Radiohead
Por António Jorge
O mês de Fevereiro confirma que a Europa e não só, está cada vez mais perfumada com aromas nacionais. Mariza foi capa da prestigiada revista britânica Songlines, numa altura em que a autora do mais recente “Fado Tradicional” iniciou nova digressão mundial, no passado dia dois em Istambul.
Em Bruxelas, ultimou-se a nova edição de “Diversidad Experience 2010”, um CD multi-cultural feito com vinte vozes de doze países. Valete foi o homem escolhido e o “rapper” nacional, é dos poucos que participa em mais do que um tema.
Mais a Sul, Rodrigo Leão, ( o nosso Ranger das Teclas ) e Ana Moura ( a Most Beautiful Girl de Prince) actuaram em Paris, no Festival Au Fil des Voix e do outro lado do Atlântico, a propósito da edição que irá celebrar os vinte e cinco anos do mais mediático festival de música, veio a boa noticia; Xutos e Pontapés, Buraka Som Sistema, Rui Veloso e David Fonseca vão estar no Rock in Rio Brasil. E nós por cá gostamos de saber todas estas coisas.
Mas como o Mundo das canções não é só feito de boas notícias e apesar de começarem a surgir bons nomes e outros tantos apelidos para os nossos Festivais de Verão, os Gorillaz, White Stripes e LCD Soundsystem, (que tão bons discos nos ofereceram), confirmaram o fim há muito anunciado.
Gary Moore partiu e o melhor mesmo, é não dar o benefício da dúvida a Amy Winehouse, Rihanna, Sharon Jones, Mayer Hawthorne e Coldplay, com espectáculos já confirmados em Portugal. Ainda em português nota dez para o Ministério da Cultura, Sociedade Portuguesa de Autores e Cooperativa de Gestão de Direitos do Artista, que assinaram um acordo para a criação do Gabinete Portugal Music Export; a ideia é promover e vender a música portuguesa fora de portas.
Importância maior também para a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações que convidou o músico israelita Yoni Bloch, criador de um novo conceito de vídeos, a explicar a uma vasta audiência nacional, como é que num futuro próximo vamos poder decidir o rumo da história e da canção de um videoclip.
Nota final para a 53ª Edição dos Grammys em Los Angeles (sim, para não variar) que confirmou não só o estatuto de Lady Gaga, mas também os excelentes álbuns dos Arcade Fire e dos Mumford & Sons. Segundo os votantes, Eminem continua a ter várias e fortes costelas negras e os Lady Attenbellum são hoje uns Cowboys com mercado na Europa.
Roger Waters , o homem do Muro, está a chegar. Até lá vou tranquilamente ouvindo os novos discos dos The Gift, Cristina Branco e obviamente, Radiohead. Quase de fim-de-semana, mas ainda e sempre com a dúvida que todos os anos por esta altura me assalta. É este mês de Fevereiro que sofre de um distúrbio de existência ou faltam folhas à minha agenda?
Valha-nos o Som e a Letra das grandes canções!
Comentários
Enviar um comentário