Avançar para o conteúdo principal

O primeiro álbum de… INXS!

 Link da imagem


Por Bruno Vieira

A crónica que aqui escrevo quinzenalmente sob a rubrica “The Indies”, como já devem ter reparado, não pretende abordar apenas assuntos relativos à cena indie actual. Já por diversas vezes trouxe ao “Som à Letra” temas mais vintage, desde que os mesmos não fujam às orientações editoriais do ciberjornal, respeitando uma abordagem vintage e vanguardista- E também porque a temática indie não se esgota apenas na última década (também chamada de noughties), existindo pelo menos desde o surgimento do movimento punk, em meados dos Anos 70. Vamos então ao que interessa, ou seja, ao 1º álbum de…

Os U2 foram a primeira banda que aqui trouxe para falar do seu primeiro álbum “Boy”, de 1980. Desta feita O 1º álbum de... vai falar de outra grande banda que, pelo menos durante a década de 80 e início de 90, chegou a rivalizar em popularidade com os irlandeses. Falo dos INXS, provavelmente a mais popular banda de Rock da Austrália. 

Êxitos como “Original Sin” e “Listen Like Thieves” abriram as portas do sucesso, mas seriam os álbuns “Kick”, de 1987 (New SensationDevil Inside, Need You TonightNever Tear Us ApartMystify...) e “X”, de 1990 (Suicide BlondeDisappearBy My SideBitter Tears...) a consagrar definitivamente o grupo como um fenómeno à escala global. 

Os INXS foram, de facto, uma banda que facilmente esgotava grandes estádios por todo o mundo. Como exemplo maior temos o grandioso concerto no antigo Estádio de Wembley, em 1991. Apesar de todo este mediatismo, as vozes críticas duvidavam das virtudes do colectivo liderado por Michael Hutchence, apontando o dedo para o rock demasiado formatado dos australianos. As performances ao vivo também não escaparam à crítica, apresentando poucas diferenças em relação às versões de estúdio. Para os mais puristas, os INXS dificilmente eram olhados como uma verdadeira banda de rock.

No entanto o carisma do seu vocalista e as excelentes produções dos videoclips acabariam por se tornar em imagens de marca da banda. No final da década de 80 os INXS eram “cool” e orgulho de qualquer jovem que se dizia fã ou apenas simpatizante da sua música. Mas dez anos antes, a realidade era bem diferente e os INXS não passavam de uma banda New Wave relativamente desconhecida.

 “Just Keep Walking” foi o single de apresentação retirado do primeiro álbum homónimo, cujo videoclip terá custado a módica quantia de 1.200 dólares. Com uma produção quase artesanal, Michael Hutchence apresenta-se num estilo próximo de Mick Jagger, em termos físicos e de performance.

A sonoridade pouco ou nada tinha a ver com o som que tornaria o grupo conhecido do grande público anos mais tarde. A prova disso é o single “Just Keep Walking” que aproximava-os mais de uns Talking Heads ou de uns Duran Duran dos primeiros tempos. 

A recordar…



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Roquivários no Luso Vintage

Link da imagem O início da década de 80 ficou marcado pelo aparecimento de diversas bandas rock no panorama nacional. A causa foi o estrondoso sucesso do álbum de estreia de Rui Veloso “Ar de Rock” que abriu caminho para novas bandas emergirem. Umas singraram na cena musical, até aos dias de hoje, caso é dos Xutos & Pontapés, UHF ou GNR, enquanto outras ficaram pelo caminho, após algum sucesso inicial. Destas destacam-se os Roquivários que encontraram no tema “Cristina” o seu maior êxito junto do público.    Por Carmen Gonçalves A banda formou-se em 1981 no seguimento do “boom” da cena rock, sob o nome original de “Rock e Varius”. Esta designação pretendia reflectir as influências musicais que passavam por vários estilos, não se cingindo apenas ao rock puro e duro. A música pop, o reggae e o ska eram variantes fáceis de detectar no seu som, e que marcaram o disco de estreia , “Pronto a Curtir”, editado em 1981.   Apesar de a crítica ter sido dura com o trabalho

Pedro e os Apóstolos no Luso Vintage

Link da imagem O gosto pela música é universal, “Mesmo para quem não é Crente”, como diria Pedro e os Apóstolos, uma banda nascida em 1992 e que hoje tem o seu momento na rubrica Luso vintage do Som à Letra. Por Gabriela Chagas Pedro de Freitas Branco, um cantor, compositor e escritor português , que a par deste projecto ficou também conhecido por ter sido co-autor de uma colecção de aventuras juvenis, "Os Super 4", é o Pedro da história.   Reza a história que tudo começou numa tarde de Fevereiro de 1992, numas águas furtadas de Lisboa. O apóstolo Gustavo pegou nas congas, o apóstolo Soares ligou o baixo a um pequeno amplificador de guitarra, e o apóstolo Pedro agarrou na guitarra acústica. Não pararam mais nos quatro anos seguintes. Em 92 produziram eles próprios um concerto de apresentação aos jornalistas e editoras discográficas em Lisboa que despertou o interesse das rádios , que acreditaram no grupo. Em Julho de 1996 gravaram o seu primeiro disco, “Mesmo para

REM no vídeo do mês

 Link da imagem Decorria o ano de 1985 quando pela primeira vez se ouviu o tema “Bad Day” num concerto dos REM em Nova Iorque. Contudo , só 18 anos mais tarde foi editado, tendo surgido na compilação de 2003, “In Time: The Best of REM 1988-2003”. Ainda que originalmente produzida em meados da década de 80, esta música manteve-se actual, tanto no som, como na letra crítica à sociedade americana. Por Carmen Gonçalves Originalmente dominado de “PSA”, uma abreviatura para “Public Service Announcement”, este tema surgiu como uma crítica às políticas do presidente dos Estados Unidos, Ronald Regan. Embora não tenha sido editado, foi o mote para o lançamento em 1987 de “ It's the End of the World as We Know It (And I Feel Fine) ”, um tema com uma cadência similar, que teve um estrondoso sucesso. A parecença dos dois temas não se centra só na letra cáustica de crítica à sociedade americana. Ao escutarmos o ritmo e a sonoridade de ambas, não se pode deixar de verificar as