Avançar para o conteúdo principal

The Gift no Luso Vintage



Link da imagem

The Gift: Uma Explosão de Cores

Desde a edição de “Vinyl”, em 1998, que os The Gift foram conquistando um lugar de referência no panorama da música nacional. Em 2001 confirmaram o sucesso com o lançamento de “Film”, mas foi em 2004 que arrebataram o público com a edição de “AM/FM”, um dos melhores álbuns da electro-pop feito em Portugal. Regressaram este anos  com “Explode”, cuja apresentação teve lugar em cinco concertos em pleno coração de Lisboa, no Tivoli.  

Por Carmen Gonçalves

Após sete anos desde o lançamento do último registo de originais, os portugueses The Gift regressaram em Fevereiro aos álbuns , com a edição de “Explode”. Esta edição contou, numa primeira fase, apenas com a versão digital do álbum que a banda de Alcobaça disponibilizou no seu site pelo valor que quisessem dar pelo mesmo.  

Gravado em Madrid, este disco conta com a produção de Ken Nelson, revelando ser um registo mais eléctrico e mais cru que os anteriores. Os arranjos electrónicos e as orquestrações dão lugar a uma vertente musical mais pop, como se pode escutar no tema de avanço “RGB”.

  The Gift - RGB by iHugo

As novas cores de “Explode” apontam para um novo rumo da banda. Em entrevista à revista “Vidas” do jornal “Correio da Manhã”, Nuno Gonçalves refere: “Em todos os discos sempre tentámos acompanhar os sinais dos tempos. Não fazia sentido os The Gift, em 2011, soarem os The Gift de 1998” (…) O compositor é o mesmo, os músicos são os mesmos e a vocalista é a mesma, mas era importante para nós continuar a abrir as portas do alternativo”.  

Depois do êxito da edição do registo ao vivo “Fácil de Entender” de 2006, que compila os temas mais marcantes dos The Gift até então, “Explode” consegue bater esse sucesso, tendo entrado directamente para o top de vendas nacional. 

Com concertos já agendados para a apresentação deste novo trabalho, 2011 promete ser um ano em cheio para os The Gift. Relembra-se que também irão estar presentes no Festival Super Bock Super Rock, subindo ao palco principal no dia 15 de Julho.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pedro e os Apóstolos no Luso Vintage

Link da imagem O gosto pela música é universal, “Mesmo para quem não é Crente”, como diria Pedro e os Apóstolos, uma banda nascida em 1992 e que hoje tem o seu momento na rubrica Luso vintage do Som à Letra. Por Gabriela Chagas Pedro de Freitas Branco, um cantor, compositor e escritor português , que a par deste projecto ficou também conhecido por ter sido co-autor de uma colecção de aventuras juvenis, "Os Super 4", é o Pedro da história.   Reza a história que tudo começou numa tarde de Fevereiro de 1992, numas águas furtadas de Lisboa. O apóstolo Gustavo pegou nas congas, o apóstolo Soares ligou o baixo a um pequeno amplificador de guitarra, e o apóstolo Pedro agarrou na guitarra acústica. Não pararam mais nos quatro anos seguintes. Em 92 produziram eles próprios um concerto de apresentação aos jornalistas e editoras discográficas em Lisboa que despertou o interesse das rádios , que acreditaram no grupo. Em Julho de 1996 gravaram o seu primeiro disco, “Mesmo para ...

Citizen Kane na Máquina do Tempo

Link da imagem Texto original: Miguel Ribeiro Locução: Irene Leite Adaptação e Edição: Irene Leite

Aqui D´el Rock no Luso Vintage

Play Hard, die young   Link da imagem  Chegaram. Reinvidicaram.Terminaram. Foi assim o percurso dos Aqui D`el Rock, curto mas intenso. O grupo , formado há 34 anos,  fez escola no punk e acabou a fazer história no Boom do rock português nos anos 80. Para recordar no Luso Vintage desta semana.  Por Gabriela Chagas              Aqui d´el Rock viveu rápido e bem. Assim o descreve um dos seus membros, Óscar, a voz. “Nunca houve a questão de fazer uma carreira, uma repetição, um enjoo”, reforça.             Em conversa com o Som à Letra, Óscar explica que este grupo, que nasceu em 1977, acabou por ser reclamado pelo Punk, ficando mais próximo do punk de raiz americana do que do punk arty de raíz inglesa.  Uma caracterização que afirma ter sido reforçada recentemente com um comentário que leu numa publicação inglesa.      O...