Avançar para o conteúdo principal

Broken Social Scene em Modo Pop


Experimentalismo, uma pitada de pop e uma dose de indie constituem os Broken Social Scene , grupo esta semana em modo pop. 

Por  Susana Terra 
Originalmente publicado a 07/12/2010

Os Broken Social Scene emergem na criativa cidade de Toronto, berço do movimento indie canadiano que agrega nomes como Death from Above 1979, Arcade Fire, Wolf Parade, entre outras. 

Formados em 1999 por Kevin Drew e Brendan Canning, a que se juntaram Leslie Feist, Evan Cranley, Andrew Whiteman e Justin Peroff, só em 2001 os Broken Social Scene editam o seu primeiro álbum – “Feel Good Lost”. Dois anos passados, durante a gravação do segundo disco “You Forgot It In People” (2003) a banda cresce (literalmente…) ao integrar mais seis elementos. 

Tendo adoptado esse formato de “big band”, com uma formação flutuante que por vezes ultrapassa a dezena de músicos em palco, os Broken Social Scene apresentam sonoridades latas – experimentalismo q.b., algum shoegaze, uma pitada de pop e uma boa dose indie e teremos a receita do sucesso da banda. Parte da receita assenta, claro está, na diversidade de artistas e participações de vários músicos oriundos de projectos como Feist, Pavement, Death from Above 1979, etc.

 Foi com "You Forgot It In People" que os Broken Social Scene conquistaram o Juno Award de Melhor Disco Alternativo do ano. Seguiu-se o álbum de estúdio homónimo em 2005, que consolida o papel e importância dos Broken Social Scene no panorama alternativo actual e só cinco anos mais tarde é gravado o seu sucessor "Forgiveness Rock Record" (2010), em jeito de pedido de desculpas formal aos fãs pelo prolongado interregno. Ainda assim, em 2007 e 2008 dois dos membros fundadores (Kevin Drew e Brendan Canning) lançam os seus álbuns a solo sob a égide "Broken Social Scene Presents...".

No passado mês de Novembro os Broken Social Scene estiveram em Lisboa e no Porto para apresentar o seu mais recente álbum de originais. E quem lá esteve em nada se arrependeu.

Abrindo apetites:

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sitiados no Luso Vintage

Link da imagem


Sob a égide de João Aguardela, um talento musical falecido em 2009, nasceu nos finais dos anos 80 uma banda que trouxe para o panorama do rock português a música tradicional. Os Sitiados marcaram (e ainda conquistam) gerações, com novos sons e sobretudo, muito talento e atitude.



Por Gabriela Chagas


O tema “Esta vida de marinheiro” (vendeu mais de 40 mil cópias) é um dos exemplos desse novo som da década. Desapareceram em 2000 , mas deixaram-nos a sua herança. Sitiados, a banda hoje em destaque no Lusovintage do Som à Letra foi beber à tendência sonora dos irlandeses The Pogues.


José Resende (Guitarra), João Aguardela (Voz) e Mário Miranda (Baixo), todos eles ex-Meteoros, juntaram-se assim ao baterista Fernando Fonseca.

À semelhança de outras bandas emblemáticas dos anos 80, os Sitiados também marcaram presença no Rock Rendez Vous. Dinamizados por João Aguardela, concorrem ao 5º Concurso de Música Moderna do Rock Rendez-Vouz e ficam em 2º lugar, atrás da banda do seu primo Ar…

Foto da Semana

Iggy Pop Foto:Annie Leibovitz

Cesário Verde

 Link da imagem
Poeta pintor, poeta repórter

Cesário Verde é um poeta do século XIX que se enquadra na estética realista, ainda que nas suas produções poéticas esteja presente a influência de outras correntes como o Parnasianismo, o Impressionismo e o Surrealismo. Para o autor, o mundo externo conta de modo pimacial , e é através da "descrição" deste mundo (mutável e miscelâneo) que lhe podemos conferir a designação do poeta repórter e poeta pintor.

Por Irene Leite 


Recorrendo ao poema ,  "Num Bairro Moderno" , podemos confirmar esse gosto pela descrição: "Dez horas da manhã; uma casa apalaçada ; pelos jardins estancam-se as nascentes". Ao descrever e relatar esta paisagem , o autor recorre à técnica cinematográfica do corte e da montagem de acontecimentos justapostos, ressaltando-se o seu carácter deambulatório , o que nos leva à conclusão de que Cesário Verde é um poeta repórter. 


No entanto, a sua poesia caracteriza-se também pela existência de uma …