São quatro. São escoceses. Enérgicos e sedentos de música. Chegaram em 2002 e rapidamente ganharam coragem para nos pedirem: “Take Me Out”. Sim. São eles! Os incríveis. Os incansáveis. Os únicos: Franz Ferdinand.
Texto de Ana Luísa Silva
Os membros dos Franz Ferdinand tocaram em várias bandas durante os anos 90 até se juntarem. Em 2003 o grupo assinou contrato com a editora Domino Records. A banda gravou um EP , mas foi apenas editado no final do ano.
2004 marca uma mudança no rumo da banda. Emigram para a Suécia e foram de malas e bagagens visto terem mudado de editora. Gula Studios ajuda-os a gravar o seu álbum de estreia. Em Janeiro de 2004, o single Take me Out alcançou o 3º lugar nos tops britânicos.
Em Setembro de 2004, o álbum foi premiado com o Mercury Music Prize e 2005 marca a entrada dos Ferdinand para o mítico jogo “Guitar Hero”.
A banda passou uma grande parte de 2005 em estúdio a trabalhar no álbum You Could Have So Much Better. O desenho da capa do novo trabalho foi inspirado no retrato de Alexander Rodchenko de 1924. Após a aclamação da crítica de estreia, o álbum foi bem recebido pela imprensa, sendo visto como um registo de igual ou melhor qualidade que o de estreia. Alcançou o 1º lugar da UK Album Charts e o oitavo nos EUA.
Em 2009 a banda lançou o seu terceiro álbum, Tonight: Franz Ferdinand. O primeiro single Ulysses, conseguiu alcançar um grande número de fãs no YouTube. Já o segundo No You Girls fez sucesso tanto nos gráficos de posições, como na rádio havendo uma curiosa história por detrás. Segundo Alex Kapranos (vocalista) esta música, que é sobre uma rapariga que o líder da banda havia beijado anos antes, vai de encontro a uma outra faixa chamada “Katherine Kiss Me”.
Kapranos garante que são duas versões do mesmo acontecimento. Uma tem por base o exagero para que tudo soe bem entre os amigos. A outra… Bom, a outra é mais vulnerável e talvez a verdadeira versão da história.
Para já os meninos bem comportados da Escócia não têm quaisquer concertos programados para 2011 mas nada que eles não possam mudar.
Comentários
Enviar um comentário