Avançar para o conteúdo principal

The Clash no Video do mês




Maio de 2011 pertence aos Clash com Rock the Casbah, no vídeo do mês . O grupo britânico foi formado em 1976, e foi um dos mais importantes contributos, senão até o mais importante, no mundo do punk rock.

Por Júlia Rocha

A letra original e música de Rock the Casbah foram compostas por Topper Headon. Pouco depois do primeiro lançamento da música, Headon deixou os Clash por causa de um problema de drogas, e Joe Strummer decidiu reformular a letra escrita por Headon. Supostamente, a primeira versão tinha uma índole mais romântica, ou melhor, sexualmente romântica . Segundo declarações do antigo manager da banda Kosmo Vinyl, a música chegava a ter um conteúdo pornográfico. A inspiração de Strummer para algumas partes da letra vieram de outro manager Bernie Rhodes, inclusivamente estes versos “'The King told the boogie men You gotta get that raga drop.”. No Irão era proibida a posse  de determinados álbuns, bem como  ouvir certos tipos de música (como disco.) Joe Strummer queria pôr em prática o espírito de revolta e luta que a música dos Clash podia ter. 

Relembro só a formação dos Clash: além de Joe Strummer e Topper Headdon, também faziam parte da banda Paul Simonon e Mick Jones. Depois da saída, acima referida, de Headon em 1982, a banda separou-se em 1986.

 Rock the Casbah era o grito de revolta contra proibições e repressões a nível musical, que Joe Strummer quis destacar. Despois do grande sucesso da música, Joe considerou sair da banda, porque a ideia original e a mensagem que se pretendia passar estava a perder importância relativamente ao sucesso e dinheiro que o tema estava a render aos The Clash. 

De referir também que  tema foi utilizado como lema pelo exército norte-americano na invasão ao Iraque em 1991. Faz parte do quinto álbum da banda “Combat Rock”. A canção chegou ao número 8 da tabela Billboard. 

O vídeo, filmado em 1981 nos arredores de Austin, Texas , foi protagonizado por Titos Menchaca e Dennis Raze. O primeiro interpreta o árabe e o segundo o judeu. Uma interacção interessante e lúdica. O cenário foi concebido à imagem do Médio Oriente, e até inclui petróleo. Enquanto vemos estas personagens, também vão surgindo os próprios Clash no seu estilo bem apropriado. 

Curiosamente, o vídeo foi lançado antes da MTV ir para o ar. Foi realizado por Don Lutz, um londrino. Foi a estreia deste realizador, e apesar da inexperiência, foi extremamente criativo. Titos Menchaca disse em entrevista que a cena incial do vídeo foi gravada cerca de 6 vezes, de maneira a conseguir m efeito “Indiana Jones”, imitando uma determinada cena do filme “Raiders of the Lost Ark”. Também disse que que estiveram a beber cerveja durante todo o dia de gravações e que um penetra tentou entrar durante as filmagens da última cena. No dia em que estavam a filmar, dois jovens irmãos andavam a ver locais para rodar as suas películas. Esses irmãos eram Joel e Ethan Coen...

Mais tarde o videoclip foi para o ar na MTV e depois no VH1. É importante destacar a grande e crescente admiração pelos Clash que se tem feito sentir nos últimos tempos, principalmente dentro de uma faixa etária bem jovem. 

Rock the Casbah foi e é o single com maior êxito dos Clash. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Roquivários no Luso Vintage

Link da imagem O início da década de 80 ficou marcado pelo aparecimento de diversas bandas rock no panorama nacional. A causa foi o estrondoso sucesso do álbum de estreia de Rui Veloso “Ar de Rock” que abriu caminho para novas bandas emergirem. Umas singraram na cena musical, até aos dias de hoje, caso é dos Xutos & Pontapés, UHF ou GNR, enquanto outras ficaram pelo caminho, após algum sucesso inicial. Destas destacam-se os Roquivários que encontraram no tema “Cristina” o seu maior êxito junto do público.    Por Carmen Gonçalves A banda formou-se em 1981 no seguimento do “boom” da cena rock, sob o nome original de “Rock e Varius”. Esta designação pretendia reflectir as influências musicais que passavam por vários estilos, não se cingindo apenas ao rock puro e duro. A música pop, o reggae e o ska eram variantes fáceis de detectar no seu som, e que marcaram o disco de estreia , “Pronto a Curtir”, editado em 1981.   Apesar de a crítica ter sido dura com o trabalho

Espaço "Rock em Portugal"

Carlos Barata é membro da Ronda dos Quatro Caminhos, uma banda de recriação da música tradicional portuguesa, que dispensa apresentações. Nos anos 70 do século XX foi vocalista dos KAMA- SUTRA, uma banda importantíssima, que, infelizmente, não deixou nada gravado. Concedeu-nos esta entrevista. Por Aristides Duarte  P: Como era a cena Rock portuguesa, nos anos 70, quando era vocalista dos Kama - Sutra e quais as bandas de Rock por onde passou?   R: Eu nasci em Tomar, terra que, por razões várias, sempre teve alguma vitalidade musical. Aí comecei com um grupo chamado “Os Inkas” que depois se transformou na “Filarmónica Fraude” com quem eu gravei a “Epopeia”, seu único LP. Quando posteriormente fui morar para Almada fui para um grupo chamado Ogiva, já com o Gino Guerreiro que foi depois meu companheiro nas três formações do Kama -Sutra. São estas as formações mais salientes a que pertenci embora pudesse acrescentar, para um retrato completo, outras formações de mais curt

Pedro e os Apóstolos no Luso Vintage

Link da imagem O gosto pela música é universal, “Mesmo para quem não é Crente”, como diria Pedro e os Apóstolos, uma banda nascida em 1992 e que hoje tem o seu momento na rubrica Luso vintage do Som à Letra. Por Gabriela Chagas Pedro de Freitas Branco, um cantor, compositor e escritor português , que a par deste projecto ficou também conhecido por ter sido co-autor de uma colecção de aventuras juvenis, "Os Super 4", é o Pedro da história.   Reza a história que tudo começou numa tarde de Fevereiro de 1992, numas águas furtadas de Lisboa. O apóstolo Gustavo pegou nas congas, o apóstolo Soares ligou o baixo a um pequeno amplificador de guitarra, e o apóstolo Pedro agarrou na guitarra acústica. Não pararam mais nos quatro anos seguintes. Em 92 produziram eles próprios um concerto de apresentação aos jornalistas e editoras discográficas em Lisboa que despertou o interesse das rádios , que acreditaram no grupo. Em Julho de 1996 gravaram o seu primeiro disco, “Mesmo para