Avançar para o conteúdo principal

Trainspotting na Máquina do Tempo



Um dos filmes que definiu uma geração e que é unanimemente considerado uma das melhores obras da década de 90. Falamos de Trainspotting, adaptação de Danny Boyle do livro com o mesmo nome . A pelicula, também conhecida pela grande banda sonora e pelo inconfundível hino "Lust for life" , na voz de Iggy Pop, surpreendeu tudo e todos aquando o seu lançamento em 1996. Hoje,  na Máquina do Tempo.

Por Miguel Ribeiro


Adaptado por John Hodge e rodado em sete semanas com um orçamente de apenas 2.5 milhões de dólares, estreou-se em Cannes. Trainspotting ganhou imensa popularidade junto do público e da crítica, tornando-se até à altura, no quarto filme britânico que mais dinheiro fez no Box-Office, conseguindo ainda uma nomeação para óscar de Melhor Guião Adaptado.

Surpreendentemente, o feedback a nível internacional foi raras vezes negativo e apesar de ter lançado alguma controvérsia, ajudou a que em certos países, se discutisse mais sobre o tema da tóxicodepedência e de uma geração de jovens vazios e sem esperanças que encontravam na heroína a única forma de se esquecer dos problemas da vida.

É exactamente isso que vemos acontecer nesta obra. Sem querer revelar muito sobre o filme para quem ainda não viu, Trainspotting conta a estória de quatro vicíados em heroína , interpretados por Ewan McGregor (Mark Renton), Ewen Bremner (Spud), Johnny Lee Miller (Sick Boy), Kevin McKidd (Tommy) e com Robert Carlyle, protagonizando o infame Begbie, um entusiasta da violência, que como personagem em si, deixa sempre marca quando aparece em cena.

O filme está muito bem delineado no que toca à montagem e facilmente se percebe o arco narrativo proposto pelos criadores. Rapidamente nos apercebemos qual é a ferida que o filme quer tocar, e através da narração voz-off de Renton e da apresentação visceral (grande trabalho a nível cénico e de fotografia) que o filme tem, conseguimos entrar dentro da realidade que estes cinco jovens viviam e apesar de carregado de humor-negro e de algumas cenas que parecem existir simplesmente para chocar ou fazer rir, não se livra de nos mostrar as consequências funestas da vida em que se encontram.

Imensas cenas deste filme tornaram-se ícónicas e populares (como a sequência em que Renton vai à casa-de-banho de um pub em Edinburgh) muito à semelhança do que aconteceu com Pulp-Fiction, o que, curiosamente, foi precisamente a abordagem a nível de marketing pelo produtor Andrew McDonald, que quis publicitar o filme como um "Pulp-Fiction britânico" nos Estados Unidos.

 Mas é de notar principalmente o excelente trabalho em certas sequências demarcadas por serem diferentes do resto do filme, embora enquadradas no registo da película, como os primeiros vinte minutos onde nos são apresentadas as personagens principais através dos olhos de Renton, assim como a sequência da overdose , ou da fase de desmame , em que vemos Renton a alucinar no quarto por falta da sua próxima dose. Cenas muito bem trabalhadas por Danny Boyle, através da própria composição da imagem no enquadramento e nas cores, e do uso de uma excelente banda sonora pop que se enquadra perfeitamente na cenas.

Como curiosidade final, é de notar que, devido ao baixo orçamento usado nesta produção independente, a maioria das cenas no filme foi filmada à primeira, dando certamente um registo único a esta obra de imensa qualidade que perdura no tempo.

Confira o trailer:

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Roquivários no Luso Vintage

Link da imagem O início da década de 80 ficou marcado pelo aparecimento de diversas bandas rock no panorama nacional. A causa foi o estrondoso sucesso do álbum de estreia de Rui Veloso “Ar de Rock” que abriu caminho para novas bandas emergirem. Umas singraram na cena musical, até aos dias de hoje, caso é dos Xutos & Pontapés, UHF ou GNR, enquanto outras ficaram pelo caminho, após algum sucesso inicial. Destas destacam-se os Roquivários que encontraram no tema “Cristina” o seu maior êxito junto do público.    Por Carmen Gonçalves A banda formou-se em 1981 no seguimento do “boom” da cena rock, sob o nome original de “Rock e Varius”. Esta designação pretendia reflectir as influências musicais que passavam por vários estilos, não se cingindo apenas ao rock puro e duro. A música pop, o reggae e o ska eram variantes fáceis de detectar no seu som, e que marcaram o disco de estreia , “Pronto a Curtir”, editado em 1981.   Apesar de a crítica ter sido dura com o trabalho

Pedro e os Apóstolos no Luso Vintage

Link da imagem O gosto pela música é universal, “Mesmo para quem não é Crente”, como diria Pedro e os Apóstolos, uma banda nascida em 1992 e que hoje tem o seu momento na rubrica Luso vintage do Som à Letra. Por Gabriela Chagas Pedro de Freitas Branco, um cantor, compositor e escritor português , que a par deste projecto ficou também conhecido por ter sido co-autor de uma colecção de aventuras juvenis, "Os Super 4", é o Pedro da história.   Reza a história que tudo começou numa tarde de Fevereiro de 1992, numas águas furtadas de Lisboa. O apóstolo Gustavo pegou nas congas, o apóstolo Soares ligou o baixo a um pequeno amplificador de guitarra, e o apóstolo Pedro agarrou na guitarra acústica. Não pararam mais nos quatro anos seguintes. Em 92 produziram eles próprios um concerto de apresentação aos jornalistas e editoras discográficas em Lisboa que despertou o interesse das rádios , que acreditaram no grupo. Em Julho de 1996 gravaram o seu primeiro disco, “Mesmo para

Espaço "Rock em Portugal"

Carlos Barata é membro da Ronda dos Quatro Caminhos, uma banda de recriação da música tradicional portuguesa, que dispensa apresentações. Nos anos 70 do século XX foi vocalista dos KAMA- SUTRA, uma banda importantíssima, que, infelizmente, não deixou nada gravado. Concedeu-nos esta entrevista. Por Aristides Duarte  P: Como era a cena Rock portuguesa, nos anos 70, quando era vocalista dos Kama - Sutra e quais as bandas de Rock por onde passou?   R: Eu nasci em Tomar, terra que, por razões várias, sempre teve alguma vitalidade musical. Aí comecei com um grupo chamado “Os Inkas” que depois se transformou na “Filarmónica Fraude” com quem eu gravei a “Epopeia”, seu único LP. Quando posteriormente fui morar para Almada fui para um grupo chamado Ogiva, já com o Gino Guerreiro que foi depois meu companheiro nas três formações do Kama -Sutra. São estas as formações mais salientes a que pertenci embora pudesse acrescentar, para um retrato completo, outras formações de mais curt