Avançar para o conteúdo principal

Deep Purple em Modo Classic Rock



Link da imagem

Em 1972 , os Deep Purple entravam para a história do rock com o tema "Smoke on the Water”. Gravado em 1972 e com o melhor Riff de todos os tempos , ultrapassou "Smells Like Teen Spirit" de Nirvana, Sweet Childo' Mine” dos Guns N' Roses, "My Generation" dos The Who, "Born To be Wild" dos Steppenwolf e “Iron Man” dos Black Sabbath. A revisitar...

Por Adriano Marques

Apesar dos grandes problemas no que diz respeito à formação do grupo durante oito anos (1968-74), a verdade é que  os Deep Purple já venderam mais de 100 milhões de álbuns em todo o mundo , incluindo platina e inúmeros discos de ouro. Unidos “tecnicamente” há 35 anos, o grupo britânico já apresentou como vocalistas, Rod Evans, David Coverdale, e Ian Gillan.  Na guitarra já apresentou Joe Satriani, Tommy Bolin, e Ritchie Blackmoreno , no baixo,   Glenn Hughes (que também sabia cantar) e Roger Glover.
 A banda (que consiste em Gillan, Morse, Airey, Glover e PaIce) tem permanecido constante desde 2002. Paice está desde o início. Gillan e Glover têm saltitado dentro e fora do grupo desde 1969. Morse  juntou-se em 1994 e Airey, em 2002.

No que toca ao estilo, provavelmente dos três supostos "pais do heavy metal" (Led Zeppelin, Black Sabbath, Deep Purple), Deep Purple é talvez o menos conhecido. E são vistos desta forma, e nesta ordem, por razões óbvias. Por um lado, o grupo surgiu mais tarde que Led Zeppelin e não foi anunciado como “heavy”, ou melhor, não mostravam uma imagem clara como deuses do metal. Por outro lado, a banda sempre fugiu de certa forma ao padrão, quando quis experimentar ao longo do tempo um novo estilo .

Dos 36 albúns produzidos (sem contar com as compilações ou melhores êxitos) por Deep Purple existem altos e baixos como seria de esperar.E a meu ver acho que estes são os albuns que merecem ser atentamente apreciados:

Machine Head (1972), por temas como “Highway Star”, “Pictures Of Home”, “Smoke On The Water”, e “SpaceTruckin'”.
Deep Purple In Rock (1970) com “Child In Time”, “SpeedKing” e “Flight Of The Rat”.
Deep Purple (1969) com “WhyDidn't Rosemary?”,“Bird Has Flown” e “April”.

E já agora, o grande clássico "Smoke on the water":

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Foto da Semana

Iggy Pop Foto:Annie Leibovitz

Sitiados no Luso Vintage

Link da imagem


Sob a égide de João Aguardela, um talento musical falecido em 2009, nasceu nos finais dos anos 80 uma banda que trouxe para o panorama do rock português a música tradicional. Os Sitiados marcaram (e ainda conquistam) gerações, com novos sons e sobretudo, muito talento e atitude.



Por Gabriela Chagas


O tema “Esta vida de marinheiro” (vendeu mais de 40 mil cópias) é um dos exemplos desse novo som da década. Desapareceram em 2000 , mas deixaram-nos a sua herança. Sitiados, a banda hoje em destaque no Lusovintage do Som à Letra foi beber à tendência sonora dos irlandeses The Pogues.


José Resende (Guitarra), João Aguardela (Voz) e Mário Miranda (Baixo), todos eles ex-Meteoros, juntaram-se assim ao baterista Fernando Fonseca.

À semelhança de outras bandas emblemáticas dos anos 80, os Sitiados também marcaram presença no Rock Rendez Vous. Dinamizados por João Aguardela, concorrem ao 5º Concurso de Música Moderna do Rock Rendez-Vouz e ficam em 2º lugar, atrás da banda do seu primo Ar…

Cesário Verde

 Link da imagem
Poeta pintor, poeta repórter

Cesário Verde é um poeta do século XIX que se enquadra na estética realista, ainda que nas suas produções poéticas esteja presente a influência de outras correntes como o Parnasianismo, o Impressionismo e o Surrealismo. Para o autor, o mundo externo conta de modo pimacial , e é através da "descrição" deste mundo (mutável e miscelâneo) que lhe podemos conferir a designação do poeta repórter e poeta pintor.

Por Irene Leite 


Recorrendo ao poema ,  "Num Bairro Moderno" , podemos confirmar esse gosto pela descrição: "Dez horas da manhã; uma casa apalaçada ; pelos jardins estancam-se as nascentes". Ao descrever e relatar esta paisagem , o autor recorre à técnica cinematográfica do corte e da montagem de acontecimentos justapostos, ressaltando-se o seu carácter deambulatório , o que nos leva à conclusão de que Cesário Verde é um poeta repórter. 


No entanto, a sua poesia caracteriza-se também pela existência de uma …