Baseado no livro homónimo de Winstom Groom, Forrest Gump é provavelmente um dos filmes mais consensuais quanto ao seu valor e qualidade a sair dos E.U.A. nos anos 90. Ao que se deve tamanha façanha que Robert Zemeckis atingiu?
Por Miguel Ribeiro
Realizado por Robert Zemeckis (Quem Tramou Roger Rabbit, Regresso ao Futuro) e com Tom Hanks (Forrest Gump), Robin Wright (Jenny Curran) e Gary Sinise (Tenente Dan Taylor) o filme mostra a estória de um jovem norte-americano, nascido no estado de Alabama, a quem o director da escola determina que Forrest tem um QI de 75, mas que indepedentemente das suas aparentes limitações e com o amor e apoio da sua mãe, vive uma vida cheia de aventuras, passando por situações incríveis , como a guerra do Vietname, conhecendo figuras incontornáveis como John Lennon e J.F.K , entre muitas outras situações.
A obra centra-se inicialmente na sua relação com o amor da sua vida, Jenny. A jovem conhece Forrest quando ainda são crianças, sendo a única que o aceita automaticamente sem quaisquer julgamento. Ao longo da sua vida adulta, vão-se encontrando e desencontrando à medida que cada um deles vai percorrendo o seu percurso.
Contudo, é interessante reparar na contextualização de ambas as personagens no tempo; enquanto Forrest vai vivendo as suas situações caricatas e mostrando uma faceta do mundo vista através dos seus olhos, normalmente de uma forma despreocupada, mas de maneira decente e saudável, Jenny mostra o lado
Contudo, é interessante reparar na contextualização de ambas as personagens no tempo; enquanto Forrest vai vivendo as suas situações caricatas e mostrando uma faceta do mundo vista através dos seus olhos, normalmente de uma forma despreocupada, mas de maneira decente e saudável, Jenny mostra o lado
do activismo, da rebeldia, uso de drogas e experimentação dos limites. No entanto são duas personagens que, embora de forma diferente, vão tentando viver a vida ao máximo.
As personagens secundárias que Forrest encontra no seu caminho fazem todas parte de um todo com propósito na estória: Bubba, o seu amigo no Vietname que quer criar uma empresa de pesca de camarão, Tenente Dan, que reflecte o espírito norte-americano de cinismo e confusão relativamente ao que se passava no país e à guerra que lutavam.
A montagem do filme é simples, mas excelentemente executada, dando um bom ritmo e facilitando as transições de tempo das várias situações que se apresentam, sempre bem conjugado com uma grande banda sonora , com nomes como Elvis Presley, Creedence Clearwater Revival, Aretha Franklin, Lynyrd Skynyrd, The Doors entre outros que representam a época.
O filme também marcou pelos efeitos especiais usados para integrar a personagem de Forrest, em cenas como o contacto com JFK, com uso de blue-screen e imagens de arquivo, ou as cenas simbólicas para a estória do filme como a pena a surgir no inicio da película e no fim, espelhando a filosofia da obra e da própria personagem de Forrest, que como uma pena, parte só com ajuda da brisa para a sua
aventura.
Esta obra ficou marcada no tempo e no pensamento das pessoas. Com um orçamento de 55 milhões de dólares, fez mundialmente 667 milhões de dólares só nos cinemas e ganhou seis óscares incluindo o de melhor realizador, melhor actor principal e melhor filme. Mas o que torna Forrest único, é a simplicidade da estória, onde sem grandes conflitos cliché, queremos simplesmente assistir à viagem desta personagem e ver aonde é que ele vai parar e o que lhe acontece de seguida. De facto, mágico.
Confira o trailer:
Comentários
Enviar um comentário