Avançar para o conteúdo principal

Espaço You Got Mail




Por António Jorge


Á falta de Globos para distribuir, o badget está cada vez mais curto, é com grande honra que dou as primeiras linhas desta prosa ao compositor Nuno Maló, autor da banda sonora do filme “ Amália”. Depois de nos Estados Unidos, o International Film Music Critcs Association o ter sido considerado Compositor/Revelação, Nuno Maló foi agora nomeado na categoria de melhor Compositor/Revelação dos Goldspirit Awards 2010. O jovem autor português tem a concorrência, entre outros de Trent Reznor(Nine Inch Nails) e Daft Punk. Haverá resultados lá mais para Julho. 

Quanto ao Polar Prize, uma espécie de Oscar da música, este ano os galardoados foram os Norte-Americanos Patti Smith e Kronos Quartet. Por cá, enquanto a geração à rasca invade as Latadas e as Queimas e a menos enrascada vai comprando bilhetes para os festivais de Verão, aqui ao lado em Barcelona o balanço de mais um Primavera Sound é de novo altamente positivo.

Referência também para a primeira edição do CCBeat, Festival de Tendências Urbanas em Lisboa que, segundo a organização atingiu os objectivos (atraiu públicos e músicos de quadrantes menos comerciais) e igualmente para as tardes de Domingo OutJazz, nos Jardins da Estrela, também na Capital. 

Desacelerando; Bob Marley morreu há 30 anos e os californianos Grondation (referência Reggae Roots salpicado com Jazz & Blues) passaram por Lisboa e Porto para assinalar a data. Também em palco mas só em Lisboa, estiveram os Mount Kimbie, os britânicos do momento que vieram mostrar o álbum “ Crooks & Lovers” e que ficaram a saber em conversa com alguns radialistas nacionais que o “My Way” é a aplicação gratuita portuguesa mais descarregada na loja ITunes de Portugal. Like it!

Polly J. Harvey regressou a Portugal e sim mantém, obviamente a excelência de saber estar em palco. No próximo dia nove, e a propósito da reedição de “ Free Pop”, álbum estreia dos Pop Dell Arte, o meu GPS leva-me à Baixa de Lisboa, para ver ao vivo uma das mais míticas bandas nacionais. Promete! Quase de saída, mas ainda a tempo de agarrar em “Its been a Long Night “ dos portugueses Sean Rilley & The Slowriders, “Rome” da dupla (esta de luxo) Danger Mouse e Danielle Luppi e “Hit After Hit” dos Sony and Sunsets; muito Beach Boys, mas claramente com menos jeito para o Surf.



Notas finais para o desaparecimento do Master Gil Scott Heron, e um sinal menos para Courtney Love que insiste em aparecer –“ o Kurt era um líder e aliás se me perguntarem, era de facto muito dotado”.  

Enigma da Semana – O que é que George Gershwin, Massive Attack e Scarlet Johansson têm em comum?

Boa Sorte!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sitiados no Luso Vintage

Link da imagem


Sob a égide de João Aguardela, um talento musical falecido em 2009, nasceu nos finais dos anos 80 uma banda que trouxe para o panorama do rock português a música tradicional. Os Sitiados marcaram (e ainda conquistam) gerações, com novos sons e sobretudo, muito talento e atitude.



Por Gabriela Chagas


O tema “Esta vida de marinheiro” (vendeu mais de 40 mil cópias) é um dos exemplos desse novo som da década. Desapareceram em 2000 , mas deixaram-nos a sua herança. Sitiados, a banda hoje em destaque no Lusovintage do Som à Letra foi beber à tendência sonora dos irlandeses The Pogues.


José Resende (Guitarra), João Aguardela (Voz) e Mário Miranda (Baixo), todos eles ex-Meteoros, juntaram-se assim ao baterista Fernando Fonseca.

À semelhança de outras bandas emblemáticas dos anos 80, os Sitiados também marcaram presença no Rock Rendez Vous. Dinamizados por João Aguardela, concorrem ao 5º Concurso de Música Moderna do Rock Rendez-Vouz e ficam em 2º lugar, atrás da banda do seu primo Ar…

Foto da Semana

Iggy Pop Foto:Annie Leibovitz

Cesário Verde

 Link da imagem
Poeta pintor, poeta repórter

Cesário Verde é um poeta do século XIX que se enquadra na estética realista, ainda que nas suas produções poéticas esteja presente a influência de outras correntes como o Parnasianismo, o Impressionismo e o Surrealismo. Para o autor, o mundo externo conta de modo pimacial , e é através da "descrição" deste mundo (mutável e miscelâneo) que lhe podemos conferir a designação do poeta repórter e poeta pintor.

Por Irene Leite 


Recorrendo ao poema ,  "Num Bairro Moderno" , podemos confirmar esse gosto pela descrição: "Dez horas da manhã; uma casa apalaçada ; pelos jardins estancam-se as nascentes". Ao descrever e relatar esta paisagem , o autor recorre à técnica cinematográfica do corte e da montagem de acontecimentos justapostos, ressaltando-se o seu carácter deambulatório , o que nos leva à conclusão de que Cesário Verde é um poeta repórter. 


No entanto, a sua poesia caracteriza-se também pela existência de uma …