Avançar para o conteúdo principal

Franz Ferdinand em Modo Pop



 São quatro. São escoceses. Enérgicos e sedentos de música. Chegaram em 2002 e rapidamente ganharam coragem para nos pedirem: “Take Me Out”. Sim. São eles! Os incríveis. Os incansáveis. Os únicos: Franz Ferdinand.
Texto de Ana Luísa Silva

Os membros dos Franz Ferdinand tocaram em várias bandas durante os anos 90 até se juntarem. Em 2003 o grupo assinou contrato com a editora Domino Records. A banda gravou um EP , mas foi apenas editado no final do ano.

2004 marca uma mudança no rumo da banda. Emigram para a Suécia e foram de malas e bagagens visto terem mudado de editora. Gula Studios ajuda-os a gravar o seu álbum de estreia. Em Janeiro de 2004, o single Take me Out alcançou o 3º lugar nos tops britânicos. 

Em Setembro de 2004, o álbum foi premiado com o Mercury Music Prize e 2005 marca a entrada dos Ferdinand para o mítico jogo “Guitar Hero”.

A banda passou uma grande parte de 2005 em estúdio a trabalhar no álbum You Could Have So Much Better. O desenho da capa do novo trabalho foi inspirado no retrato de Alexander Rodchenko de 1924. Após a aclamação da crítica de estreia, o álbum foi bem recebido pela imprensa, sendo visto como um registo de igual ou melhor qualidade que o de estreia. Alcançou o 1º lugar da UK Album Charts e o oitavo nos EUA.

Em 2009 a banda lançou o seu terceiro álbum, Tonight: Franz Ferdinand. O primeiro single Ulysses, conseguiu alcançar um grande número de fãs no YouTube. Já o segundo No You Girls fez sucesso tanto nos gráficos de posições, como na rádio havendo uma curiosa história por detrás. Segundo Alex Kapranos (vocalista) esta música, que é sobre uma rapariga que o líder da banda havia beijado anos antes, vai de encontro a uma outra faixa chamada “Katherine Kiss Me”. 





Kapranos garante que são duas versões do mesmo acontecimento. Uma tem por base o exagero para que tudo soe bem entre os amigos. A outra… Bom, a outra é mais vulnerável e talvez a verdadeira versão da história.

Para já os meninos bem comportados da Escócia não têm quaisquer concertos programados para 2011 mas nada que eles não possam mudar.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Foto da Semana

Iggy Pop Foto:Annie Leibovitz

Sitiados no Luso Vintage

Link da imagem


Sob a égide de João Aguardela, um talento musical falecido em 2009, nasceu nos finais dos anos 80 uma banda que trouxe para o panorama do rock português a música tradicional. Os Sitiados marcaram (e ainda conquistam) gerações, com novos sons e sobretudo, muito talento e atitude.



Por Gabriela Chagas


O tema “Esta vida de marinheiro” (vendeu mais de 40 mil cópias) é um dos exemplos desse novo som da década. Desapareceram em 2000 , mas deixaram-nos a sua herança. Sitiados, a banda hoje em destaque no Lusovintage do Som à Letra foi beber à tendência sonora dos irlandeses The Pogues.


José Resende (Guitarra), João Aguardela (Voz) e Mário Miranda (Baixo), todos eles ex-Meteoros, juntaram-se assim ao baterista Fernando Fonseca.

À semelhança de outras bandas emblemáticas dos anos 80, os Sitiados também marcaram presença no Rock Rendez Vous. Dinamizados por João Aguardela, concorrem ao 5º Concurso de Música Moderna do Rock Rendez-Vouz e ficam em 2º lugar, atrás da banda do seu primo Ar…

Cesário Verde

 Link da imagem
Poeta pintor, poeta repórter

Cesário Verde é um poeta do século XIX que se enquadra na estética realista, ainda que nas suas produções poéticas esteja presente a influência de outras correntes como o Parnasianismo, o Impressionismo e o Surrealismo. Para o autor, o mundo externo conta de modo pimacial , e é através da "descrição" deste mundo (mutável e miscelâneo) que lhe podemos conferir a designação do poeta repórter e poeta pintor.

Por Irene Leite 


Recorrendo ao poema ,  "Num Bairro Moderno" , podemos confirmar esse gosto pela descrição: "Dez horas da manhã; uma casa apalaçada ; pelos jardins estancam-se as nascentes". Ao descrever e relatar esta paisagem , o autor recorre à técnica cinematográfica do corte e da montagem de acontecimentos justapostos, ressaltando-se o seu carácter deambulatório , o que nos leva à conclusão de que Cesário Verde é um poeta repórter. 


No entanto, a sua poesia caracteriza-se também pela existência de uma …