Avançar para o conteúdo principal

David Bowie em modo Classic Rock


No momento Classic Rock desta semana damos voz ao grito de rebeldia de David Bowie, à boleia do tema “Rebel Rebel”.

Originalmente publicado a 29 de Setembro de 2009
Por Maria Coutinho

No repertório do camaleão está uma das canções mais emblemáticas – de uma era, do movimento estético “Glam” , de uma postura de vida - pelo que bem merece ser tratada como um clássico do Rock.


Editado em finais de 1974, no mítico álbum “Diamond Dogs”, "Rebel Rebel" demarca-se pela letra, em que Bowie apela à revolta juvenil pelo uso de roupas femininas, maquilhagem e uma postura provocadora que confunde os pais e as gerações mais velhas…. Nada que o camaleão do rock não fizesse há já alguns anos atrás, o que, aliás, fez dele um ícone do Glam Rock, e de “Rebel Rebel” o respectivo hino.


Artista completo – ninguém ousará negá-lo – David Bowie substitui Nick Ronson na guitarra-solo deste tema, tocando o famoso riff que todos conhecemos. Além disso, é ele próprio quem toca todos os instrumentos numa versão diferente, mais curta, editada em single.

E deve tê-lo feito muito bem, porque nunca uma canção sua teve tantas “covers” feitas por outros artistas. Para citar apenas uns (poucos), este tema conheceu versões de músicos e bandas tão diferentes como Bryan Adams, Def Leppard, Duran Duran, Rickie Lee Jones, Smashing Pumpkins, e até uma versão em português, cantada pelo brasileiro Seu Jorge.

Não podemos também deixar de mencionar as versões – original e covers – que fizeram parte das bandas sonoras de uns quantos filmes, tanto em Hollywood como no mercado cinematográfico internacional: Bandslam ; Youth in Revolt (film), a título de exemplo.


Uma curiosidade: Bowie conta que certa vez se encontrava num hotel em Londres, quando encontrou John Mc Enroe (famoso tenista) a tentar tocar o famoso riff de guitarra de Rebel Rebel tendo, então, tido oportunidade de lhe mostrar como realmente se tocava aquela passagem.


No entanto, "Rebel, Rebel " não marcou apenas pela positiva: houve também a polémica que envolveu a artista transexual, Jayne County, que reclamou que a música se baseava num tema de sua autoria, “Queenage Baby” . Anos mais tarde, quando este foi editado, os críticos e a imprensa não se esqueceram, e tenderam a dar eco às pretensões de Jayne...


Rebel Rebel é, assim, o hino de uma geração de adolescentes rebeldes, cantado por um Bowie que, à data da edição do álbum, estava já perto dos 30 anos… Será o hino de despedida de uma época para este camaleão que, na fase que se seguiu, coloriu com outras cores o seu visual e a sua música.

Para recordar:



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pedro e os Apóstolos no Luso Vintage

Link da imagem O gosto pela música é universal, “Mesmo para quem não é Crente”, como diria Pedro e os Apóstolos, uma banda nascida em 1992 e que hoje tem o seu momento na rubrica Luso vintage do Som à Letra. Por Gabriela Chagas Pedro de Freitas Branco, um cantor, compositor e escritor português , que a par deste projecto ficou também conhecido por ter sido co-autor de uma colecção de aventuras juvenis, "Os Super 4", é o Pedro da história.   Reza a história que tudo começou numa tarde de Fevereiro de 1992, numas águas furtadas de Lisboa. O apóstolo Gustavo pegou nas congas, o apóstolo Soares ligou o baixo a um pequeno amplificador de guitarra, e o apóstolo Pedro agarrou na guitarra acústica. Não pararam mais nos quatro anos seguintes. Em 92 produziram eles próprios um concerto de apresentação aos jornalistas e editoras discográficas em Lisboa que despertou o interesse das rádios , que acreditaram no grupo. Em Julho de 1996 gravaram o seu primeiro disco, “Mesmo para ...

Citizen Kane na Máquina do Tempo

Link da imagem Texto original: Miguel Ribeiro Locução: Irene Leite Adaptação e Edição: Irene Leite

Roquivários no Luso Vintage

Link da imagem O início da década de 80 ficou marcado pelo aparecimento de diversas bandas rock no panorama nacional. A causa foi o estrondoso sucesso do álbum de estreia de Rui Veloso “Ar de Rock” que abriu caminho para novas bandas emergirem. Umas singraram na cena musical, até aos dias de hoje, caso é dos Xutos & Pontapés, UHF ou GNR, enquanto outras ficaram pelo caminho, após algum sucesso inicial. Destas destacam-se os Roquivários que encontraram no tema “Cristina” o seu maior êxito junto do público.    Por Carmen Gonçalves A banda formou-se em 1981 no seguimento do “boom” da cena rock, sob o nome original de “Rock e Varius”. Esta designação pretendia reflectir as influências musicais que passavam por vários estilos, não se cingindo apenas ao rock puro e duro. A música pop, o reggae e o ska eram variantes fáceis de detectar no seu som, e que marcaram o disco de estreia , “Pronto a Curtir”, editado em 1981.   Apesar de a crítica ter sido dura c...