Avançar para o conteúdo principal

Metronomy na Dança do Som


Se ainda não tinha planos para o seu querido mês de agosto, o Som À Letra vai ajudá-lo a decidir. Foi confirmada mais uma banda para o  Festival Paredes de Coura que este ano se realiza de 17 a 20 de agosto. Lá no meio, a 19, actuam os Metronomy. Não os conhece? Ainda, pensa bem. 

  Por Ana Luísa Silva

Um metrónomo é um instrumento que marca o andamento de uma peça musical. A cada vez que os Metronomy lançam um álbum, dá-se uma mudança na terra de som e ritmo. No entanto, o pulso nunca desaparece, apenas dá vida a uma música nova.



Quem ainda espera por mais melancolia digital e electrónica depois do álbum de estreia "Nights Out" em 2008, terá um choque, mas dos bons. O terceiro e novo álbum da banda "The English Rivera" leva-o ao extremo da música electro pop e foi lançado em Abril deste ano. "She wants" entra bem no ouvido e abre apetites.



Joseph Mount deu incício aos Metronomy quando ainda vivia em Devon e tocava bateria em várias bandas. Mas um pouco cansado da monotonia que isso transmitia, decidiu comprar um computador e começar a compor a sua própria música electrónica.

Após ir para Brighton, a banda, formada por Joseph Mount, Oscar Cash, Anna Prior e Gbenga Adelekan, começou a construir reputação ao dar bastantes espectáculos em locais pequenos.

No Outono de 2005 a banda lançou o seu primeiro álbum "Pip Paine (Pay the £5000 You Owe) e, nos três anos seguintes, Mount, sozinho, lançou-se nas lides das remisturas musicais de outros artistas, muitas vezes adicionando vozes ou instrumentos por trás, argumentando que só gosta de fazer estas misturas a músicas que realmente valham a a pena e a artistas que mereçam.

Em 2008 os Metronomy lançam os singles "My Heart Rate Rapid", "Holiday", "Heartbreaker", "A Thing For Me" e "Radio Ladio" que pertencem ao álbum "Nights Out".

E 2011 marca a data de estreia da banda em Portugal no Festival Paredes de Coura, cujos bilhetes oscilam entre os 40 e os 70 euros. A não perder.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sitiados no Luso Vintage

Link da imagem


Sob a égide de João Aguardela, um talento musical falecido em 2009, nasceu nos finais dos anos 80 uma banda que trouxe para o panorama do rock português a música tradicional. Os Sitiados marcaram (e ainda conquistam) gerações, com novos sons e sobretudo, muito talento e atitude.



Por Gabriela Chagas


O tema “Esta vida de marinheiro” (vendeu mais de 40 mil cópias) é um dos exemplos desse novo som da década. Desapareceram em 2000 , mas deixaram-nos a sua herança. Sitiados, a banda hoje em destaque no Lusovintage do Som à Letra foi beber à tendência sonora dos irlandeses The Pogues.


José Resende (Guitarra), João Aguardela (Voz) e Mário Miranda (Baixo), todos eles ex-Meteoros, juntaram-se assim ao baterista Fernando Fonseca.

À semelhança de outras bandas emblemáticas dos anos 80, os Sitiados também marcaram presença no Rock Rendez Vous. Dinamizados por João Aguardela, concorrem ao 5º Concurso de Música Moderna do Rock Rendez-Vouz e ficam em 2º lugar, atrás da banda do seu primo Ar…

Foto da Semana

Iggy Pop Foto:Annie Leibovitz

Cesário Verde

 Link da imagem
Poeta pintor, poeta repórter

Cesário Verde é um poeta do século XIX que se enquadra na estética realista, ainda que nas suas produções poéticas esteja presente a influência de outras correntes como o Parnasianismo, o Impressionismo e o Surrealismo. Para o autor, o mundo externo conta de modo pimacial , e é através da "descrição" deste mundo (mutável e miscelâneo) que lhe podemos conferir a designação do poeta repórter e poeta pintor.

Por Irene Leite 


Recorrendo ao poema ,  "Num Bairro Moderno" , podemos confirmar esse gosto pela descrição: "Dez horas da manhã; uma casa apalaçada ; pelos jardins estancam-se as nascentes". Ao descrever e relatar esta paisagem , o autor recorre à técnica cinematográfica do corte e da montagem de acontecimentos justapostos, ressaltando-se o seu carácter deambulatório , o que nos leva à conclusão de que Cesário Verde é um poeta repórter. 


No entanto, a sua poesia caracteriza-se também pela existência de uma …