Avançar para o conteúdo principal

INXS na Dança do Som




A Dança do Som desta semana traz uma banda que com certeza o acompanhou durante a juventude, marcou momentos na sua vida ou até o fez perder a cabeça e cantar dentro do carro como se fosse um louco. Muitos foram os covers que se fizeram à volta desta banda mas absolutamente ninguém se consegue igualar à sensualidade e à voz de Michael Hutchence. Já sabe de quem falo? Pois claro que sabe. São os INXS.

Por Ana Luisa Silva 

Australianos de gema, os INXS deram o seu pulo de estreia na década de 70 depois de um acontecimento curioso e que, à partida, só traria era desencontros entre os intervenientes. Michael Hutchence e Andrew Farris conheceram-se depois de uma chatice na escola. 

A amizade cresceu e os dois formaram o grupo "The Farriss Brothers" ,  que  espalhou magia por diversos pubs em Sydney e em Perth. Só em 1979 é que a banda adoptou o de“INXS” , tendo gravado o primeiro LP em 1980.

Mas é "Shabooh Shoobah" lançado em 1982 que apresenta o INXS ao resto do Mundo, quando ocorreram espectáculos nos E.U.A e em Inglaterra e as rádios começaram a passar os INXS. A banda volta à Austrália para lançar o próximo álbum, "The Swing", e chamam o produtor Nile Rogers (o mesmo de David Bowie) para elaborar uma música, "The Original Sin", uma letra política, abordando o racismo e embalada por um funk irresistível. Curiosamente a música foi proibida em determinadas rádios.

Em 1985 sai "Listen like Thieves" que logo ultrapassa um milhão de cópias nos Estados Unidos, e o single "What you Need" chega ao topo junto de músicas como "This time" e "Kiss the Dirt". 

Paralelo a tudo isto, Michael surpreende ao entrar no filme "Dogs in Space", que trouxe um hit produzido pelo grupo para a banda sonora do filme, "Rooms of the memory". Ainda nesse ano, os INXS fazem uma apresentação demolidora no Live Aid e provam que vieram para ficar.

O ano de 1987 viu os INXS a explodirem entre as maiores bandas do mundo. "Kick" vendeu mais de 10 milhões de cópias em pouco tempo e é considerado por muitos fãs até hoje como o melhor álbum da banda em toda carreira. O registo trouxe hits como "New Sensation", "Never tear us apart" e a número 1 dos tops em diversos países, "Need you tonight", ganhando inclusive prémios dos MTV Vídeo Music Awards. 

Contudo há uma música que fez com que Hutchense e companhia alcançassemtudo quanto imaginara. Trata-se de “Devil Inside” , do álbum “Kick”.  O vídeo do tema foi gravado em Balboa na Califórnia. Quem já viu a "mini pelicula" com atenção,  não expressará qualquer surpresa se lhe dissermos que o realizador foi o mesmo que levou o filme Batman “ao charco”. 

Charco ou não, a verdade é que a partir daí foi sempre a subir um degrau de cada vez, que os INXS fizeram a sua caminhada até ao topo. Alcançaram o que queriam, realizaram o que sonharam. Até que a morte do vocalista os atira escadas abaixo. Ninguém esperava tal situação. Mas a sua voz ficou eternizada e a morte do artista, fez com que os INXS ainda façam parte da juventude de muita gente do presente século.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Roquivários no Luso Vintage

Link da imagem O início da década de 80 ficou marcado pelo aparecimento de diversas bandas rock no panorama nacional. A causa foi o estrondoso sucesso do álbum de estreia de Rui Veloso “Ar de Rock” que abriu caminho para novas bandas emergirem. Umas singraram na cena musical, até aos dias de hoje, caso é dos Xutos & Pontapés, UHF ou GNR, enquanto outras ficaram pelo caminho, após algum sucesso inicial. Destas destacam-se os Roquivários que encontraram no tema “Cristina” o seu maior êxito junto do público.    Por Carmen Gonçalves A banda formou-se em 1981 no seguimento do “boom” da cena rock, sob o nome original de “Rock e Varius”. Esta designação pretendia reflectir as influências musicais que passavam por vários estilos, não se cingindo apenas ao rock puro e duro. A música pop, o reggae e o ska eram variantes fáceis de detectar no seu som, e que marcaram o disco de estreia , “Pronto a Curtir”, editado em 1981.   Apesar de a crítica ter sido dura com o trabalho

Espaço "Rock em Portugal"

Carlos Barata é membro da Ronda dos Quatro Caminhos, uma banda de recriação da música tradicional portuguesa, que dispensa apresentações. Nos anos 70 do século XX foi vocalista dos KAMA- SUTRA, uma banda importantíssima, que, infelizmente, não deixou nada gravado. Concedeu-nos esta entrevista. Por Aristides Duarte  P: Como era a cena Rock portuguesa, nos anos 70, quando era vocalista dos Kama - Sutra e quais as bandas de Rock por onde passou?   R: Eu nasci em Tomar, terra que, por razões várias, sempre teve alguma vitalidade musical. Aí comecei com um grupo chamado “Os Inkas” que depois se transformou na “Filarmónica Fraude” com quem eu gravei a “Epopeia”, seu único LP. Quando posteriormente fui morar para Almada fui para um grupo chamado Ogiva, já com o Gino Guerreiro que foi depois meu companheiro nas três formações do Kama -Sutra. São estas as formações mais salientes a que pertenci embora pudesse acrescentar, para um retrato completo, outras formações de mais curt

Pedro e os Apóstolos no Luso Vintage

Link da imagem O gosto pela música é universal, “Mesmo para quem não é Crente”, como diria Pedro e os Apóstolos, uma banda nascida em 1992 e que hoje tem o seu momento na rubrica Luso vintage do Som à Letra. Por Gabriela Chagas Pedro de Freitas Branco, um cantor, compositor e escritor português , que a par deste projecto ficou também conhecido por ter sido co-autor de uma colecção de aventuras juvenis, "Os Super 4", é o Pedro da história.   Reza a história que tudo começou numa tarde de Fevereiro de 1992, numas águas furtadas de Lisboa. O apóstolo Gustavo pegou nas congas, o apóstolo Soares ligou o baixo a um pequeno amplificador de guitarra, e o apóstolo Pedro agarrou na guitarra acústica. Não pararam mais nos quatro anos seguintes. Em 92 produziram eles próprios um concerto de apresentação aos jornalistas e editoras discográficas em Lisboa que despertou o interesse das rádios , que acreditaram no grupo. Em Julho de 1996 gravaram o seu primeiro disco, “Mesmo para