Avançar para o conteúdo principal

Jorge Palma no Luso Vintage

 

Link da imagem

Autor, compositor, cantor, letrista. Os predicados são muitos e assentam na perfeição quando se fala de Jorge Palma. Com uma carreira imensa de sucessos, é um dos mais conhecidos músicos a nível nacional. As letras das suas músicas são verdadeiros poemas, e a composição musical é puro encantamento. Hoje no Luso Vintage.  

Por Carmen Gonçalves

Originalmente publicado a 27 /12/10 

Desde pequeno que a música está presente na sua vida, tendo aprendido piano e guitarra ainda em criança, e por conseguinte, pertenceu a bandas rock nos seus tempos de juventude.

Em 1969 integrou os Sindikato, uma banda rock que viria a participar na primeira edição do mítico Festival de Vilar de Mouros, em 1971. Influenciado pelos outros membros desta banda, iniciou-se ao nível da composição e escrita musical, surgindo assim as suas primeiras canções. Gravou ainda um álbum de versões com a banda, mas o trabalho criativo musical, fê-lo lançar um single a solo “The Nine Billion Names Of God”, em 1972, o único registo musical editado em Inglês.

Um ano mais tarde editou o seu primeiro single em português, fruto de uma aprendizagem da escrita na língua de Camões com José Ary dos Santos, e em 1975 lançou o seu primeiro Longa Duração, “Com Uma Viagem na Palma da Mão”, dando assim, o início a uma carreira promissora.



Em 1977 surgiu o seu segundo álbum, “Té Já”, resultante de um período de intenso trabalho, e viajou além-mar para mostrar a sua música, tocando por ruas de diversas cidades no Brasil, Espanha e França. Os seus palcos eram esplanadas e estações de metro, e animava quem passava, não só com os seus temas originais, mas também com versões de músicos, como Bob Dylan ou Paul Simon.

Com o regresso a Portugal em 1979, edita o seu terceiro registo de originais “Qualquer Coisa Pá Música”, seguindo-se inúmeras actuações a vivo.


A década de 80 viria a ficar marcada pelo génio criativo de Jorge Palma, tendo editado cinco álbuns, cujos temas marcaram a música nacional desta década, tendo, alguns deles, tornado-se ícones intemporais do panorama musical.

Acto Contínuo” foi lançado em 1982 e dois anos mais tarde surgiu nas lojas da especialidade o quinto registo de originais, “Asas e Penas”, que contém o tema “Estrela do Mar”. Em 1985, editou “O Lado Errado da Noite”, do qual foi extraído o hit-single “Deixa-me Rir”.


“Acto Contínuo” foi lançado em 1982 e dois anos mais tarde surgiu nas lojas da especialidade o quinto registo de originais, “Asas e Penas”, que contém o tema “Estrela do Mar”. Em 1985, editou “O Lado Errado da Noite”, do qual foi extraído o hit-single “Deixa-me Rir”.


Com a edição do álbum, Jorge Palma iniciou uma digressão nacional, tendo pelo meio gravado mais um disco, um ano mais tarde, “Quarto Minguante”. Entre estudos de piano, conflitos com a sua editora e a consagração entre o público, Jorge Palma grava em 1989 o seu oitavo registo de originais, “Bairro do Amor”.

Com a consolidação da sua carreira, a década seguinte seria para dar azo a novos projectos musicais, não sem antes ter sido editado “Só”, um registo intimista, onde revisita ao piano os seus temas de maior sucesso.
Em 1993 surge o projecto musical “Palma’s Gang”, em que juntamente com Zé Pedro e Kalú dos Xutos e Pontapés, e Flak e Alex dos Rádio Macau, revisita pela segunda vez os temas da sua carreira, desta feita com uma roupagem mais rock.

Em 1996 Jorge Palma integrou os “Rio Grande”, que resultou num grande sucesso musical, tanto na edição do álbum, como nos inúmeros concertos a nível nacional. Nesse mesmo ano, editou um álbum em jeito de best-of, a compilação “Deixa-me Rir”.

Os próximos anos ficariam marcados por concertos de norte a sul, bem como a contribuição em alguns projectos, como o caso do álbum tributo aos 20 anos de carreira dos Xutos e Pontapés, “XX Anos XX Bandas”, tendo re-interpretado o tema “Nesta Cidade”.

