Link da imagem
Quem não se recorda do tema “Chiclete”, que durante a década de 80 rodava incessantemente nas rádios nacionais? Os Táxi são considerados uma das melhores bandas portuguesas, bebendo influências musicais numa época em que reinava o Pós-Punk e a New Wave.
Por Carmen Gonçalves
Formaram-se em 1979 sob o nome de Táxi, na cidade do Porto, numa formação que incluía João Grande (voz), Henrique Oliveira (guitarra), Rodrigo Freitas (bateria) e Rui Taborda (baixo). Nesta altura compunham em Inglês e actuavam em clubes, e foi num desses concertos, em Fevereiro de 1981, que foram descobertos pela editora Polygram e convidados a gravar um álbum. Contudo, impuseram-lhes uma condição: que gravassem um disco inteiramente em português.
Surge assim o álbum homónimo “Táxi”, gravado apenas numa semana, e que conta com o single de apresentação “Chiclete”.
Em Maio de 1981 estreiam-se ao vivo em Lisboa, actuando na primeira parte do concerto dos Clash. Em Agosto desse mesmo ano registam uma venda superior a 35.000 unidades, tendo obtido o disco de ouro. Ficam, assim, para história da música nacional como sendo a primeira banda de rock português a obter este galardão.
Após um ano repleto de concertos, em 1982 editam o segundo registo de originais cantado em português. “Cairo” obteve o mesmo sucesso que o antecessor, tendo em três dias vendido mais de 15.000 álbuns, o equivalente a um disco de prata. Umas semanas depois viria a ser-lhe atribuído o disco de ouro, e anos mais tarde foi considerado pelo Jornal Público um dos dez melhores discos de sempre da música nacional.
O álbum, inovador para a época, demonstrava a criatividade da banda logo a julgar pela embalagem: uma capa de lata em formato circular, com imagens alusivas à temática egípcia. Este novo trabalho incluía os temas “O Fio da Navalha", "1, 2, Esq. Dtº." e “Cairo”.
Em 1983 foi editado um novo álbum da banda, “Salutz”, que incluía o tema “Sing Sing Club”. A apresentação realizou-se em Lisboa no Estádio do Restelo, abrindo a primeira parte do concerto de Rod Stewart. Dois anos mais tarde a banda deslocou-se até a Hamburgo na Alemanha para gravar o single "Sozinho / In The Twinkling Of An Eye".
Um novo registo de originais chegou às lojas em 1987 com a edição de “The Night”, um disco inteiramente gravado em inglês, que incluía os temas “Screamin’ Love” e “Never On Sunday”. O disco teve pouco impacto junto do público e talvez por isso, a banda abandonou os concertos.
Comentários
Enviar um comentário