Avançar para o conteúdo principal

Samuel Úria no Inovaluso




Samuel Úria foi lançado em 2003 pela FlorCaveira, uma editora portuguesa independente que encerrou recentemente , também conhecida por promover B Fachada ou os Diabo na Cruz.

Por Júlia Rocha 

O Caminho Ferroviário Estreito em 2003 foi o primeiro álbum de Samuel Úria. Reunia 15 canções originais. Mas Samuel acabou por tornar -se um objecto de culto quando o público o descobriu em 2008. Lançou o EP "Samuel Úria" ,  em 2007 e em 2009, o seu mais recente trabalho, "Nem Lhe Tocava". 

Nos seis anos que separaram o primeiro do terceiro álbum, podemos dizer que Úria amadureceu. Nestes seis anos, a sua editora também mudou . Os seus artistas começaram a esgotar salas e a actuar em festivais. Relembro que no início a FlorCaveira era bastante independente e trabalhava nos circuitos menos comerciais e conhecidos pelo público em geral. 

Samuel Úria é professor de Educação Visual, o que já lhe permitiu viver em algumas cidades portuguesas, permitindo-lhe retratar este nomadismo no seu primeiro álbum. Agora, com 31 anos, diz que "Nem Lhe Tocava" é fruto de uma estabilidade artística e mesmo da sua própria vida. O álbum é produzido por Tiago Guillul, e conta com a participação dos B Fachada, entre outros artistas. O Som à Letra deixa-lhe neste InovaLuso palavras que Jacinto Lucas Pires escreveu sobre Samuel: “Se António fundia Braga e Nova Iorque, Samuel atravessa Dylan e Paião, Vitorino e Waits. Se Variações soube pôr mundo no Minho, Úria põe este mundo no outro, e o outro neste, e tudo em breves canções orelhudas.”

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Citizen Kane na Máquina do Tempo

Link da imagem Texto original: Miguel Ribeiro Locução: Irene Leite Adaptação e Edição: Irene Leite

Aqui D´el Rock no Luso Vintage

Play Hard, die young   Link da imagem  Chegaram. Reinvidicaram.Terminaram. Foi assim o percurso dos Aqui D`el Rock, curto mas intenso. O grupo , formado há 34 anos,  fez escola no punk e acabou a fazer história no Boom do rock português nos anos 80. Para recordar no Luso Vintage desta semana.  Por Gabriela Chagas              Aqui d´el Rock viveu rápido e bem. Assim o descreve um dos seus membros, Óscar, a voz. “Nunca houve a questão de fazer uma carreira, uma repetição, um enjoo”, reforça.             Em conversa com o Som à Letra, Óscar explica que este grupo, que nasceu em 1977, acabou por ser reclamado pelo Punk, ficando mais próximo do punk de raiz americana do que do punk arty de raíz inglesa.  Uma caracterização que afirma ter sido reforçada recentemente com um comentário que leu numa publicação inglesa.      O...