Avançar para o conteúdo principal

Deep Purple em Modo Classic Rock



Link da imagem

Em 1972 , os Deep Purple entravam para a história do rock com o tema "Smoke on the Water”. Gravado em 1972 e com o melhor Riff de todos os tempos , ultrapassou "Smells Like Teen Spirit" de Nirvana, Sweet Childo' Mine” dos Guns N' Roses, "My Generation" dos The Who, "Born To be Wild" dos Steppenwolf e “Iron Man” dos Black Sabbath. A revisitar...

Por Adriano Marques

Apesar dos grandes problemas no que diz respeito à formação do grupo durante oito anos (1968-74), a verdade é que  os Deep Purple já venderam mais de 100 milhões de álbuns em todo o mundo , incluindo platina e inúmeros discos de ouro. Unidos “tecnicamente” há 35 anos, o grupo britânico já apresentou como vocalistas, Rod Evans, David Coverdale, e Ian Gillan.  Na guitarra já apresentou Joe Satriani, Tommy Bolin, e Ritchie Blackmoreno , no baixo,   Glenn Hughes (que também sabia cantar) e Roger Glover.
 A banda (que consiste em Gillan, Morse, Airey, Glover e PaIce) tem permanecido constante desde 2002. Paice está desde o início. Gillan e Glover têm saltitado dentro e fora do grupo desde 1969. Morse  juntou-se em 1994 e Airey, em 2002.

No que toca ao estilo, provavelmente dos três supostos "pais do heavy metal" (Led Zeppelin, Black Sabbath, Deep Purple), Deep Purple é talvez o menos conhecido. E são vistos desta forma, e nesta ordem, por razões óbvias. Por um lado, o grupo surgiu mais tarde que Led Zeppelin e não foi anunciado como “heavy”, ou melhor, não mostravam uma imagem clara como deuses do metal. Por outro lado, a banda sempre fugiu de certa forma ao padrão, quando quis experimentar ao longo do tempo um novo estilo .

Dos 36 albúns produzidos (sem contar com as compilações ou melhores êxitos) por Deep Purple existem altos e baixos como seria de esperar.E a meu ver acho que estes são os albuns que merecem ser atentamente apreciados:

Machine Head (1972), por temas como “Highway Star”, “Pictures Of Home”, “Smoke On The Water”, e “SpaceTruckin'”.
Deep Purple In Rock (1970) com “Child In Time”, “SpeedKing” e “Flight Of The Rat”.
Deep Purple (1969) com “WhyDidn't Rosemary?”,“Bird Has Flown” e “April”.

E já agora, o grande clássico "Smoke on the water":

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Citizen Kane na Máquina do Tempo

Link da imagem Texto original: Miguel Ribeiro Locução: Irene Leite Adaptação e Edição: Irene Leite

Pedro e os Apóstolos no Luso Vintage

Link da imagem O gosto pela música é universal, “Mesmo para quem não é Crente”, como diria Pedro e os Apóstolos, uma banda nascida em 1992 e que hoje tem o seu momento na rubrica Luso vintage do Som à Letra. Por Gabriela Chagas Pedro de Freitas Branco, um cantor, compositor e escritor português , que a par deste projecto ficou também conhecido por ter sido co-autor de uma colecção de aventuras juvenis, "Os Super 4", é o Pedro da história.   Reza a história que tudo começou numa tarde de Fevereiro de 1992, numas águas furtadas de Lisboa. O apóstolo Gustavo pegou nas congas, o apóstolo Soares ligou o baixo a um pequeno amplificador de guitarra, e o apóstolo Pedro agarrou na guitarra acústica. Não pararam mais nos quatro anos seguintes. Em 92 produziram eles próprios um concerto de apresentação aos jornalistas e editoras discográficas em Lisboa que despertou o interesse das rádios , que acreditaram no grupo. Em Julho de 1996 gravaram o seu primeiro disco, “Mesmo para ...