecido por ter sido co-autor de uma colecção de aventuras juvenis, "Os Super 4", é o Pedro da história.   Reza a história que tudo começou numa tarde de Fevereiro de 1992, numas águas furtadas de Lisboa. O apóstolo Gustavo pegou nas congas, o apóstolo Soares ligou o baixo a um pequeno amplificador de guitarra, e o apóstolo Pedro agarrou na guitarra acústica. Não pararam mais nos quatro anos seguintes. Em 92 produziram eles próprios um concerto de apresentação aos jornalistas e editoras discográficas em Lisboa que despertou o interesse das rádios , que acreditaram no grupo. Em Julho de 1996 gravaram o seu primeiro disco, “Mesmo para