Avançar para o conteúdo principal

Mick karn

O artista ecléctico


Link da imagem

O músico Mick Karn morreu esta terça-feira, vítima de cancro. Para trás, fica um legado musical e artístico fortemente ligado ao grupo Japan, mas também à escultura.

Por Irene Leite
                                                                                                                                      
Apesar do nome Mick Karn estar ligado à banda Japan como baixista, o músico tocava outros instrumentos, como oboé, saxofone e teclas. Karn fundou o grupo, juntamente com Richard Barbieri nas teclas, David Sylvian na voz e guitarra e Steve Jansen na bateria.


Os Japan estiveram no activo entre 1974 e 1982, lançando cinco álbuns. A banda separou-se após o lançamento de “Tin Drum”, de 1981, o disco que chegou mais longe no top de vendas britânico (só regressariam em 1991 com um novo álbum, Rain Tree Crow).



Após o final do grupo em inícios dos anos 80,  a música seguiu com os Dalis Cars , grupo que fundou em 1984 , juntamente com Peter Murphy (Bauhaus)  e Paul Lawford. O grupo lançou um disco, "The waking hour" , influenciado pela música do médio oriente.




 Já para não falar no interesse pela escultura e  no vasto leque de colaborações e álbuns a solo de Karn, sendo o ultimo registo discográfico de 2010.

Segundo um comunicado escrito na página do músico, citado pelo Público, Mike Karn, de 52 anos, morreu na sua casa em Londres, rodeado de amigos e família.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Citizen Kane na Máquina do Tempo

Link da imagem Texto original: Miguel Ribeiro Locução: Irene Leite Adaptação e Edição: Irene Leite

Aqui D´el Rock no Luso Vintage

Play Hard, die young   Link da imagem  Chegaram. Reinvidicaram.Terminaram. Foi assim o percurso dos Aqui D`el Rock, curto mas intenso. O grupo , formado há 34 anos,  fez escola no punk e acabou a fazer história no Boom do rock português nos anos 80. Para recordar no Luso Vintage desta semana.  Por Gabriela Chagas              Aqui d´el Rock viveu rápido e bem. Assim o descreve um dos seus membros, Óscar, a voz. “Nunca houve a questão de fazer uma carreira, uma repetição, um enjoo”, reforça.             Em conversa com o Som à Letra, Óscar explica que este grupo, que nasceu em 1977, acabou por ser reclamado pelo Punk, ficando mais próximo do punk de raiz americana do que do punk arty de raíz inglesa.  Uma caracterização que afirma ter sido reforçada recentemente com um comentário que leu numa publicação inglesa.      O...