Avançar para o conteúdo principal

Altered Images em Modo Pop




No modo pop desta semana a viagem aterra novamente nos anos oitenta. O grupo? Altered Images? Argumento? "I could be happy". E nós somos "happy" ao ouvir este tema, e muitos foram certamente os felizardos a beneficiar desta new wave , hoje aqui de visita.

Por Irene Leite
Originalmente publicado a 21 de Dezembro de 2010

Falar em Altered Images envolve New Wave e Clare Grogan, a talentosa vocalista do grupo, que nos inícios dos anos oitenta também dava cartas no cinema (participou no filme "Gregory´s Girl", em 1980). O seu carisma e beleza onduziram rapidamente a jovem para o estrelato.

Tudo começou em 1979, depois de estabelecidos os primeiros contactos com Scots Michael "Tich" Anderson (bateria) , Tony McDaid (guitarra) e Johnny McElhone (baixo). Quatro amigos de escola influenciados pela cena indie na Inglaterra pós punk, dispostos a arriscar numa carreira musical.

Um aspecto muito importante na história dos Altered Images é o contacto com Siouxie and the Banshees , que lhes valeu a abertura de um concerto da banda em Glasgow. Estávamos em Junho de 1980. O grupo saiu-se bem e seguiu na estrada com a banda punk rock, à boleia da tour "kaleidoscope". A benção do icónico radialista John Peel ajudou na solidificação da credibilidade de Clare Grogan e companhia. Estavam reunidas as condições para o grupo deslocar-se para os estúdios.

Com "Happy Birthday" (1981) saíram temas como "Love and Kisses" ou "Real Toys" . Seguiu-se "Pinky Blue", com êxitos como "I Could be happy" ou "See those eyes". A carreira da banda terminava em 83 com um último álbum: "Bite", que ficou bastante aquém dos últimos dois trabalhos.

O tema que propomos ao nosso leitor situa-se na fase de ouro dos Altered Images , que em "I could be happy" conseguem encher o nosso imaginário de alegria , com direito a indumentária muito colorida. Cuidado , porque é dia de coração na boca e razão a flutuar. Sabe bem não sabe?


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Foto da Semana

Iggy Pop Foto:Annie Leibovitz

Sitiados no Luso Vintage

Link da imagem


Sob a égide de João Aguardela, um talento musical falecido em 2009, nasceu nos finais dos anos 80 uma banda que trouxe para o panorama do rock português a música tradicional. Os Sitiados marcaram (e ainda conquistam) gerações, com novos sons e sobretudo, muito talento e atitude.



Por Gabriela Chagas


O tema “Esta vida de marinheiro” (vendeu mais de 40 mil cópias) é um dos exemplos desse novo som da década. Desapareceram em 2000 , mas deixaram-nos a sua herança. Sitiados, a banda hoje em destaque no Lusovintage do Som à Letra foi beber à tendência sonora dos irlandeses The Pogues.


José Resende (Guitarra), João Aguardela (Voz) e Mário Miranda (Baixo), todos eles ex-Meteoros, juntaram-se assim ao baterista Fernando Fonseca.

À semelhança de outras bandas emblemáticas dos anos 80, os Sitiados também marcaram presença no Rock Rendez Vous. Dinamizados por João Aguardela, concorrem ao 5º Concurso de Música Moderna do Rock Rendez-Vouz e ficam em 2º lugar, atrás da banda do seu primo Ar…

Cesário Verde

 Link da imagem
Poeta pintor, poeta repórter

Cesário Verde é um poeta do século XIX que se enquadra na estética realista, ainda que nas suas produções poéticas esteja presente a influência de outras correntes como o Parnasianismo, o Impressionismo e o Surrealismo. Para o autor, o mundo externo conta de modo pimacial , e é através da "descrição" deste mundo (mutável e miscelâneo) que lhe podemos conferir a designação do poeta repórter e poeta pintor.

Por Irene Leite 


Recorrendo ao poema ,  "Num Bairro Moderno" , podemos confirmar esse gosto pela descrição: "Dez horas da manhã; uma casa apalaçada ; pelos jardins estancam-se as nascentes". Ao descrever e relatar esta paisagem , o autor recorre à técnica cinematográfica do corte e da montagem de acontecimentos justapostos, ressaltando-se o seu carácter deambulatório , o que nos leva à conclusão de que Cesário Verde é um poeta repórter. 


No entanto, a sua poesia caracteriza-se também pela existência de uma …