Avançar para o conteúdo principal

Espaço The Indies

The Best Of Smash Hits - The 80s!




 Por Bruno Vieira

Numa das minhas idas a Londres deparei-me com um livro numa conhecida loja de música, que me deixou curioso. Estou a falar de The Best Of Smash Hits (The 80s) e depois de folhear algumas páginas mergulhei, por momentos, na atmosfera que marcara a minha juventude. Não que a revista Smash Hits tenha feito parte da minhas leituras musicais, já que nunca me deparei com ela em Portugal, mas fez-me lembrar outra revista do género, a Bravo, que na altura nem sequer tinha edição portuguesa. Pouco interessava se percebíamos ou não alemão, quando o que mais queríamos eram as fotos, os posters e os autocolantes.

De volta a The Best Of The Smash Hits (The 80s), trata-se de um livro que compila o melhor da revista Smash Hits: os nomes mais sonantes, os acontecimentos mais importantes, os mexericos, as fotos e as poses, os pins, os posters, até os gadgets que fizeram furor naquele tempo, como o Commodore VIC 20. Pode ser encomendado por 10,49 libras (mais ou menos 12,50 €) na Amazon UK.

Sobre a história desta revista, o primeiro número saiu em Novembro de 78 com os Blondie na capa. Apesar de ter sido lançada no final da década de 70, a Smash Hits foi de facto uma revista dos Anos 80 , suportada em grande parte pelo fenómeno New Wave. Conheceu o período de maior sucesso durante esta década, quando por ela passaram prestigiados jornalistas como Mark Frith (autor do livro) e Neil Tennant dos Pet Shop Boys, entre outros. 

Os Anos 90 marcam o declínio da revista, à medida que o programa Top Of The Pops da BBC e a Big! Magazine ganham cada vez mais popularidade entre os jovens. Com as vendas a atingiram os valores mais baixos de sempre, o fim previsível viria a acontecer em Fevereiro de 2006, mantendo-se os serviços de rádio e televisão digital, bem como o website (http://www.smashhits.net/).

Uma das curiosidades do livro vem na página 191 e dá pelo nome Smashing Statistics, que não é mais do que o número de vezes que um determinado artista teve a honra de aparecer na capa da revista. De acordo com a Smash Hits é "a única tabela que realmente interessa!" (um pouco pretensioso, convenhamos), mas que espelha bem o quão importante era aparecer na capa de uma revista da moda, com os Duran Duran a surgirem destacadíssimos neste campeonato,  com nada mais nada menos que quinze capas. 

Um presente indispensável recomendado a todos aqueles que queiram recordar os tempos de juventude, ou mesmo quem não tenham vivido os Anos 80, mas que se interesse pela música desta década. A não perder…

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pedro e os Apóstolos no Luso Vintage

Link da imagem O gosto pela música é universal, “Mesmo para quem não é Crente”, como diria Pedro e os Apóstolos, uma banda nascida em 1992 e que hoje tem o seu momento na rubrica Luso vintage do Som à Letra. Por Gabriela Chagas Pedro de Freitas Branco, um cantor, compositor e escritor português , que a par deste projecto ficou também conhecido por ter sido co-autor de uma colecção de aventuras juvenis, "Os Super 4", é o Pedro da história.   Reza a história que tudo começou numa tarde de Fevereiro de 1992, numas águas furtadas de Lisboa. O apóstolo Gustavo pegou nas congas, o apóstolo Soares ligou o baixo a um pequeno amplificador de guitarra, e o apóstolo Pedro agarrou na guitarra acústica. Não pararam mais nos quatro anos seguintes. Em 92 produziram eles próprios um concerto de apresentação aos jornalistas e editoras discográficas em Lisboa que despertou o interesse das rádios , que acreditaram no grupo. Em Julho de 1996 gravaram o seu primeiro disco, “Mesmo para ...

Citizen Kane na Máquina do Tempo

Link da imagem Texto original: Miguel Ribeiro Locução: Irene Leite Adaptação e Edição: Irene Leite