Avançar para o conteúdo principal

Filme "Marnie" na Máquina do Tempo





Luzes, câmaras, acção. Na Máquina do Tempo desta semana o senhor por detrás da câmara de filmar é Hitchcock, com Marnie, filme de 1964. Um inquietante thriller com Tippi Hedren e Sean Connery nos papéis principais. 


Por Adriano Marques


O filme conta a história de Marnie Edgar (Tippi Hedren), uma mulher com graves problemas psicológicos (medo e a desconfiança dos homens, trovoadas, e cor vermelha) que se envolve no roubo de uma empresa. Certo dia,  a problemática mulher procura emprego na empresa de Mark Ruthland (Sean Connery) , que apesar de saber o que ela fez no anterior trabalho,  oferece-lhe uma oportunidade. 


Neste enredo, com uma mistura rica em dimensões psicológicas e sociológicas, o momento mais alto é o casamento por conveniência proposto por Mark,   em troca de Marnie não ir para a prisão. 


Ao abrigo desta nova relação, Mark ajuda-a a libertar-se de traumas passados, nascendo uma ligação mais forte entre os dois, em que o marido desempenha de forma bem sucedida, mas ao mesmo tempo perversa, os papéis de terapeuta e parceiro. 


Para além de esta narrativa girar à volta de Marnie, com o mistério sobre a sua identidade e as intrigas do roubo e falsas identificações, (uma configuração clássica de Hitchcock) esta obra surpreendeu mais pela forma como se nota uma certa exploração do passado da personagem, e na possibilidade enquanto espectador de “criar” a personagem com a nossa própria imaginação.


Se em 1960, Psycho permitiu Hitchcock ganhar algum poder de sugestão e da época de códigos de permissividade ao seu limite, neste trabalho ele voltou a demonstrar aspectos que estava à frente do seu tempo.   Ao contrário de dramas anteriores, que envolviam histórias de romance, Hitchcock conseguiu aqui falar de temas freudianos e psicanalíticos. Sem dúvida, aqui Marnie é um exemplo muito claro e bom de como o realizador usa todo o complexo de elementos do filme para criar efeitos, de tal forma que o resultado será "cinema puro" - o que era o ideal de Hitchcock. 


E não deixa de ser curioso como em Marnie apesar de ser utilizada uma temática pouco explorada nos anos 60 e deixar algumas pessoas desconfortáveis quanto à sua mensagem, a verdade é que este filme geriu um lucro de quatro milhões de dólares nas bilheteiras, o que não é nada mau para aquela altura.


Realizado por Alfred Hitchcock, e baseado no livro de Winston Graham com o mesmo nome. Elenco: Tippi Hedren (Marnie Edgar), Sean Connery (Mark Rutland),  Diane Baker (Lil Mainwaring), Martin Gabel (Sidney Strutt) e Louise Latham (Bernice Edga). Argumento de Jay Presson Allen.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Roquivários no Luso Vintage

Link da imagem O início da década de 80 ficou marcado pelo aparecimento de diversas bandas rock no panorama nacional. A causa foi o estrondoso sucesso do álbum de estreia de Rui Veloso “Ar de Rock” que abriu caminho para novas bandas emergirem. Umas singraram na cena musical, até aos dias de hoje, caso é dos Xutos & Pontapés, UHF ou GNR, enquanto outras ficaram pelo caminho, após algum sucesso inicial. Destas destacam-se os Roquivários que encontraram no tema “Cristina” o seu maior êxito junto do público.    Por Carmen Gonçalves A banda formou-se em 1981 no seguimento do “boom” da cena rock, sob o nome original de “Rock e Varius”. Esta designação pretendia reflectir as influências musicais que passavam por vários estilos, não se cingindo apenas ao rock puro e duro. A música pop, o reggae e o ska eram variantes fáceis de detectar no seu som, e que marcaram o disco de estreia , “Pronto a Curtir”, editado em 1981.   Apesar de a crítica ter sido dura com o trabalho

Pedro e os Apóstolos no Luso Vintage

Link da imagem O gosto pela música é universal, “Mesmo para quem não é Crente”, como diria Pedro e os Apóstolos, uma banda nascida em 1992 e que hoje tem o seu momento na rubrica Luso vintage do Som à Letra. Por Gabriela Chagas Pedro de Freitas Branco, um cantor, compositor e escritor português , que a par deste projecto ficou também conhecido por ter sido co-autor de uma colecção de aventuras juvenis, "Os Super 4", é o Pedro da história.   Reza a história que tudo começou numa tarde de Fevereiro de 1992, numas águas furtadas de Lisboa. O apóstolo Gustavo pegou nas congas, o apóstolo Soares ligou o baixo a um pequeno amplificador de guitarra, e o apóstolo Pedro agarrou na guitarra acústica. Não pararam mais nos quatro anos seguintes. Em 92 produziram eles próprios um concerto de apresentação aos jornalistas e editoras discográficas em Lisboa que despertou o interesse das rádios , que acreditaram no grupo. Em Julho de 1996 gravaram o seu primeiro disco, “Mesmo para

REM no vídeo do mês

 Link da imagem Decorria o ano de 1985 quando pela primeira vez se ouviu o tema “Bad Day” num concerto dos REM em Nova Iorque. Contudo , só 18 anos mais tarde foi editado, tendo surgido na compilação de 2003, “In Time: The Best of REM 1988-2003”. Ainda que originalmente produzida em meados da década de 80, esta música manteve-se actual, tanto no som, como na letra crítica à sociedade americana. Por Carmen Gonçalves Originalmente dominado de “PSA”, uma abreviatura para “Public Service Announcement”, este tema surgiu como uma crítica às políticas do presidente dos Estados Unidos, Ronald Regan. Embora não tenha sido editado, foi o mote para o lançamento em 1987 de “ It's the End of the World as We Know It (And I Feel Fine) ”, um tema com uma cadência similar, que teve um estrondoso sucesso. A parecença dos dois temas não se centra só na letra cáustica de crítica à sociedade americana. Ao escutarmos o ritmo e a sonoridade de ambas, não se pode deixar de verificar as