Avançar para o conteúdo principal

Peixe : Avião no Inovaluso

 Link da imagem

Ainda estão a dar os primeiros passos, mas com Som e Letra de qualidade na bagagem, suficientes para contar uma estória. Chamam-se Peixe:Avião, e o tema “no jogo da quimera” é o cartão de visita para o Inovaluso desta semana.

Por Gabriela Chagas

A pele ruboriza

Uma febre de morte

Como cruel quimera

Que pelos ombros segura

É assim que começa um dos últimos sucessos da banda bracarense Peixe: Avião. André Covas (guitarras e sintetizador), José Figueiredo (baixo e mellotron), Luís Fernandes (guitarras e electrónica), Pedro Oliveira (bateria e percussão) e Ronaldo Fonseca (voz e sintetizador) são os responsáveis por esta formação.

Ainda pouco mediática,  mas a trilhar um caminho consistente, esta banda tem vindo a conquistar o seu próprio espaço no panorama musical português. Som a som, letra a letra. Com sentido. E a pele ruboriza mesmo…

“No jogo da Quimera” é o primeiro single do segundo álbum de originais da banda intitulado “Madrugada”, mais um sucesso de um grupo nascido há três anos.

A banda constituiu-se em Braga no verão de 2007, arrancando assim com um EP “Finjo a fazer de conta feito peixe: avião” e depressa tornou-se apetecível para integrar a colectânea “novos talentos FNAC” em 2008.

À semelhança de outros grupos  e músicos que integram estas colectâneas , aos Peixe:avião foi dada a possibilidade de gravar um primeiro álbum de longa duração . O resultado: o registo 40.02.

A crítica gostou do trabalho e os festivais apostaram neles também. Super Bock em stock 2008 convidou-os assim como o fez a FNAC para a comemoração do seu 10º aniversário em Portugal, no Pavilhão Atlântico.

Esta banda de género pop/rock electrónico entrou na senda do sucesso e com uma maturidade anotada desde o início.

O primeiro álbum foi considerado o disco do ano para a RUC e o quinto disco de 2008 para os leitores da revista Blitz . O segundo trabalho editado em 2010 vai pelo mesmo caminho.

 "Madrugada", o sucessor de "40.02" foi gravado e co-produzido nos estúdios Valentim de Carvalho por Nélson Carvalho e chegou às lojas em Setembro de 2010.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pedro e os Apóstolos no Luso Vintage

Link da imagem O gosto pela música é universal, “Mesmo para quem não é Crente”, como diria Pedro e os Apóstolos, uma banda nascida em 1992 e que hoje tem o seu momento na rubrica Luso vintage do Som à Letra. Por Gabriela Chagas Pedro de Freitas Branco, um cantor, compositor e escritor português , que a par deste projecto ficou também conhecido por ter sido co-autor de uma colecção de aventuras juvenis, "Os Super 4", é o Pedro da história.   Reza a história que tudo começou numa tarde de Fevereiro de 1992, numas águas furtadas de Lisboa. O apóstolo Gustavo pegou nas congas, o apóstolo Soares ligou o baixo a um pequeno amplificador de guitarra, e o apóstolo Pedro agarrou na guitarra acústica. Não pararam mais nos quatro anos seguintes. Em 92 produziram eles próprios um concerto de apresentação aos jornalistas e editoras discográficas em Lisboa que despertou o interesse das rádios , que acreditaram no grupo. Em Julho de 1996 gravaram o seu primeiro disco, “Mesmo para ...

Citizen Kane na Máquina do Tempo

Link da imagem Texto original: Miguel Ribeiro Locução: Irene Leite Adaptação e Edição: Irene Leite