Avançar para o conteúdo principal

Sin city na Máquina do Tempo





Baseado na novela gráfica homónima de Frank Miller, Sin City é um filme perfeito no que à sua génese é importante: ser uma completa transladação dos contos presentes na fonte. Mas será que este pressuposto significa que estamos perante uma grande obra?

Por  Miguel Ribeiro
Originalmente publicado a 2 de Dezembro de 2010  

Realizado por Robert Rodriguez e Frank Miller, Sin City contou também com a participação especial de Quentin Tarantino,  assim como uma lista estelar de actores como Bruce Willis, Mickey Rourke, Clive Owen, Benicío Del Toro, Jessica Alba, Rosario Dawson, entre outros.

Baseado em três contos presentes na novela gráfica, “The Hard Good-Bye” , “The Big Fat Kill” e “That Yellow Bastard” a película contou ainda com um pequeno conto de nome “The Customer is Always Right” que serviu de prólogo e epilogo ao filme.

Claramente inspirado em filmes como Pulp Fiction no que toca à montagem, cada sequência conta com uma personagem máscula, com o objectivo de proteger ou vingar alguém, sempre seguido pela narração voz-off, personagens questionando-se sobre a sua força ou capacidade de continuar, com algumas tiradas ligadas ao humor negro, e violência extremamente estilizada, tipíco do próprio autor Frank Miller.

 A palavra cool está presente em todos os planos e pequenas nuances dadas, tanto pelos actores, através da actuação e da narração, como pela montagem do filme. Os close-ups às faces das personagens acentuando uma frase ou uma voz-off, o fumo saindo do cigarro, os olhares das personagens, a violência e as mulheres com os seus corpos perfeitos e curvilíneos ajudam a compor um cenário intenso.  A atmosfera está credível ,  a imagem e o estilo são realmente reis nesta obra literalmente trazendo à vida a novela gráfica do mesmo nome.

Robert Rodriguez quis criar uma transladação da novela gráfica e não uma adaptação. Podemos discutir se existe alguma redenção nas personagens de Hartigan (Bruce Willis) e Marv (Mickey Rourke), mas o foco principal do filme são as estórias, embrulhadas num trabalho visual de primeira categoria, com personagens cliché e cartoonescas, claramente inspiradas pelo ”film noir” e pelo mundo das novelas gráficas , em que o objectivo é o entretenimento.

Existem filmes que já tinham explorado este estilo visual , como Pleasantville ou A Lista de Schindler , mas é em Sin City que este contraste entre o preto e branco e o uso pontual de outras cores para acentuar determinadas cenas assume total foco.

Sin City foi um dos primeiros filmes (Sky-Captain and The World of Tommorrow, Immortel, Casshern) em que se filmou toda a película sobre green-screen, usando câmaras digitais de alta-definição Sony HDC-950 e com apenas três cenários construídos “à mão”.

O resultado final impressionou muitos críticos aquando a sua saída, pela veracidade da interacção entre as personagens e o ambiente que as envolvia. Impressionante reparar que algumas cenas de acção do filme foram filmadas sem que alguns actores alguma vez se tivessem encontrado no set, como as cenas envolvendo Mickey Rourke e Elijah Wood.

Antes de terminar, o porquê de Quentin Tarantino ter filmado uma das cenas do filme, nomeadamente, a sequência do carro entre Benício Del Toro e Clive Owen. Aparentemente, Robert Rodriguez fez a banda sonora de Kill Bill: Volume 2 por apenas um dólar! Como favor, Tarantino prometeu a Rodriguez que filmaria uma cena do seu próximo filme também por apenas um dólar. Tarantino ficou contente com o resultado e foi a primeira vez que filmou totalmente em digital, visto que é um acérrimo defensor do uso da película sobre o digital.

Existem imensas críticas díspares sobre esta  obra de Rodriguez. Ela reflecte, em grande parte, uma nova geração de ver cinema, em que a violência já não impressiona muito, mas em que também a própria audiência já aprendeu a não a levar muito a sério, quando esta é obviamente ficional e apresentada numa tela a duas dimensões.

