Avançar para o conteúdo principal

The Police em Modo Classic Rock

 Link da imagem

Don’t Stand So Close To Me, by The Police

No Modo Classic Rock desta semana viajamos até aos anos 80 para ir de encontro ao polémico caso da aluna que se apaixona pelo seu professor… Só mesmo a polícia para narrá-lo em “Don’t Stand So Close To Me”…


Por Maria Coutinho 
Originalmente publicado a 24 de Novembro de 2010


Escrito e composto pelo ex-professor Sting (que não se tem cansado de desmentir que a letra seja um registo auto-biográfico) o tema gerou polémica, já que nem todos entenderam que é a adolescente que assedia o professor, e não o contrário.

Talvez a referência a “Nikita”, o clássico da literatura do russo-americano Vladimir Nabokov, tenha contribuído para esta confusão. O livro trata da história da relação - demasiado intima - de um homem de meia-idade com uma rapariga adolescente…

Na verdade o refrão “don’t stand so close to me” - que podemos traduzir livremente por “afasta-te de mim!” - é um sofrido grito de socorro, cantado pelo professor assediado, aflito com a sua própria mistura de sentimentos de tentação, culpa e bom senso, personagem que no videoclip é intepretada pelo próprio Sting.

O tema foi editado no LP Zenyatta Mondatta em 1980, e foi o single que mais facturou nesse ano no Reino Unido, com 900.000 cópias vendidas. Além disso, ganhou um Grammy em 1981, e foi também a porta de entrada para a fama da banda nos E.U.A. onde, pela primeira vez, o trio inglês entrou no top 10 das tabelas da Billboard.

Houve, no entanto, uma outra polémica que se relacionou com este tema. Um Tribunal considerou que a participação de Sting na música “Money For Nothing” dos Dire Straits, teria ido além da voz, e que o vocalista dos The Police teria créditos na composição. O fundamento usado era o de que a frase “I want my MTV” seguia a mesma linha melódica de “don’t stand so close to me”.

A mim não me parece assim tão idêntico, embora reconheça semelhanças. Facto é que o nome de Sting passou a constar, como co-autor, na ficha técnica da música, ao lado do de Mark Knopfler. Um desafio: oiça, confira, compare, discuta…connosco.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Citizen Kane na Máquina do Tempo

Link da imagem Texto original: Miguel Ribeiro Locução: Irene Leite Adaptação e Edição: Irene Leite

Aqui D´el Rock no Luso Vintage

Play Hard, die young   Link da imagem  Chegaram. Reinvidicaram.Terminaram. Foi assim o percurso dos Aqui D`el Rock, curto mas intenso. O grupo , formado há 34 anos,  fez escola no punk e acabou a fazer história no Boom do rock português nos anos 80. Para recordar no Luso Vintage desta semana.  Por Gabriela Chagas              Aqui d´el Rock viveu rápido e bem. Assim o descreve um dos seus membros, Óscar, a voz. “Nunca houve a questão de fazer uma carreira, uma repetição, um enjoo”, reforça.             Em conversa com o Som à Letra, Óscar explica que este grupo, que nasceu em 1977, acabou por ser reclamado pelo Punk, ficando mais próximo do punk de raiz americana do que do punk arty de raíz inglesa.  Uma caracterização que afirma ter sido reforçada recentemente com um comentário que leu numa publicação inglesa.      O...