Avançar para o conteúdo principal

Espaço "You Got Mail"





Link da imagem 


Por António Jorge 


 O Verão e os seus inúmeros Festivais está a meio. Eu aqui curvado sobre uma redonda mesa, embora o medo de mesas quadradas é uma cena que a mim não me assiste, lá vou tentando resistir a mais uma ida para ver ou rever este ou aquela. É que já são milhares de decibéis, algumas noites brancas com bolas de poeiras e melgas em conformidade, pouca água, cerveja cara, mas: sim, desta vez é um mas, em bom! Os cartazes, são na sua maioria de várias estrelas, quer pela variedade da oferta, quer pela enorme qualidade dos nomes presentes. Assim de repente vim do Meco apaixonado pelas novas canções dos Elbow, e sem surpresas sou hoje mais fã dos portugueses Paus, de Aloe Blacc (será que “I need a dollar” foi inspirado na capa de Nevermind dos Nirvana?) e dos Arcade Fire; que puderam enfim celebrar a prometida festa há seis meses atrás. Um único se não; desta vez não consegui cruzar-me com Ron Wood, ele que afinal veio mesmo ao Meco (embora à civil e sem guitarra) na comitiva do amigo Slash. Outro ilustre guitarrista, Zé Pedro merece um enorme Like. Regressou no ALive, de branco vestido e em grande forma. Festivais à parte (cada vez mais à La Carte), ando a descobrir os novos álbuns dos Paus, de Chico Buarque e dos Fleet Foxes. A surpresa veio de Pablo Dylan (sim, é neto do Cardeal).


 Estão disponíveis para download legal, dez faixas de verdadeiro Hip Hop, que segundo Pablo têm obviamente influência do avô. No dia 13 celebrou-se um pouco por todo o Mundo, o dia do Rock N’ Roll e a 23, o Google, essa cristalina cortina que nos revela o Mundo, homenageou Amália no seu logótipo. Como diria Saramago,” as boas ideias não têm idade”. Por falar na Diva, este ano os prémios Amália nas categorias Carreira e Música Popular, são de Maria Amélia Proença e dos Deolinda, respectivamente. Julho foi também um mês simpático para Rihanna e Adele. A popularidade no Face Book da norte-americana ultrapassou a de Lady Gaga e a britânica bateu mais um record. Desta vez , Adele é a primeira cantora em 40 anos a manter-se na liderança de uma tabela durante dezoito semanas consecutivas. A anterior marca era da banda sonora do filme Grease.

Na expectativa - a confirmação da Tour mundial dos Radiohead, os novos álbuns dos Ciganos D’ouro , Sérgio Godinho e também do novo projecto do ex-Blur, ex-Mali Music, ex-Gorillaz e ex-futuro qualquer coisa Damon Albarn. A nova aventura é com músicos do Congo. Sem espírito festivaleiro, hoje à noite, sábado, 30 de Julho, desço à Praça do Comercio, em Lisboa, para ver Joss Stone, Sara Tavares e X-Wife. Amanhã Domingo, talvez suba até ao Parque da Bela Vista, cidade do Rock de dois em dois anos, para rever (outra vez?) Bon Jovi. Tudo isto se o meu amigo MM (Manel Motard) chegar ainda hoje de Faro. Esteve há duas semanas com os Iron Maiden e os Xutos, naquela que é já a maior concentração Motard da Europa, mas ainda não conseguiu descobrir onde deixou a mota.

Momento Zé(n) do mês – “alguns videntes dizem que ele (Ingmar Bergman) é o meu anjo da guarda”.Lykke Li dixit.

O próximo Festival segue dentro de momentos, mas jamais; jamais teremos Amy Winehouse.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Foto da Semana

Iggy Pop Foto:Annie Leibovitz

Sitiados no Luso Vintage

Link da imagem


Sob a égide de João Aguardela, um talento musical falecido em 2009, nasceu nos finais dos anos 80 uma banda que trouxe para o panorama do rock português a música tradicional. Os Sitiados marcaram (e ainda conquistam) gerações, com novos sons e sobretudo, muito talento e atitude.



Por Gabriela Chagas


O tema “Esta vida de marinheiro” (vendeu mais de 40 mil cópias) é um dos exemplos desse novo som da década. Desapareceram em 2000 , mas deixaram-nos a sua herança. Sitiados, a banda hoje em destaque no Lusovintage do Som à Letra foi beber à tendência sonora dos irlandeses The Pogues.


José Resende (Guitarra), João Aguardela (Voz) e Mário Miranda (Baixo), todos eles ex-Meteoros, juntaram-se assim ao baterista Fernando Fonseca.

À semelhança de outras bandas emblemáticas dos anos 80, os Sitiados também marcaram presença no Rock Rendez Vous. Dinamizados por João Aguardela, concorrem ao 5º Concurso de Música Moderna do Rock Rendez-Vouz e ficam em 2º lugar, atrás da banda do seu primo Ar…

Cesário Verde

 Link da imagem
Poeta pintor, poeta repórter

Cesário Verde é um poeta do século XIX que se enquadra na estética realista, ainda que nas suas produções poéticas esteja presente a influência de outras correntes como o Parnasianismo, o Impressionismo e o Surrealismo. Para o autor, o mundo externo conta de modo pimacial , e é através da "descrição" deste mundo (mutável e miscelâneo) que lhe podemos conferir a designação do poeta repórter e poeta pintor.

Por Irene Leite 


Recorrendo ao poema ,  "Num Bairro Moderno" , podemos confirmar esse gosto pela descrição: "Dez horas da manhã; uma casa apalaçada ; pelos jardins estancam-se as nascentes". Ao descrever e relatar esta paisagem , o autor recorre à técnica cinematográfica do corte e da montagem de acontecimentos justapostos, ressaltando-se o seu carácter deambulatório , o que nos leva à conclusão de que Cesário Verde é um poeta repórter. 


No entanto, a sua poesia caracteriza-se também pela existência de uma …