Avançar para o conteúdo principal

Janis Joplin em Modo Classic Rock


Pode um viciado em drogas duras levar um hino de liberdade ao número um das tabelas de vendas americanas, poucos dias após a sua própria morte por overdose? No Modo Classic Rock desta semana Me and Bobby McGee, de Janis Joplin, prova que sim. E ainda conta mais algumas histórias…

Texto de Maria Coutinho

Escrito em 1968 por Kris Kristofferson (autor/compositor/musico) e Fred Foster (autor/compositor/produtor/editor), o tema Me and Bobby McGee foi lançado no ano seguinte por Roger Miller que, como bom músico de Nashville,  apresentou  o tema com uma sonoridade Folk.

Kris e Janis Joplin eram bons amigos, e chegaram a manter uma relação mais íntima. Foi ele o primeiro a mostrar à cantora a música que havia composto, mas ela não lhe terá dito que iria gravá-la; seria uma surpresa. É irónico que a surpresa tenha sido maior do que Janis planeara: o amigo só saberia desta gravação, feita alguns dias antes, no dia seguinte à morte da voz de “peace of my heart” por overdose de heroína. Kristofferson chegou a afirmar que durante muito tempo era para si um choque ouvir a sua composição na voz da amiga que já tinha partido.

A morte de Joplin excitou a curiosidade e devoção dos fãs, e o álbum “Pearl” tornou-se num fenómeno de vendas. O single Me And Bobby McGee foi o segundo a chegar ao número um do top de vendas dos E.U.A. postumamente, depois de (Sittin’ on ) The Dock of the Bay, de Ottis Redding.

Este tema, que Janis fez saltar para os tops, contribuiu em muito para a popularidade de Kristofferson como autor/compositor, e conheceu muitas versões, pela voz de outras estrelas de vários quadrantes do mundo artístico. Podemos citar alguns nomes, a título de exemplo, pois a lista completa é mesmo muito longa:  Kenny Rogers, Gratefull Dead, Jerry Lee Lewis, Olívia Newton-John, Chet Atkins, Gianna Nannini, o grande Johnny Cash e, mais recentemente, Jennifer Love Hewit (estrela da série  de TV Entre Vidas), Dolly Parton e Pink.

A letra da música é um hino a uma liberdade que a própria Janis nunca conseguiu alcançar. Na verdade, ela nunca conseguiu ser completamente livre, pois foi sempre condicionada, ao ser a vítima em muitas situações da sua vida: do bullying, às mãos dos colegas de escola e universidade, dos amores frustrados por amantes que não a completavam nem a faziam feliz, das críticas da moralidade social dominante, das drogas idílicas dos sonhos da sua geração… Em última análise, terá sido vítima de si própria, dos valores quiméricos do “flower power” e do estilo de vida de “rock star”…

Talvez fosse isso que levou Kris a afirmar certa vez que “a música não foi escrita para Janis Joplin, mas tem a ver com ela”.

Ao ouvir o “Som À Letra” deste tema pela primeira vez com atenção, saltei de imediato para o best seller da geração Beatnik, na qual Janis bebeu tantos dos valores que a definiam. “On The Road” (“Pela Estrada Fora”) de Jack Kerouac é um romance que conta a história de dois amigos na estrada, procurando conhecer os E.U.A. e as suas muitas sub-culturas, à boleia, sem rumo, cantando, tocando, amando, numa liberdade que, de tão absoluta, exige que os amigos se separem….

Afinal, a amizade é um doce grilhão, um tesouro de apoio mútuo e segurança, do qual poucos poderiam abdicar… Mas a Liberdade é, na frase mais conhecida deste tema, apenas mais uma palavra para definir o estado de quem não tem nada a perder – nem mesmo o seu melhor amigo, o seu Bobby McGee.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Roquivários no Luso Vintage

Link da imagem O início da década de 80 ficou marcado pelo aparecimento de diversas bandas rock no panorama nacional. A causa foi o estrondoso sucesso do álbum de estreia de Rui Veloso “Ar de Rock” que abriu caminho para novas bandas emergirem. Umas singraram na cena musical, até aos dias de hoje, caso é dos Xutos & Pontapés, UHF ou GNR, enquanto outras ficaram pelo caminho, após algum sucesso inicial. Destas destacam-se os Roquivários que encontraram no tema “Cristina” o seu maior êxito junto do público.    Por Carmen Gonçalves A banda formou-se em 1981 no seguimento do “boom” da cena rock, sob o nome original de “Rock e Varius”. Esta designação pretendia reflectir as influências musicais que passavam por vários estilos, não se cingindo apenas ao rock puro e duro. A música pop, o reggae e o ska eram variantes fáceis de detectar no seu som, e que marcaram o disco de estreia , “Pronto a Curtir”, editado em 1981.   Apesar de a crítica ter sido dura com o trabalho

Espaço "Rock em Portugal"

Carlos Barata é membro da Ronda dos Quatro Caminhos, uma banda de recriação da música tradicional portuguesa, que dispensa apresentações. Nos anos 70 do século XX foi vocalista dos KAMA- SUTRA, uma banda importantíssima, que, infelizmente, não deixou nada gravado. Concedeu-nos esta entrevista. Por Aristides Duarte  P: Como era a cena Rock portuguesa, nos anos 70, quando era vocalista dos Kama - Sutra e quais as bandas de Rock por onde passou?   R: Eu nasci em Tomar, terra que, por razões várias, sempre teve alguma vitalidade musical. Aí comecei com um grupo chamado “Os Inkas” que depois se transformou na “Filarmónica Fraude” com quem eu gravei a “Epopeia”, seu único LP. Quando posteriormente fui morar para Almada fui para um grupo chamado Ogiva, já com o Gino Guerreiro que foi depois meu companheiro nas três formações do Kama -Sutra. São estas as formações mais salientes a que pertenci embora pudesse acrescentar, para um retrato completo, outras formações de mais curt

Pedro e os Apóstolos no Luso Vintage

Link da imagem O gosto pela música é universal, “Mesmo para quem não é Crente”, como diria Pedro e os Apóstolos, uma banda nascida em 1992 e que hoje tem o seu momento na rubrica Luso vintage do Som à Letra. Por Gabriela Chagas Pedro de Freitas Branco, um cantor, compositor e escritor português , que a par deste projecto ficou também conhecido por ter sido co-autor de uma colecção de aventuras juvenis, "Os Super 4", é o Pedro da história.   Reza a história que tudo começou numa tarde de Fevereiro de 1992, numas águas furtadas de Lisboa. O apóstolo Gustavo pegou nas congas, o apóstolo Soares ligou o baixo a um pequeno amplificador de guitarra, e o apóstolo Pedro agarrou na guitarra acústica. Não pararam mais nos quatro anos seguintes. Em 92 produziram eles próprios um concerto de apresentação aos jornalistas e editoras discográficas em Lisboa que despertou o interesse das rádios , que acreditaram no grupo. Em Julho de 1996 gravaram o seu primeiro disco, “Mesmo para