Aqui temos uma grande obra é verdade, mas porque o que se decidiu fazer desde o início foi atingido em todos os níveis, alcançando as expectativas que se tinham sobre o filme. Poderemos discutir se faz parte de um post-noir ou discutir a embalagem e a integridade intelectual da escrita presente.

Mas qualquer discussão à volta dos méritos e deméritos do filme (não os encontro a não ser os habituais erros de continuidade, e outros erros pontuais, normais numa película) irá esbarrar contra a parede que é esta obra, contaminada por uma experiência visual ímpar, e uma estória que consegue entreter a todos os níveis. O que mais se pode querer de um filme de entretenimento?

Confira o trailer do filme: 

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Roquivários no Luso Vintage

Link da imagem O início da década de 80 ficou marcado pelo aparecimento de diversas bandas rock no panorama nacional. A causa foi o estrondoso sucesso do álbum de estreia de Rui Veloso “Ar de Rock” que abriu caminho para novas bandas emergirem. Umas singraram na cena musical, até aos dias de hoje, caso é dos Xutos & Pontapés, UHF ou GNR, enquanto outras ficaram pelo caminho, após algum sucesso inicial. Destas destacam-se os Roquivários que encontraram no tema “Cristina” o seu maior êxito junto do público.    Por Carmen Gonçalves A banda formou-se em 1981 no seguimento do “boom” da cena rock, sob o nome original de “Rock e Varius”. Esta designação pretendia reflectir as influências musicais que passavam por vários estilos, não se cingindo apenas ao rock puro e duro. A música pop, o reggae e o ska eram variantes fáceis de detectar no seu som, e que marcaram o disco de estreia , “Pronto a Curtir”, editado em 1981.   Apesar de a crítica ter sido dura com o trabalho

Espaço "Rock em Portugal"

Carlos Barata é membro da Ronda dos Quatro Caminhos, uma banda de recriação da música tradicional portuguesa, que dispensa apresentações. Nos anos 70 do século XX foi vocalista dos KAMA- SUTRA, uma banda importantíssima, que, infelizmente, não deixou nada gravado. Concedeu-nos esta entrevista. Por Aristides Duarte  P: Como era a cena Rock portuguesa, nos anos 70, quando era vocalista dos Kama - Sutra e quais as bandas de Rock por onde passou?   R: Eu nasci em Tomar, terra que, por razões várias, sempre teve alguma vitalidade musical. Aí comecei com um grupo chamado “Os Inkas” que depois se transformou na “Filarmónica Fraude” com quem eu gravei a “Epopeia”, seu único LP. Quando posteriormente fui morar para Almada fui para um grupo chamado Ogiva, já com o Gino Guerreiro que foi depois meu companheiro nas três formações do Kama -Sutra. São estas as formações mais salientes a que pertenci embora pudesse acrescentar, para um retrato completo, outras formações de mais curt

Pedro e os Apóstolos no Luso Vintage

Link da imagem O gosto pela música é universal, “Mesmo para quem não é Crente”, como diria Pedro e os Apóstolos, uma banda nascida em 1992 e que hoje tem o seu momento na rubrica Luso vintage do Som à Letra. Por Gabriela Chagas Pedro de Freitas Branco, um cantor, compositor e escritor português , que a par deste projecto ficou também conhecido por ter sido co-autor de uma colecção de aventuras juvenis, "Os Super 4", é o Pedro da história.   Reza a história que tudo começou numa tarde de Fevereiro de 1992, numas águas furtadas de Lisboa. O apóstolo Gustavo pegou nas congas, o apóstolo Soares ligou o baixo a um pequeno amplificador de guitarra, e o apóstolo Pedro agarrou na guitarra acústica. Não pararam mais nos quatro anos seguintes. Em 92 produziram eles próprios um concerto de apresentação aos jornalistas e editoras discográficas em Lisboa que despertou o interesse das rádios , que acreditaram no grupo. Em Julho de 1996 gravaram o seu primeiro disco, “Mesmo para