Hoje em dia fazer música na língua de Shakespeare é tarefa fácil, mas o mesmo não acontecia em 1975, quando Portugal enquanto democracia acabava de nascer, quando ainda vigoravam valores nacionais como os três grandes F’s (Fado, Fútebol, Fátima).
Por Patrícia Rodrigues
Originalmente publicado a 3 de Novembro de 2010
Foi neste cenário marcado pelo obscurantismo cultural e desconfiança do estranho que surgiram os “Go Graal Blues Band”. O grupo marcou pela musicalidade contagiante e uma alegria e optimismo próprios da cultura americana, que se definia cada vez mais como um estilo próprio de vida.
E foi assim que, após um nascimento atribulado, um grupo de rapazes na casa dos vinte decidiu reunir-se para tocar e cantar Blues, sendo eles: Paulo Gonzo , João Allain , Raúl Barrigas dos Anjos , Augusto Mayer António Ferro, João Esteves e José Carlos Cordeiro .
Apesar do curto percurso de oito anos e várias mudanças no seu line-up, a banda teve um enorme sucesso na camada estudantil, sobretudo pelos inúmeros concertos que deram, mais do que pela venda dos seus três LPs.
Os álbuns
A estreia discográfica deu-se sob a baixela da Imavox com um álbum homónimo, de onde se destacam os temas "Baby, I Wanna…", "The Fault Is Her Own" e "The Last One", onde o grupo adopta uma postura dedicada aos blues eléctricos.
O segundo registo discográfico, White Traffic, é lançado em 1982, sendo notório o amadurecimento e sucesso da banda. Deste LP fazem parte temas como "N'Roll", "Lonely" e "Guetto Drunk"
Até ao lançamento do seu terceiro álbum, em 1987, o grupo editou o Mini-LP "Blackmail" (onde se podem escutar temas de blues/rock como "Champagne All Night", "Love Fashion" e "Midnight Killer" ) e ainda o Máxi-Single “"Dirty Brown City" com temas como "Dirty Brown City", "Fast Flirt" e "Wild Beat Blues".
No entanto, após o último álbum do grupo, "So Down Train" sai Paulo Gonzo e inicia-se a decadência da banda, pois este é um trabalho que será marcado pelo fracasso e a consequente diminuição dos concertos.
Não se pode é deixar de realçar o papel desta banda no desbravar de caminho na cena musical portuguesa e o seu contributo para que o Blues em Portugal seja uma realidade ainda hoje e para o qual contamos com “The Legendary Tigerman”, “Nobody’s Bizness” ou uns “Born a Lion”, entre outros.
Discografia
Álbuns
* Go Graal Blues Band (LP, Imavox, 1979)
* White Traffic (LP, Vadeca, 1982)
* Blackmail (Mini-LP, Vadeca, 1983)
* Go Graal Blues Band 1979~1983 (LP, Colectânea, Vadeca,1983)
* So Down Train (LP, Schiu!/Transmédia,1987)
Singles
* They Send Me Away/Outside (Single, Imavox, 1980)
* Touch Me Now/Lay Down (Single, RCS, 1981)
* Lonely/N'Roll (Single, Vadeca, 1983)
* Casablanca/Wild Beat Blues (Single, Vadeca, 1983)
* Dirty Brown City (Máxi Single, Vadeca, 1984)
* Smell/Walking (Single, Transmédia, 1987)
Aguçando ainda mais o apetite pelo saudoso bolachão:
Comentários
Enviar um comentário