Link da imagem
Em plena década de 60 quando o rock, o blues e o psicadelismo influenciavam as mais variadas bandas, emergiram os britânicos “Cream”. Composto por Jack Bruce no baixo e na voz, Eric Clapton na guitarra e na voz e pelo baterista Ginger Baker, este “super-grupo” foi exemplo para gerações seguintes, tendo marcado a história do rock.
Por Carmen Gonçalves
Um dos maiores sucessos da banda foi o tema “Sunshine of Your Love”, escrito por Pete Brown e composto por Jack Bruce e Eric Clapton. Foi originalmente lançado em Novembro de 1967 com o álbum “Disraeli Gears”, sendo editado como single dois meses mais tarde. O êxito foi imediato, tendo chegado a ser disco de ouro nos Estados Unidos e tornando-se o único tema da banda a alcançar este feito. Um dos motivos para este sucesso foi talvez a sonoridade única do solo da guitarra de Clapton e dos riffs do baixo de Bruce.
A inspiração para este tema surgiu após Bruce e Clapton terem assistido em Londres a um concerto de Jimi Hendrix. Baseando-se no trabalho do guitarrista, Bruce compôs em primeiro lugar os riffs e criou o resto da música a partir do som do baixo e da guitarra eléctrica. O resultado originou um grande clássico da música rock, reconhecido entre os guitarristas como um dos melhores exemplos de solos de guitarra.
Esta influência foi vísivel logo após o lançamento, com o tema a ser revisitado por diversos artistas, sendo o mais mediático, Jimi Hendrix. Desconhecendo o facto de ter sido inspiração para esta música, Hendrix tocou o tema em vários concertos, surgindo mais tarde uma versão na compilação de 1998 “Experience Hendrix – The BBC Sessions”. Actualmente ainda faz parte do alinhamento dos concertos de Eric Clapton, e certamente irá continuar a ser interpretada por muitas outras bandas.
Comentários
Enviar um comentário