Avançar para o conteúdo principal

Vídeo do Mês





“Sledgehammer” de Peter Gabriel

Corria o ano de 1986, quando o vídeo de “Sledgehammer” começou a rodar incessantemente na MTV. A causa prendia-se com o facto de ser um dos mais criativos à época, estabelecendo um novo padrão para a indústria de videoclipes, assente em animação e diversos efeitos especiais.

Por Carmen Gonçalves
 Originalmente publicado a 4 de Dezembro de 2010

A realização ficou a cargo de Steve Jordan, recorrendo à técnica de animação stop-motion, ou seja, numa combinação de sequências de vários takes estáticos, com menos de um segundo de duração cada. O resultado traduziu-se num dos melhores vídeos de sempre, em que o cariz sexual da letra sobressai ao olharmos para as imagens fálicas que a acompanham: o comboio a vapor, o avião de papel, a montanha russa (Big Dipper).

Se dúvidas existissem quanto à temática da música, os momentos iniciais do vídeo dissipam-nas, com imagens de espermatozóides ampliados. É sobre sexo. Sobre o acto sexual, metaforicamente retratado desta forma: “Show me round your fruitcage / ‘Cos I Will be your honey bee / Open up your fruitcage / Where the fruit is as sweet as can be”.

1986 ficou marcado como o ano em que Peter Gabriel reinventou o sexo, a forma como é abordado, pensado e musicalizado em formato de animação.

E o sucesso foi tão grande que “Sledgehammer”, em 1987, viria a ser nomeado em dez categorias diferentes para os MTV Music Awards, tendo arrecadado nove prémios. E ainda hoje é considerado um dos melhores vídeos de sempre, tendo a mesma estação televisiva o colocado em terceiro lugar no ranking dos cem melhores videoclipes.


Confira o vídeo: 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Citizen Kane na Máquina do Tempo

Link da imagem Texto original: Miguel Ribeiro Locução: Irene Leite Adaptação e Edição: Irene Leite

Aqui D´el Rock no Luso Vintage

Play Hard, die young   Link da imagem  Chegaram. Reinvidicaram.Terminaram. Foi assim o percurso dos Aqui D`el Rock, curto mas intenso. O grupo , formado há 34 anos,  fez escola no punk e acabou a fazer história no Boom do rock português nos anos 80. Para recordar no Luso Vintage desta semana.  Por Gabriela Chagas              Aqui d´el Rock viveu rápido e bem. Assim o descreve um dos seus membros, Óscar, a voz. “Nunca houve a questão de fazer uma carreira, uma repetição, um enjoo”, reforça.             Em conversa com o Som à Letra, Óscar explica que este grupo, que nasceu em 1977, acabou por ser reclamado pelo Punk, ficando mais próximo do punk de raiz americana do que do punk arty de raíz inglesa.  Uma caracterização que afirma ter sido reforçada recentemente com um comentário que leu numa publicação inglesa.      O...