Avançar para o conteúdo principal

Tiago Guillul no Inovaluso



Tiago Guillul é músico, mas também é blogger e pastor da igreja baptista. É o fundador da editora independente FlorCaveira, que ao longo dos últimos três anos alcançou uma notoriedade inesperada. O burburinho cresceu a partir do lançamento do seu quarto álbum, e rapidamente a notícia do pastor-cantor espalhou-se pelos media. É um dos impulsionadores do chamado “rock cristão” em Portugal, e sem recorrer ao evangelho conquistou uma pequena legião de fãs. Hoje no Inovaluso.

Por Carmen Gonçalves

Tiago Cavaco cresceu nos arredores de Lisboa e foi através da sua ligação à igreja baptista que a sua faceta musical se desenvolveu. A história deste cantautor começa ainda nos anos 90, na altura em que integrava os Bible Toons, uma banda de hardcore cristã. Foi com o fim deste grupo que o projecto a solo ganhou dimensão. De Tiago Cavaco passou a Tiago Guillul e aventurou-se a gravar a sua primeira maquete e os primeiros discos a solo. 

Gravou três  discos quase incógnito e foi com a edição do quarto álbum “IV” que obteve o reconhecimento do público e da crítica. Este registo conta com vinte temas originais, no qual podemos encontrar “Beijas Como Uma Freira”.



Em 2008 a sua editora começou também a ter projecção, com lançamentos de discos de diversos projectos que alcançaram um lugar de destaque no panorama nacional, como é o caso de Samuel Úria, João Coração, B Fachada, Diabo na Cruz, entre outros.

Em 2010 Guillul editou o seu quinto álbum, denominado simplesmente de “V”, à semelhança do anterior. Neste revisitou algumas influências de géneros musicais díspares que pautaram o seu trajecto, desde os tempos de adolescência até à consolidação do seu próprio estilo. Contou com um elenco alargado, tendo as participações especiais de Samuel Úria, Nick Nicotine, João Só, Joaquim Albergaria e Rui Reininho.



“V” foi a confirmação do talento musical de Guillul.
Já em 2011 disponibilizou no seu blog “Voz do Deserto” o álbum “Inverno Desinspirado do Rapaz do Sul do Céu (Uma pilhagem sonora em baixa-fidelidade com propósitos evangelísticos)”, como oferta do dia dos namorados para a sua comunidade de fãs. 

Apesar do seu trabalho a solo continuar, Guillul mantém a sua participação em outros projectos paralelos como membro activo das bandas Ninivitas, Guel, Guillul e O Comboio Fantasma, Os Lacraus e As Velhas Glórias. Os seus registos musicais, com mais ou com menos traços religiosos, continuam a assentar numa sonoridade que o próprio define como “música moderna portuguesa”. 

Com uma carreira que se estende por mais de uma década, Tiago Guillul, e mais recentemente conhecido por Tiago Lacrau, conquistou um lugar de destaque e de influência no meio musical nacional. 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Roquivários no Luso Vintage

Link da imagem O início da década de 80 ficou marcado pelo aparecimento de diversas bandas rock no panorama nacional. A causa foi o estrondoso sucesso do álbum de estreia de Rui Veloso “Ar de Rock” que abriu caminho para novas bandas emergirem. Umas singraram na cena musical, até aos dias de hoje, caso é dos Xutos & Pontapés, UHF ou GNR, enquanto outras ficaram pelo caminho, após algum sucesso inicial. Destas destacam-se os Roquivários que encontraram no tema “Cristina” o seu maior êxito junto do público.    Por Carmen Gonçalves A banda formou-se em 1981 no seguimento do “boom” da cena rock, sob o nome original de “Rock e Varius”. Esta designação pretendia reflectir as influências musicais que passavam por vários estilos, não se cingindo apenas ao rock puro e duro. A música pop, o reggae e o ska eram variantes fáceis de detectar no seu som, e que marcaram o disco de estreia , “Pronto a Curtir”, editado em 1981.   Apesar de a crítica ter sido dura com o trabalho

Pedro e os Apóstolos no Luso Vintage

Link da imagem O gosto pela música é universal, “Mesmo para quem não é Crente”, como diria Pedro e os Apóstolos, uma banda nascida em 1992 e que hoje tem o seu momento na rubrica Luso vintage do Som à Letra. Por Gabriela Chagas Pedro de Freitas Branco, um cantor, compositor e escritor português , que a par deste projecto ficou também conhecido por ter sido co-autor de uma colecção de aventuras juvenis, "Os Super 4", é o Pedro da história.   Reza a história que tudo começou numa tarde de Fevereiro de 1992, numas águas furtadas de Lisboa. O apóstolo Gustavo pegou nas congas, o apóstolo Soares ligou o baixo a um pequeno amplificador de guitarra, e o apóstolo Pedro agarrou na guitarra acústica. Não pararam mais nos quatro anos seguintes. Em 92 produziram eles próprios um concerto de apresentação aos jornalistas e editoras discográficas em Lisboa que despertou o interesse das rádios , que acreditaram no grupo. Em Julho de 1996 gravaram o seu primeiro disco, “Mesmo para

Espaço "Rock em Portugal"

Carlos Barata é membro da Ronda dos Quatro Caminhos, uma banda de recriação da música tradicional portuguesa, que dispensa apresentações. Nos anos 70 do século XX foi vocalista dos KAMA- SUTRA, uma banda importantíssima, que, infelizmente, não deixou nada gravado. Concedeu-nos esta entrevista. Por Aristides Duarte  P: Como era a cena Rock portuguesa, nos anos 70, quando era vocalista dos Kama - Sutra e quais as bandas de Rock por onde passou?   R: Eu nasci em Tomar, terra que, por razões várias, sempre teve alguma vitalidade musical. Aí comecei com um grupo chamado “Os Inkas” que depois se transformou na “Filarmónica Fraude” com quem eu gravei a “Epopeia”, seu único LP. Quando posteriormente fui morar para Almada fui para um grupo chamado Ogiva, já com o Gino Guerreiro que foi depois meu companheiro nas três formações do Kama -Sutra. São estas as formações mais salientes a que pertenci embora pudesse acrescentar, para um retrato completo, outras formações de mais curt