Avançar para o conteúdo principal

Yeah, yeah, yeahs na Dança do Som

 Link da imagem

Nem sempre quantidade é sinónimo de qualidade. Nem sempre de muitos se faz muito.  Quem o prova e comprova são os excêntricos e únicos: Yeah Yeah Yeahs, de visita na Dança do Som desta semana.


Por Ana Luisa Silva

Chegaram até nós como sendo um trio especial e original. Dois rapazes com uma rapariga a liderar não é coisa normal, mas que depressa se entranhou nas nossas vidas.

Os YYY são uma banda de indie rock americana,  formada no início da década dos "00". Karen O (vocalista) e Brian Chase (baterista) conheceram-se nos inícios da década de 90 ainda não passavam de uns pimpolhos estudantes universitários , tão comuns como a maior parte dos que se cruzam connosco na rua. Formaram os “Unitard” mas não durou muito. Pelo menos até se terem deparado com a cena “avant-punk” que emanava a cada dia. Posto isto Chase decide que o ideal seria criarem uma banda trash punk em memória aos colegas de O.

A banda escreveu algumas letras e depressa conseguiu fazer aberturas de concertos de grupos como The Strokes ou os já extintos The White Stripes,  conseguindo cimentar a sua marca na onda do punk.

Foi em 2001 que os YYY finalmente aparecem e lançam o seu primeiro EP, o que os ajuda a lançarem-se sem medo para os palcos internacionais, conseguindo alcançar a Inglaterra sem grande esforço.

Dois anos mais tarde a banda alcança o mais desejável,  e nasce o seu primeiro álbum de originais ,“Fever To Tell”,  que foi cordialmente recebido pela crítica e vendeu mais de 750 000 cópias em todo o planeta, chegando a ser considerado, em 2005, o álbum da década.

Em 2006 é editado o segundo álbum , “Show Your Bones”,  com músicas como “Dudley”, “Phenomena” ou a conhecida “Cheated Hearts”. A voz única de Karen faz derreter os corações da era indie , que se apaixonam por ela a cada batida da música. A música “Gold Lion” atingiu o 18º lugar no Official UK Singles Chart” o que permitiu à banda actuar na Europa e EUA durante grande parte do ano de 2006. Um pouco em semelhança ao que aconteceu com o álbum de estreia, e demonstrando assim que não são uma banda qualquer, “Show Your Bones” foi nomeado como o segundo melhor álbum do ano e o single “Cheated Hearts” como sendo a décima melhor música.

Novo ano, novo EP. Desta vez “Is Is” é lançado em 2007,  incluindo cinco músicas e uma pequena curta-metragem.

E como “Blitz”, para os nossos amigos alemães significa “relâmpago”, também foi um “Blitz” que chegou dos YYY em 2008. Com uma sonoridade um pouco diferente da que nos acostumámos, mas ainda com um toque yeah yeah yeah, “It’s Blitz” chegou a segundo melhor álbum de 2009, com singles como “Zero” ou “Heads Will Roll” , cujo som foi incluído no jogo Gran Turismo 5.

O videoclip de “Heads Will Roll” foi gravado presumivelmente num metro subterrâneo quando um lobisomem bailarino (aposta-se numa forte influência de Michael Jackson) aparece em cena. Um raio solta-se a meio do vídeo e o lobisomem transforma-se, levando a que o mesmo mate toda a gente e o vídeo termine com uma banda assassinada e uma Karen O decapitada a cantar sem nunca perder o glamour que lhe é característico. Apesar do vídeo ter uma vertente grotesca e horripilante, note o caro leitor que o sangue foi substituído por brilhantinas e confetti. Ainda que tendo este toque tão carnavalesco, tenham especial cuidado porque “Heads will Roll” meus caros… “Heads will roll”.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Roquivários no Luso Vintage

Link da imagem O início da década de 80 ficou marcado pelo aparecimento de diversas bandas rock no panorama nacional. A causa foi o estrondoso sucesso do álbum de estreia de Rui Veloso “Ar de Rock” que abriu caminho para novas bandas emergirem. Umas singraram na cena musical, até aos dias de hoje, caso é dos Xutos & Pontapés, UHF ou GNR, enquanto outras ficaram pelo caminho, após algum sucesso inicial. Destas destacam-se os Roquivários que encontraram no tema “Cristina” o seu maior êxito junto do público.    Por Carmen Gonçalves A banda formou-se em 1981 no seguimento do “boom” da cena rock, sob o nome original de “Rock e Varius”. Esta designação pretendia reflectir as influências musicais que passavam por vários estilos, não se cingindo apenas ao rock puro e duro. A música pop, o reggae e o ska eram variantes fáceis de detectar no seu som, e que marcaram o disco de estreia , “Pronto a Curtir”, editado em 1981.   Apesar de a crítica ter sido dura com o trabalho

Espaço "Rock em Portugal"

Carlos Barata é membro da Ronda dos Quatro Caminhos, uma banda de recriação da música tradicional portuguesa, que dispensa apresentações. Nos anos 70 do século XX foi vocalista dos KAMA- SUTRA, uma banda importantíssima, que, infelizmente, não deixou nada gravado. Concedeu-nos esta entrevista. Por Aristides Duarte  P: Como era a cena Rock portuguesa, nos anos 70, quando era vocalista dos Kama - Sutra e quais as bandas de Rock por onde passou?   R: Eu nasci em Tomar, terra que, por razões várias, sempre teve alguma vitalidade musical. Aí comecei com um grupo chamado “Os Inkas” que depois se transformou na “Filarmónica Fraude” com quem eu gravei a “Epopeia”, seu único LP. Quando posteriormente fui morar para Almada fui para um grupo chamado Ogiva, já com o Gino Guerreiro que foi depois meu companheiro nas três formações do Kama -Sutra. São estas as formações mais salientes a que pertenci embora pudesse acrescentar, para um retrato completo, outras formações de mais curt

Pedro e os Apóstolos no Luso Vintage

Link da imagem O gosto pela música é universal, “Mesmo para quem não é Crente”, como diria Pedro e os Apóstolos, uma banda nascida em 1992 e que hoje tem o seu momento na rubrica Luso vintage do Som à Letra. Por Gabriela Chagas Pedro de Freitas Branco, um cantor, compositor e escritor português , que a par deste projecto ficou também conhecido por ter sido co-autor de uma colecção de aventuras juvenis, "Os Super 4", é o Pedro da história.   Reza a história que tudo começou numa tarde de Fevereiro de 1992, numas águas furtadas de Lisboa. O apóstolo Gustavo pegou nas congas, o apóstolo Soares ligou o baixo a um pequeno amplificador de guitarra, e o apóstolo Pedro agarrou na guitarra acústica. Não pararam mais nos quatro anos seguintes. Em 92 produziram eles próprios um concerto de apresentação aos jornalistas e editoras discográficas em Lisboa que despertou o interesse das rádios , que acreditaram no grupo. Em Julho de 1996 gravaram o seu primeiro disco, “Mesmo para