Avançar para o conteúdo principal

Familia Addams na Máquina do Tempo


Criada na década de 60, por Charles Addams, a série The Addams Family serviu para confrontar as atitudes e comportamentos daquela época, e apesar de possuir um humor mórbido e provocador tornou-se rapidamente numa família encantadora por gozar com o lado negro da vida.

Por Adriano Marques 


A ideia inicial de The Addms Family surgiu através de um cartoon feito pelo americano Charles Addams para uma revista, mas é só a partir de 18 de Setembro de 1964 que o produtor executivo da ABC, David Lery, fascinado por esta família diferente, decidiu adaptá-los pela televisão.

A série gravada a preto e branco com uma duração de trinta minutos por episódio, descrevia as aventuras da família de Morticia (Carolyn Jones),Gomez (John Astin), Uncle Fester Frump (Jackie Coogan), Wendsday (Lisa Loring), Cousin Itt, (Felix Silla), Lurch (Ted Cassidy), e Pugsley(Ken Weatherwax).


Apesar de todos os membros da família partilharem uma ligação com o mundo oculto e sobrenatural, juntamente com as experiências constantes relacionadas como a dor, a verdade é que ao contrário da série The Munsters (principal concorrência de Addams) que explicava as origens das personagens sobrenaturais, o conceito exacto de Addams nunca é revelado.


A meu ver,  The Addams Family (1964-66) é um clássico que está acima da sua época. É inteligente, engraçado e interventivo. Mas por outro lado, o grande ingrediente deste projecto  pode ser resumido numa simples palavra. Amor


Nota-se rapidamente que amor incondicional que existe em Morticia e Gomez, que acaba por fazer com que a série seja um enorme sucesso. Sim. Mesmo numa casa assustadora com uma família estranha que tem animais de estimação bizarros, é capaz de existir amor. E isto é interessante,por causa daquela ideia que tudo o que é estranho, é obrigatoriamente
mau.

Outro facto que convém não esquecer é (graças aos 64 episódios das três temporadas) a rápida influência que a série teve para os Filmes: Halloween with the New Addams Family (1977), The Addams Family(1991), Addams Family Values (1993), Addams Family Reunion
(1998). Séries de animação:The Addams Family (1973-1975) na NBC, e mais tarde The Addams Family: The Animated Series (1992-1993) de volta a ABC.


E aqui fica o memorável tema original de abertura da série:

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sitiados no Luso Vintage

Link da imagem


Sob a égide de João Aguardela, um talento musical falecido em 2009, nasceu nos finais dos anos 80 uma banda que trouxe para o panorama do rock português a música tradicional. Os Sitiados marcaram (e ainda conquistam) gerações, com novos sons e sobretudo, muito talento e atitude.



Por Gabriela Chagas


O tema “Esta vida de marinheiro” (vendeu mais de 40 mil cópias) é um dos exemplos desse novo som da década. Desapareceram em 2000 , mas deixaram-nos a sua herança. Sitiados, a banda hoje em destaque no Lusovintage do Som à Letra foi beber à tendência sonora dos irlandeses The Pogues.


José Resende (Guitarra), João Aguardela (Voz) e Mário Miranda (Baixo), todos eles ex-Meteoros, juntaram-se assim ao baterista Fernando Fonseca.

À semelhança de outras bandas emblemáticas dos anos 80, os Sitiados também marcaram presença no Rock Rendez Vous. Dinamizados por João Aguardela, concorrem ao 5º Concurso de Música Moderna do Rock Rendez-Vouz e ficam em 2º lugar, atrás da banda do seu primo Ar…

Foto da Semana

Iggy Pop Foto:Annie Leibovitz

Cesário Verde

 Link da imagem
Poeta pintor, poeta repórter

Cesário Verde é um poeta do século XIX que se enquadra na estética realista, ainda que nas suas produções poéticas esteja presente a influência de outras correntes como o Parnasianismo, o Impressionismo e o Surrealismo. Para o autor, o mundo externo conta de modo pimacial , e é através da "descrição" deste mundo (mutável e miscelâneo) que lhe podemos conferir a designação do poeta repórter e poeta pintor.

Por Irene Leite 


Recorrendo ao poema ,  "Num Bairro Moderno" , podemos confirmar esse gosto pela descrição: "Dez horas da manhã; uma casa apalaçada ; pelos jardins estancam-se as nascentes". Ao descrever e relatar esta paisagem , o autor recorre à técnica cinematográfica do corte e da montagem de acontecimentos justapostos, ressaltando-se o seu carácter deambulatório , o que nos leva à conclusão de que Cesário Verde é um poeta repórter. 


No entanto, a sua poesia caracteriza-se também pela existência de uma …