Em 2000, foi editada mais uma colectânea de visita à carreira de Jorge Palma, “Dá-me Lume”, que teve um êxito comercial estrondoso, e no ano seguinte, surgiu o álbum “Norte”, com um espaço de mais de dez anos entre o anterior. A aceitação pelo público foi enorme, tendo sido nomeado para alguns prémios nacionais.

Esta década continuou a ser marcada por participações em diversos projectos musicais e colaborações com vários músicos e artistas, e só em 2007 surgiu um novo registo de originais “Voo Nocturno”, o décimo álbum da sua carreira, que teve um enorme sucesso, em muito devido ao tema “Encosta-te a Mim”. 

Sem dúvida é um dos artistas nacionais que marcam a actualidade. Mais do que músico, é um poeta, que inventa e reinventa novas formas de contar histórias envoltas em melodias admiráveis, ao longo de mais de trinta anos e “enquanto houver estrada para andar”.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Roquivários no Luso Vintage

Link da imagem O início da década de 80 ficou marcado pelo aparecimento de diversas bandas rock no panorama nacional. A causa foi o estrondoso sucesso do álbum de estreia de Rui Veloso “Ar de Rock” que abriu caminho para novas bandas emergirem. Umas singraram na cena musical, até aos dias de hoje, caso é dos Xutos & Pontapés, UHF ou GNR, enquanto outras ficaram pelo caminho, após algum sucesso inicial. Destas destacam-se os Roquivários que encontraram no tema “Cristina” o seu maior êxito junto do público.    Por Carmen Gonçalves A banda formou-se em 1981 no seguimento do “boom” da cena rock, sob o nome original de “Rock e Varius”. Esta designação pretendia reflectir as influências musicais que passavam por vários estilos, não se cingindo apenas ao rock puro e duro. A música pop, o reggae e o ska eram variantes fáceis de detectar no seu som, e que marcaram o disco de estreia , “Pronto a Curtir”, editado em 1981.   Apesar de a crítica ter sido dura com o trabalho

Pedro e os Apóstolos no Luso Vintage

Link da imagem O gosto pela música é universal, “Mesmo para quem não é Crente”, como diria Pedro e os Apóstolos, uma banda nascida em 1992 e que hoje tem o seu momento na rubrica Luso vintage do Som à Letra. Por Gabriela Chagas Pedro de Freitas Branco, um cantor, compositor e escritor português , que a par deste projecto ficou também conhecido por ter sido co-autor de uma colecção de aventuras juvenis, "Os Super 4", é o Pedro da história.   Reza a história que tudo começou numa tarde de Fevereiro de 1992, numas águas furtadas de Lisboa. O apóstolo Gustavo pegou nas congas, o apóstolo Soares ligou o baixo a um pequeno amplificador de guitarra, e o apóstolo Pedro agarrou na guitarra acústica. Não pararam mais nos quatro anos seguintes. Em 92 produziram eles próprios um concerto de apresentação aos jornalistas e editoras discográficas em Lisboa que despertou o interesse das rádios , que acreditaram no grupo. Em Julho de 1996 gravaram o seu primeiro disco, “Mesmo para

Espaço "Rock em Portugal"

Carlos Barata é membro da Ronda dos Quatro Caminhos, uma banda de recriação da música tradicional portuguesa, que dispensa apresentações. Nos anos 70 do século XX foi vocalista dos KAMA- SUTRA, uma banda importantíssima, que, infelizmente, não deixou nada gravado. Concedeu-nos esta entrevista. Por Aristides Duarte  P: Como era a cena Rock portuguesa, nos anos 70, quando era vocalista dos Kama - Sutra e quais as bandas de Rock por onde passou?   R: Eu nasci em Tomar, terra que, por razões várias, sempre teve alguma vitalidade musical. Aí comecei com um grupo chamado “Os Inkas” que depois se transformou na “Filarmónica Fraude” com quem eu gravei a “Epopeia”, seu único LP. Quando posteriormente fui morar para Almada fui para um grupo chamado Ogiva, já com o Gino Guerreiro que foi depois meu companheiro nas três formações do Kama -Sutra. São estas as formações mais salientes a que pertenci embora pudesse acrescentar, para um retrato completo, outras formações de mais curt