Avançar para o conteúdo principal

TV on The Radio na Dança do Som


Se lhe falar em Tv On the Radio, aposto que começa logo a sentir uma energia sinceramente electrizante e duradoura. À mistura sente as batidas do rock e os riffs de guitarra. Já entrou na onda? Então relaxe porque vou contar-lhe uma história. E os Tv On the Radio fazem parte dela. 

Por Ana Luísa Silva 

Se a sua  onda passa por  misturas post-punk, com sons electrónicos e outros elementos atmosféricos com uma boa "rockalhada" à mistura então acredite que os Tv On the Radio são o ideal para si. O vocalista Tunde Adebimpe e o multi instrumentalista e produtor David Andrew Sitek nasceram um para o outro. Ambos visionários e músicos, os Tv On the Radio só fazem sentido com eles incluídos. Mas se acha que os dois têm background académico em música enganou-se redondamente. Estão ligados à arte sim, mas à sétima arte. Adebimpe estudou animação stop-motion em Nova Iorque tendo participado, juntamente com Sitek, na produção do vídeo “Pin” dos também eles únicos Yeah Yeah Yeahs.

Mas antes de todas estas maravilhas acontecerem, o duo não se conhecia. E esse encontro aconteceu quando Sitek mudou -se para o edifício onde Adebimpe tinha um apartamento. Cada um deles gravava música individualmente até que se aperceberam que, se juntassem os trapinhos, as coisas iriam dar certo. Foi assim que Jason, o irmão de Sitek, começou a tocar bateria e outros instrumentos com o duo durante as gravações, o que resultou num cd com 24 faixas. 

Jason Sitek abandonou a banda, mas por muito pouco tempo, e voltou para gravarem o EP “Young Liars” em 2003, que contou igualmente com a participação dos elementos dos Yeah Yeah Yeahs Brian Chase e Nick Zinner.

Após o EP estar completo, os TV on the Radio recrutaram Kyp Malone para ser vocalista e guitarrista e, em 2004, lançam “Desperate Youth, Blood Thirsty Babes”, que devido ao enorme sucesso, manteve a banda ocupada o resto do ano, obrigando-os a embarcar em digressões com os The Faint e os The Pixies. Nesse Outono, os TV lançaram o EP New Health Rock e alcançaram o Shortlist Prize.

Em 2005 a banda continua atarefada com digressões e quando regressam, põem logo as mãos na massa e começam a preparar o segundo álbum. Em 2006 assinaram com a 4AD para uma distribuição europeia dos álbuns e voltam à  carga com o álbum “Return to Cookie Mountain”, que além de ter contado com a presença do muito ilustre David Bowie, contém o single “Wolf like Me” que consegue transpor todas as energias electrizantes e rock de que os TV são famosos. 



A banda lança em 2008 “Dear Science” e opta por uma pausa na comunhão. Sitek forma um projecto pop com Maximum Ballon e lançam em 2010 um EP. No início deste ano e após este acontecimento, a banda volta à carga com o quinto álbum,  “Nine Types of Light”.

Mas nem tudo são boas notícias. Esta quarta-feira faleceu  o baixista do grupo, Gerard Smith, aos 34 anos. Segundo o site Iol Música, o músico travava uma luta contra um cancro nos pulmões e estava a receber tratamento desde Março, altura em que o grupo anunciou que Smith não participaria na digressão de apresentação ao novo álbum, «Nine Types of Light».

Depois de anunciada esta perda , o grupo cancelou os cinco concertos agendados para os próximos dias nos EUA. A 9 de Julho os TV on The Radio têm encontro marcado por cá, no Optimus Alive!11 , em Algés.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Roquivários no Luso Vintage

Link da imagem O início da década de 80 ficou marcado pelo aparecimento de diversas bandas rock no panorama nacional. A causa foi o estrondoso sucesso do álbum de estreia de Rui Veloso “Ar de Rock” que abriu caminho para novas bandas emergirem. Umas singraram na cena musical, até aos dias de hoje, caso é dos Xutos & Pontapés, UHF ou GNR, enquanto outras ficaram pelo caminho, após algum sucesso inicial. Destas destacam-se os Roquivários que encontraram no tema “Cristina” o seu maior êxito junto do público.    Por Carmen Gonçalves A banda formou-se em 1981 no seguimento do “boom” da cena rock, sob o nome original de “Rock e Varius”. Esta designação pretendia reflectir as influências musicais que passavam por vários estilos, não se cingindo apenas ao rock puro e duro. A música pop, o reggae e o ska eram variantes fáceis de detectar no seu som, e que marcaram o disco de estreia , “Pronto a Curtir”, editado em 1981.   Apesar de a crítica ter sido dura com o trabalho

Pedro e os Apóstolos no Luso Vintage

Link da imagem O gosto pela música é universal, “Mesmo para quem não é Crente”, como diria Pedro e os Apóstolos, uma banda nascida em 1992 e que hoje tem o seu momento na rubrica Luso vintage do Som à Letra. Por Gabriela Chagas Pedro de Freitas Branco, um cantor, compositor e escritor português , que a par deste projecto ficou também conhecido por ter sido co-autor de uma colecção de aventuras juvenis, "Os Super 4", é o Pedro da história.   Reza a história que tudo começou numa tarde de Fevereiro de 1992, numas águas furtadas de Lisboa. O apóstolo Gustavo pegou nas congas, o apóstolo Soares ligou o baixo a um pequeno amplificador de guitarra, e o apóstolo Pedro agarrou na guitarra acústica. Não pararam mais nos quatro anos seguintes. Em 92 produziram eles próprios um concerto de apresentação aos jornalistas e editoras discográficas em Lisboa que despertou o interesse das rádios , que acreditaram no grupo. Em Julho de 1996 gravaram o seu primeiro disco, “Mesmo para

REM no vídeo do mês

 Link da imagem Decorria o ano de 1985 quando pela primeira vez se ouviu o tema “Bad Day” num concerto dos REM em Nova Iorque. Contudo , só 18 anos mais tarde foi editado, tendo surgido na compilação de 2003, “In Time: The Best of REM 1988-2003”. Ainda que originalmente produzida em meados da década de 80, esta música manteve-se actual, tanto no som, como na letra crítica à sociedade americana. Por Carmen Gonçalves Originalmente dominado de “PSA”, uma abreviatura para “Public Service Announcement”, este tema surgiu como uma crítica às políticas do presidente dos Estados Unidos, Ronald Regan. Embora não tenha sido editado, foi o mote para o lançamento em 1987 de “ It's the End of the World as We Know It (And I Feel Fine) ”, um tema com uma cadência similar, que teve um estrondoso sucesso. A parecença dos dois temas não se centra só na letra cáustica de crítica à sociedade americana. Ao escutarmos o ritmo e a sonoridade de ambas, não se pode deixar de verificar as