Avançar para o conteúdo principal

Márcia no Inovaluso




Márcia “dá” que falar! E hoje falamos de Márcia Santos. Tem 28 anos e é uma das cantautoras mais promissoras da nova geração de músicos portugueses. Estreou-se nos palcos com os Real Combo Lisbonense, mas é a solo que “dá” as suas músicas, os seus poemas e as suas composições.

Por Carmen Gonçalves 


Em 2009 lançou o seu primeiro EP através da “Optimus Discos”. O homónimo, composto por cinco temas tornou-se numa amostra deliciosa daquilo que Márcia faz. Troca as palavras entre os acordes da sua guitarra, despindo as músicas de qualquer arranjo desnecessário. E basta apenas isso, a sua voz melodiosa e o seu jeito quase inato para compor.

No ano passado editou o seu disco de estreia “Dá”, e deu um dos melhores álbuns de 2010 cantado em português. Com a colaboração de João Paulo Feliciano, fundador dos Real Como Lisbonense, e do produtor Luís Nunes, “Dá” deu à música portuguesa uma lufada de ar fresco.

Este disco compila um conjunto de temas harmoniosamente trabalhados, que resultam em melodias que associam diversos instrumentos a uma voz maravilhosamente doce. A parte instrumental contém arranjos muito bem conseguidos, não se sobrepondo à voz de Márcia. E o resultado é quase perfeito: um disco deliciosamente naïf, capaz de encantar quem o ouve.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pedro e os Apóstolos no Luso Vintage

Link da imagem O gosto pela música é universal, “Mesmo para quem não é Crente”, como diria Pedro e os Apóstolos, uma banda nascida em 1992 e que hoje tem o seu momento na rubrica Luso vintage do Som à Letra. Por Gabriela Chagas Pedro de Freitas Branco, um cantor, compositor e escritor português , que a par deste projecto ficou também conhecido por ter sido co-autor de uma colecção de aventuras juvenis, "Os Super 4", é o Pedro da história.   Reza a história que tudo começou numa tarde de Fevereiro de 1992, numas águas furtadas de Lisboa. O apóstolo Gustavo pegou nas congas, o apóstolo Soares ligou o baixo a um pequeno amplificador de guitarra, e o apóstolo Pedro agarrou na guitarra acústica. Não pararam mais nos quatro anos seguintes. Em 92 produziram eles próprios um concerto de apresentação aos jornalistas e editoras discográficas em Lisboa que despertou o interesse das rádios , que acreditaram no grupo. Em Julho de 1996 gravaram o seu primeiro disco, “Mesmo para ...

Citizen Kane na Máquina do Tempo

Link da imagem Texto original: Miguel Ribeiro Locução: Irene Leite Adaptação e Edição: Irene Leite