Avançar para o conteúdo principal

Márcia no Inovaluso




Márcia “dá” que falar! E hoje falamos de Márcia Santos. Tem 28 anos e é uma das cantautoras mais promissoras da nova geração de músicos portugueses. Estreou-se nos palcos com os Real Combo Lisbonense, mas é a solo que “dá” as suas músicas, os seus poemas e as suas composições.

Por Carmen Gonçalves 


Em 2009 lançou o seu primeiro EP através da “Optimus Discos”. O homónimo, composto por cinco temas tornou-se numa amostra deliciosa daquilo que Márcia faz. Troca as palavras entre os acordes da sua guitarra, despindo as músicas de qualquer arranjo desnecessário. E basta apenas isso, a sua voz melodiosa e o seu jeito quase inato para compor.

No ano passado editou o seu disco de estreia “Dá”, e deu um dos melhores álbuns de 2010 cantado em português. Com a colaboração de João Paulo Feliciano, fundador dos Real Como Lisbonense, e do produtor Luís Nunes, “Dá” deu à música portuguesa uma lufada de ar fresco.

Este disco compila um conjunto de temas harmoniosamente trabalhados, que resultam em melodias que associam diversos instrumentos a uma voz maravilhosamente doce. A parte instrumental contém arranjos muito bem conseguidos, não se sobrepondo à voz de Márcia. E o resultado é quase perfeito: um disco deliciosamente naïf, capaz de encantar quem o ouve.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sitiados no Luso Vintage

Link da imagem


Sob a égide de João Aguardela, um talento musical falecido em 2009, nasceu nos finais dos anos 80 uma banda que trouxe para o panorama do rock português a música tradicional. Os Sitiados marcaram (e ainda conquistam) gerações, com novos sons e sobretudo, muito talento e atitude.



Por Gabriela Chagas


O tema “Esta vida de marinheiro” (vendeu mais de 40 mil cópias) é um dos exemplos desse novo som da década. Desapareceram em 2000 , mas deixaram-nos a sua herança. Sitiados, a banda hoje em destaque no Lusovintage do Som à Letra foi beber à tendência sonora dos irlandeses The Pogues.


José Resende (Guitarra), João Aguardela (Voz) e Mário Miranda (Baixo), todos eles ex-Meteoros, juntaram-se assim ao baterista Fernando Fonseca.

À semelhança de outras bandas emblemáticas dos anos 80, os Sitiados também marcaram presença no Rock Rendez Vous. Dinamizados por João Aguardela, concorrem ao 5º Concurso de Música Moderna do Rock Rendez-Vouz e ficam em 2º lugar, atrás da banda do seu primo Ar…

Foto da Semana

Iggy Pop Foto:Annie Leibovitz

Cesário Verde

 Link da imagem
Poeta pintor, poeta repórter

Cesário Verde é um poeta do século XIX que se enquadra na estética realista, ainda que nas suas produções poéticas esteja presente a influência de outras correntes como o Parnasianismo, o Impressionismo e o Surrealismo. Para o autor, o mundo externo conta de modo pimacial , e é através da "descrição" deste mundo (mutável e miscelâneo) que lhe podemos conferir a designação do poeta repórter e poeta pintor.

Por Irene Leite 


Recorrendo ao poema ,  "Num Bairro Moderno" , podemos confirmar esse gosto pela descrição: "Dez horas da manhã; uma casa apalaçada ; pelos jardins estancam-se as nascentes". Ao descrever e relatar esta paisagem , o autor recorre à técnica cinematográfica do corte e da montagem de acontecimentos justapostos, ressaltando-se o seu carácter deambulatório , o que nos leva à conclusão de que Cesário Verde é um poeta repórter. 


No entanto, a sua poesia caracteriza-se também pela existência de uma …