No momento Classic Rock desta semana damos voz ao grito de rebeldia de David Bowie, à boleia do tema “Rebel Rebel”.
Originalmente publicado a 29 de Setembro de 2009
Por Maria Coutinho
No repertório do camaleão está uma das canções mais emblemáticas – de uma era, do movimento estético “Glam” , de uma postura de vida - pelo que bem merece ser tratada como um clássico do Rock.
Editado em finais de 1974, no mítico álbum “Diamond Dogs”, "Rebel Rebel" demarca-se pela letra, em que Bowie apela à revolta juvenil pelo uso de roupas femininas, maquilhagem e uma postura provocadora que confunde os pais e as gerações mais velhas…. Nada que o camaleão do rock não fizesse há já alguns anos atrás, o que, aliás, fez dele um ícone do Glam Rock, e de “Rebel Rebel” o respectivo hino.
Artista completo – ninguém ousará negá-lo – David Bowie substitui Nick Ronson na guitarra-solo deste tema, tocando o famoso riff que todos conhecemos. Além disso, é ele próprio quem toca todos os instrumentos numa versão diferente, mais curta, editada em single.
E deve tê-lo feito muito bem, porque nunca uma canção sua teve tantas “covers” feitas por outros artistas. Para citar apenas uns (poucos), este tema conheceu versões de músicos e bandas tão diferentes como Bryan Adams, Def Leppard, Duran Duran, Rickie Lee Jones, Smashing Pumpkins, e até uma versão em português, cantada pelo brasileiro Seu Jorge.
Não podemos também deixar de mencionar as versões – original e covers – que fizeram parte das bandas sonoras de uns quantos filmes, tanto em Hollywood como no mercado cinematográfico internacional: Bandslam ; Youth in Revolt (film), a título de exemplo.
Uma curiosidade: Bowie conta que certa vez se encontrava num hotel em Londres, quando encontrou John Mc Enroe (famoso tenista) a tentar tocar o famoso riff de guitarra de Rebel Rebel tendo, então, tido oportunidade de lhe mostrar como realmente se tocava aquela passagem.
No entanto, "Rebel, Rebel " não marcou apenas pela positiva: houve também a polémica que envolveu a artista transexual, Jayne County, que reclamou que a música se baseava num tema de sua autoria, “Queenage Baby” . Anos mais tarde, quando este foi editado, os críticos e a imprensa não se esqueceram, e tenderam a dar eco às pretensões de Jayne...
Rebel Rebel é, assim, o hino de uma geração de adolescentes rebeldes, cantado por um Bowie que, à data da edição do álbum, estava já perto dos 30 anos… Será o hino de despedida de uma época para este camaleão que, na fase que se seguiu, coloriu com outras cores o seu visual e a sua música.
Para recordar:
Comentários
Enviar um comentário