Avançar para o conteúdo principal

The girls na Dança do Som



Link da imagem 

Ao contrário do que seria expectável, o grupo The Girls é formado unicamente por elementos do sexo masculino (e não, afirmam não ser de orientação gay). Conheceram-se na Carnegie Melon University (CMU) em Pittsburgh no ano de caloiros e partilham, entre outras coisas, o gosto pelas sonoridades dos Radiohead, Pixies ou They Might Be Giants. É caso para dizer que vale a pena investir na educação!

Por Susana Terra

Ram Subramaniam (voz, guitarra, teclados), Ben Hollis (baixo, voz), Greg Gillotti (guitarra, percussão auxiliar, acordeão) e Aaron Tarnow (percussão, saxofone, voz) formaram em Novembro de 2001 o grupo The Girls, cujo nome foi inspirado na canção “Pray for the Girls”, dos Pixies.

Numa entrevista com a banda, em 2002, afirmaram cozinhar bolos que são distribuídos pela audiência…uma estratégia invulgar mas que sem sombra de dúvidas conquista o público - "we like to give you candy!".

Dos corredores do dormitório da CMU resta a barulhenta recordação dos múltiplos ensaios e dos instrumentos aos trambolhões pelos corredores. Para compensar os restantes habitantes do dormitório pelo barulho por vezes não muito bonito, os The Girls…cozinhavam bolos!

Lançaram em 2002 o EP “Nuts about You” e posteriormente o álbum “Seraphim & Saccharine”, tendo entretanto participado em diversos concursos de bandas da CMU e dado vários concertos no campus universitário e redondezas, especialmente no “Underground”, que em 2002 registou intensa actividade tendo em conta os concertos quase semanais do grupo. Primavam sobretudo pela boa disposição e por um sentido de humor apurado, transposto para as letras das músicas e grafismo dos cartazes dos concertos.

Quem disse que o mundo universitário é enfadonho?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Roquivários no Luso Vintage

Link da imagem O início da década de 80 ficou marcado pelo aparecimento de diversas bandas rock no panorama nacional. A causa foi o estrondoso sucesso do álbum de estreia de Rui Veloso “Ar de Rock” que abriu caminho para novas bandas emergirem. Umas singraram na cena musical, até aos dias de hoje, caso é dos Xutos & Pontapés, UHF ou GNR, enquanto outras ficaram pelo caminho, após algum sucesso inicial. Destas destacam-se os Roquivários que encontraram no tema “Cristina” o seu maior êxito junto do público.    Por Carmen Gonçalves A banda formou-se em 1981 no seguimento do “boom” da cena rock, sob o nome original de “Rock e Varius”. Esta designação pretendia reflectir as influências musicais que passavam por vários estilos, não se cingindo apenas ao rock puro e duro. A música pop, o reggae e o ska eram variantes fáceis de detectar no seu som, e que marcaram o disco de estreia , “Pronto a Curtir”, editado em 1981.   Apesar de a crítica ter sido dura com o trabalho

Pedro e os Apóstolos no Luso Vintage

Link da imagem O gosto pela música é universal, “Mesmo para quem não é Crente”, como diria Pedro e os Apóstolos, uma banda nascida em 1992 e que hoje tem o seu momento na rubrica Luso vintage do Som à Letra. Por Gabriela Chagas Pedro de Freitas Branco, um cantor, compositor e escritor português , que a par deste projecto ficou também conhecido por ter sido co-autor de uma colecção de aventuras juvenis, "Os Super 4", é o Pedro da história.   Reza a história que tudo começou numa tarde de Fevereiro de 1992, numas águas furtadas de Lisboa. O apóstolo Gustavo pegou nas congas, o apóstolo Soares ligou o baixo a um pequeno amplificador de guitarra, e o apóstolo Pedro agarrou na guitarra acústica. Não pararam mais nos quatro anos seguintes. Em 92 produziram eles próprios um concerto de apresentação aos jornalistas e editoras discográficas em Lisboa que despertou o interesse das rádios , que acreditaram no grupo. Em Julho de 1996 gravaram o seu primeiro disco, “Mesmo para

REM no vídeo do mês

 Link da imagem Decorria o ano de 1985 quando pela primeira vez se ouviu o tema “Bad Day” num concerto dos REM em Nova Iorque. Contudo , só 18 anos mais tarde foi editado, tendo surgido na compilação de 2003, “In Time: The Best of REM 1988-2003”. Ainda que originalmente produzida em meados da década de 80, esta música manteve-se actual, tanto no som, como na letra crítica à sociedade americana. Por Carmen Gonçalves Originalmente dominado de “PSA”, uma abreviatura para “Public Service Announcement”, este tema surgiu como uma crítica às políticas do presidente dos Estados Unidos, Ronald Regan. Embora não tenha sido editado, foi o mote para o lançamento em 1987 de “ It's the End of the World as We Know It (And I Feel Fine) ”, um tema com uma cadência similar, que teve um estrondoso sucesso. A parecença dos dois temas não se centra só na letra cáustica de crítica à sociedade americana. Ao escutarmos o ritmo e a sonoridade de ambas, não se pode deixar de verificar as