Avançar para o conteúdo principal

Two Door Cinema Club na Dança do Som


Os irlandes Two Door Cinema Club vão fazer uma visita a Portugal já a 26 de Maio,  na inaguração do palco TMN ao Vivo e depois em Paredes de Coura . A banda actua a 20 de Agosto,  como os Metromony. Está o mote lançado para uma viagem ao percurso do grupo, que lançou o primeiro álbum há pouco mais de um ano.

Por Júlia Rocha

Naturais de Bangor, Irlanda do Norte, os Two Door Cinema Club são formados por Alex Trimble, Sam Halliday e Kevin Baird. Os dois primeiros conheceram-se na escola. A relação com Halliday começou quando este tentava “engatar” amigas de Alex e Kevin.

 O grupo começou por ser de quatro elementos, até à saída do baterista Patrick Thompson. O nome dos Two Door Ciema Club vem do Tudor Cinema, o nome da sala de cinema local, que Sam Halliday pronunciou da forma que hoje usamos para referir o nome da banda. No activo desde 2007, os músicos lucraram parte do seu sucesso através da página no MySpace e blogs em que eram mencionados. Começaram por actuar em algumas universidades e a arranjar equipamento.

Em Julho de 2009 gravaram o seu primeiro (e único até à data) álbum nos Eastcote Studios,  em Londres. O álbum “Tourist History” foi lançado na República da Irlanda a 26 de Fevereiro de 2006 e no Reino Unido a 1 de Março seguinte. Segundo a própria banda o nome do álbum provém da sua vida actual: consideram-se turistas, sempre a percorrer diferentes cidades e países nas suas actuações.

Antes do álbum, os singles Something Good Can Work e Undercover Martyn foram usados em anúncios publicitários da Vodafone e Meteor. Este último apareceu aindana banda Sonora do jogo Gran Turismo 5. No dia 18 de Janeiro de 2011 actuaram do programa Late Night with Jimmy Fallon. O seu som é bastante característico e de estilos definidos: em vez de uma bateria,  apresentam-se munidos com um Mac, caras levemente juvenis e ritmo dançante.


Já declararam que, a seguir às actuações nos festivais de Verão (incluindo o PdC), irão reunir-se para trabalhar no segundo álbum. Além de Portugal vão passar pelo mítico Glastonbury.

Abrindo ainda mais os apetites :




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Foto da Semana

Iggy Pop Foto:Annie Leibovitz

Sitiados no Luso Vintage

Link da imagem


Sob a égide de João Aguardela, um talento musical falecido em 2009, nasceu nos finais dos anos 80 uma banda que trouxe para o panorama do rock português a música tradicional. Os Sitiados marcaram (e ainda conquistam) gerações, com novos sons e sobretudo, muito talento e atitude.



Por Gabriela Chagas


O tema “Esta vida de marinheiro” (vendeu mais de 40 mil cópias) é um dos exemplos desse novo som da década. Desapareceram em 2000 , mas deixaram-nos a sua herança. Sitiados, a banda hoje em destaque no Lusovintage do Som à Letra foi beber à tendência sonora dos irlandeses The Pogues.


José Resende (Guitarra), João Aguardela (Voz) e Mário Miranda (Baixo), todos eles ex-Meteoros, juntaram-se assim ao baterista Fernando Fonseca.

À semelhança de outras bandas emblemáticas dos anos 80, os Sitiados também marcaram presença no Rock Rendez Vous. Dinamizados por João Aguardela, concorrem ao 5º Concurso de Música Moderna do Rock Rendez-Vouz e ficam em 2º lugar, atrás da banda do seu primo Ar…

Cesário Verde

 Link da imagem
Poeta pintor, poeta repórter

Cesário Verde é um poeta do século XIX que se enquadra na estética realista, ainda que nas suas produções poéticas esteja presente a influência de outras correntes como o Parnasianismo, o Impressionismo e o Surrealismo. Para o autor, o mundo externo conta de modo pimacial , e é através da "descrição" deste mundo (mutável e miscelâneo) que lhe podemos conferir a designação do poeta repórter e poeta pintor.

Por Irene Leite 


Recorrendo ao poema ,  "Num Bairro Moderno" , podemos confirmar esse gosto pela descrição: "Dez horas da manhã; uma casa apalaçada ; pelos jardins estancam-se as nascentes". Ao descrever e relatar esta paisagem , o autor recorre à técnica cinematográfica do corte e da montagem de acontecimentos justapostos, ressaltando-se o seu carácter deambulatório , o que nos leva à conclusão de que Cesário Verde é um poeta repórter. 


No entanto, a sua poesia caracteriza-se também pela existência de uma …