Avançar para o conteúdo principal

Destaque



“Por vezes a música é a única forma de melhorar a vida”


Janis Joplin




Se há vozes que, no universo musical, carregam consigo um nítido traço distintivo, uma delas será sem dúvida a de Janis Joplin. Irrequieta, provocadora, inconformada, decadente e com uma autenticidade inocente em palco, a cantora e compositora foi um símbolo de entrega incondicional à música que interpretou.

Por Luis Vendeirinho


Janis Lyn Joplin bebeu desde jovem as influências dos blues, texana nascida em Port Arthur a 19 de Janeiro de 1943. Começou por cantar no coro da terra natal e, já na Universidade, em Austin, cantava blues e folk com os amigos adolescentes. 

A influência da Beat Generation, que se via representada por escritores como Jack Kerouac e Allen Ginsberg na década de 50, foi decisiva no modo de estar de Janis Joplin. A rejeição dos valores tradicionais, a liberdade sexual, a experiência das drogas e a propensão para a filosofia oriental eram comuns à geração beat. A carreira da artista, propriamente dita, começou em 1963, em S. Francisco como cantora folk.

A primeira banda a que Janis Joplin ficou ligada, já residente em S. Francisco, foi a Big Brother & the Holding Company. Depois do sucesso no Festival de Monterey, o álbum Cheap Thrills acabou por consagrar a cantora enquanto integrava o grupo. É de realçar que a capa do álbum Cheap Thrills (“emoções baratas”) foi eleita pelos leitores da Rolling Stone como a nona  melhor capa de todos os tempos, um ícone da arte underground.




A discografia de Janis Joplin será tão importante quanto curta. Dos seis álbuns da cantora, três foram editados postumamente. Os dois primeiros são do tempo da parceria com os Big Brother, enquanto o terceiro premiou o grupo que a vocalista formou com o nome Kozmic Blues Band, em 1969. Temas inesquecíveis como Me and Bobby McGee e Cry Baby fizeram já parte do disco Pearl (1971), com a Full Tilt Boogie Band, e que viu a luz do dia seis meses após a morte de Janis. Joplin: in concert é editado em 1972 e Live at Winterland ’68 homenageia já em 1999 os velhos tempos da Big Brother.



O momento de Janis Joplin, em que teve o seu público mais vasto ao vivo, no ambiente que era o seu, poderá ter sido o sábado 16 de Agosto de 1969. No Festival de Woodstock cantou os seus dez temas, num épico epitáfio da curta vida, sobre o palco a que nesse dia, entre outros, subiram também Carlos Santana, os Creedence Clearwater Revival e os The Who.



Em 1979 foi dedicada a Janis Joplin uma singular forma de celebrar a sua carreira, a sua música e o seu desalento perante o mundo. Estreou-se o filme The Rose, em que o papel de Janis foi interpretado por Bette Midler, numa tentativa de assinalar a breve passagem da cantora e da mulher frenética pelos palcos do mundo.



Janis Joplin não resistiu à sua derradeira dose de heroína, vindo a morrer em Los Angeles no dia 4 de Outubro de 1970. E as suas cinzas, deitadas ao mar, não levaram com elas nem o talento da artista, nem o sorriso que todos aqueles que a conheceram não esquecem.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Roquivários no Luso Vintage

Link da imagem O início da década de 80 ficou marcado pelo aparecimento de diversas bandas rock no panorama nacional. A causa foi o estrondoso sucesso do álbum de estreia de Rui Veloso “Ar de Rock” que abriu caminho para novas bandas emergirem. Umas singraram na cena musical, até aos dias de hoje, caso é dos Xutos & Pontapés, UHF ou GNR, enquanto outras ficaram pelo caminho, após algum sucesso inicial. Destas destacam-se os Roquivários que encontraram no tema “Cristina” o seu maior êxito junto do público.    Por Carmen Gonçalves A banda formou-se em 1981 no seguimento do “boom” da cena rock, sob o nome original de “Rock e Varius”. Esta designação pretendia reflectir as influências musicais que passavam por vários estilos, não se cingindo apenas ao rock puro e duro. A música pop, o reggae e o ska eram variantes fáceis de detectar no seu som, e que marcaram o disco de estreia , “Pronto a Curtir”, editado em 1981.   Apesar de a crítica ter sido dura com o trabalho

Pedro e os Apóstolos no Luso Vintage

Link da imagem O gosto pela música é universal, “Mesmo para quem não é Crente”, como diria Pedro e os Apóstolos, uma banda nascida em 1992 e que hoje tem o seu momento na rubrica Luso vintage do Som à Letra. Por Gabriela Chagas Pedro de Freitas Branco, um cantor, compositor e escritor português , que a par deste projecto ficou também conhecido por ter sido co-autor de uma colecção de aventuras juvenis, "Os Super 4", é o Pedro da história.   Reza a história que tudo começou numa tarde de Fevereiro de 1992, numas águas furtadas de Lisboa. O apóstolo Gustavo pegou nas congas, o apóstolo Soares ligou o baixo a um pequeno amplificador de guitarra, e o apóstolo Pedro agarrou na guitarra acústica. Não pararam mais nos quatro anos seguintes. Em 92 produziram eles próprios um concerto de apresentação aos jornalistas e editoras discográficas em Lisboa que despertou o interesse das rádios , que acreditaram no grupo. Em Julho de 1996 gravaram o seu primeiro disco, “Mesmo para

Espaço "Rock em Portugal"

Carlos Barata é membro da Ronda dos Quatro Caminhos, uma banda de recriação da música tradicional portuguesa, que dispensa apresentações. Nos anos 70 do século XX foi vocalista dos KAMA- SUTRA, uma banda importantíssima, que, infelizmente, não deixou nada gravado. Concedeu-nos esta entrevista. Por Aristides Duarte  P: Como era a cena Rock portuguesa, nos anos 70, quando era vocalista dos Kama - Sutra e quais as bandas de Rock por onde passou?   R: Eu nasci em Tomar, terra que, por razões várias, sempre teve alguma vitalidade musical. Aí comecei com um grupo chamado “Os Inkas” que depois se transformou na “Filarmónica Fraude” com quem eu gravei a “Epopeia”, seu único LP. Quando posteriormente fui morar para Almada fui para um grupo chamado Ogiva, já com o Gino Guerreiro que foi depois meu companheiro nas três formações do Kama -Sutra. São estas as formações mais salientes a que pertenci embora pudesse acrescentar, para um retrato completo, outras formações de mais curt