Avançar para o conteúdo principal

Espaço Rock em Portugal





ARTE & OFÍCIO NA GUARDA, EM 1978

 
Em Dezembro de 1976 vi um concerto dos Psico, no Liceu da Guarda, integrado num Baile de Finalistas.

 Por Aristides Duarte

Os Arte &Ofício formaram-se, no Porto, a partir de alguns membros dos Psico, em 1975.
Lembro-me de ver um cartaz que anunciava um Baile de Finalistas, em 1977 ou 1978 (julgo que na Covilhã) com os Arte & Ofício, onde estava escrito qualquer coisa como “Arte & Ofício (com ex-membros dos Psico)”.

Na época os Bailes de Finalistas eram o maior acontecimento musical da região.
Só que, para além dos Bailes de Finalistas, que, normalmente, aconteciam no primeiro período lectivo ou em Janeiro; havia ainda outros eventos, organizados pelos Pré-Finalistas, já que a sede de música era muita.

Vi o cartaz que anunciava o Baile de Pré-Finalistas do Liceu Nacional Afonso de Albuquerque, na Guarda, no dia 8 de Abril de 1978 e, como já tinha conhecimento da banda pelo que lia na revista “Rock em Portugal”, onde eram apresentados como do melhor de Portugal, e por algum tema que ia ouvindo na rádio, não podia faltar.

Na época andava a estudar no Colégio do Sabugal. À boleia, com uns amigos, lá fui ver o concerto, na Guarda.

Neste concerto participaram os Spartaks e os Arte & Ofício. Os Spartaks eram da Guarda e eram a melhor banda da época, a nível regional. Por ela passaram músicos como Márito (mais tarde membro da Go Graal Blues Band) ou o falecido Pi (que chegou a tocar com Rui Veloso). Embora fossem uma banda que só tocava “covers”, eram um verdadeiro acontecimento musical.

Na época não havia primeira parte pelo grupo local e o resto pelo grupo principal. Ambas as bandas tocavam e faziam um intervalo e voltavam a entrar em palco.

Foi o que aconteceu neste concerto: primeiro tocaram os Spartaks e depois os Arte & Ofício, a que se seguiu, novamente, a banda da Guarda, terminando a noite a banda do Porto.

Confesso que este concerto dos Arte & Ofício me deixou completamente “banzado”. Nunca me tinha passado pela cabeça que houvesse grupos portugueses com tal nível de profissionalismo.

Nesta época os Arte & Ofício já tinham lançado dois singles e estavam prestes a lançar um máxi-single (o primeiro disco deste formato, em Portugal).

Foi, este, o concerto que fez com que me tornasse um melómano.
O salão do Liceu não estava cheio (afinal não era bem um Baile de Finalistas), mas estava bem composto.

Os Arte & Ofício eram formados por António Garcez (voz), Fernando Nascimento (guitarra), Serginho (guitarra), Sérgio Castro (baixo) e Álvaro Azevedo (bateria). Todos eles eram veteranos na cena rock portuguesa. Eram mais velhos do que a maioria dos seus contemporâneos. Na época já andariam perto dos 25 /30 anos e a maioria do público seria constituída por adolescente abaixo dos 20 anos.

Lembro-me que Serginho fumava muito, enquanto tocava, e que António Garcez andava sempre com o tripé do microfone a fingir que era uma guitarra. Fernando Nascimento estava quietinho, num canto do palco a solar (e de que maneira!!).

Garcez não parava um bocadinho e ia partindo uma parte da bateria de Márito, dos Spartaks (aquela transparente com listas vermelhas), tal a forma como rodava o tripé do microfone.

Tocaram temas, num estilo bastante “hard rock”, como “Come Hear The Band”, “The Little Story Of Little Jimmy”, “Festival” ou “Marijuana”, todos originais da banda portuense. Este último tema ficou-me, para sempre na memória, devido ao refrão que rezava “ Marijuana Will Be Your Five O’Clock Tea” e que eu nunca tinha ouvido (aliás só sairia em disco em 1981). 

Eu e os meus amigos passámos a noite na Guarda e só regressámos a casa, novamente à boleia, no dia seguinte.

Foi um concerto inesquecível… 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Roquivários no Luso Vintage

Link da imagem O início da década de 80 ficou marcado pelo aparecimento de diversas bandas rock no panorama nacional. A causa foi o estrondoso sucesso do álbum de estreia de Rui Veloso “Ar de Rock” que abriu caminho para novas bandas emergirem. Umas singraram na cena musical, até aos dias de hoje, caso é dos Xutos & Pontapés, UHF ou GNR, enquanto outras ficaram pelo caminho, após algum sucesso inicial. Destas destacam-se os Roquivários que encontraram no tema “Cristina” o seu maior êxito junto do público.    Por Carmen Gonçalves A banda formou-se em 1981 no seguimento do “boom” da cena rock, sob o nome original de “Rock e Varius”. Esta designação pretendia reflectir as influências musicais que passavam por vários estilos, não se cingindo apenas ao rock puro e duro. A música pop, o reggae e o ska eram variantes fáceis de detectar no seu som, e que marcaram o disco de estreia , “Pronto a Curtir”, editado em 1981.   Apesar de a crítica ter sido dura com o trabalho

Pedro e os Apóstolos no Luso Vintage

Link da imagem O gosto pela música é universal, “Mesmo para quem não é Crente”, como diria Pedro e os Apóstolos, uma banda nascida em 1992 e que hoje tem o seu momento na rubrica Luso vintage do Som à Letra. Por Gabriela Chagas Pedro de Freitas Branco, um cantor, compositor e escritor português , que a par deste projecto ficou também conhecido por ter sido co-autor de uma colecção de aventuras juvenis, "Os Super 4", é o Pedro da história.   Reza a história que tudo começou numa tarde de Fevereiro de 1992, numas águas furtadas de Lisboa. O apóstolo Gustavo pegou nas congas, o apóstolo Soares ligou o baixo a um pequeno amplificador de guitarra, e o apóstolo Pedro agarrou na guitarra acústica. Não pararam mais nos quatro anos seguintes. Em 92 produziram eles próprios um concerto de apresentação aos jornalistas e editoras discográficas em Lisboa que despertou o interesse das rádios , que acreditaram no grupo. Em Julho de 1996 gravaram o seu primeiro disco, “Mesmo para

Espaço "Rock em Portugal"

Carlos Barata é membro da Ronda dos Quatro Caminhos, uma banda de recriação da música tradicional portuguesa, que dispensa apresentações. Nos anos 70 do século XX foi vocalista dos KAMA- SUTRA, uma banda importantíssima, que, infelizmente, não deixou nada gravado. Concedeu-nos esta entrevista. Por Aristides Duarte  P: Como era a cena Rock portuguesa, nos anos 70, quando era vocalista dos Kama - Sutra e quais as bandas de Rock por onde passou?   R: Eu nasci em Tomar, terra que, por razões várias, sempre teve alguma vitalidade musical. Aí comecei com um grupo chamado “Os Inkas” que depois se transformou na “Filarmónica Fraude” com quem eu gravei a “Epopeia”, seu único LP. Quando posteriormente fui morar para Almada fui para um grupo chamado Ogiva, já com o Gino Guerreiro que foi depois meu companheiro nas três formações do Kama -Sutra. São estas as formações mais salientes a que pertenci embora pudesse acrescentar, para um retrato completo, outras formações de mais curt