Avançar para o conteúdo principal

Espaço Cine à Letra






Mais um mês, mais filmes que se pode apreciar e discutir. Agora que a vasta maioria está de férias (seja por falta de emprego ou por ter emprego) não há melhor forma de se descontrair, entreter ou até reflectir, do que assistir a uma boa obra de cinema que nos faça tirar da cabeça todas aquelas belas notícias que nos assolam diariamente  sobre os problemas que todos enfrentamos. Vejamos o que Julho nos oferece.

Por Miguel Ribeiro

Já estreado nos cinemas em Portugal temos três filmes a mencionar. O primeiro é um filme de animação, Carros 2 , que aparte de Toy Story, é até agora a única obra dos estúdios Pixar a ter direito a uma sequela.

De seguida a menção vai para o thriller Hanna, filme sobre uma jovem assassina, ensinada pelo seu pai (um ex-agente da CIA) e que se vê envolvida numa trama de conspiração que inclui o desaparecimento do seu pai. De referir também a obra argentina Carancho, que fala do escandaloso número de mortes em acidentes de viação na Argentina (cerca de 8.000 por ano) e da consequente indústria que se formou à volta do aproveitamento do sofrimento das familias envolvidas , onde advogados se aproveitam para enganar e ganhar dinheiro de forma fraudulenta.

Nestas semanas que se avizinham, para os fãs de entretenimento puro recomenda-se Harry Potter e os Tãlismas da Morte Parte 2, o capítulo final do livro dividido em dois filmes que encerra a mitologia criada por J.K.Rowling; A Conspiradora, filme do grande Robert Redford e que conta com enormes actores como Kevin kline e James McAvoy, e a estória sobre a única mulher acusada de conspirar para assassinar Abe Lincoln e a luta do seu advogado para a tentar proteger da sua acusação em tribunal, tudo porque ela poderá ser simplesmente o bode expiatório de toda esta trama.

 Num lado mais negro do Cinema temos a mencionar o filme coreano sobre vigança ,  Saw The Devil, um filme duro e com cenas violentas muito fortes, mas que fala sobre a loucura de que um ser humano é capaz e Insidioso, um filme de terror dos mesmos criadores de Saw e Paranormal Activity, e que segue uma aparente familia feliz que se vê perante uma tragédia envolvendo o seu filho.


Vindos da Europa, temos dois filmes franceses e um alemão a mencionar. Primeiro, o filme Das Letzte Scweigen – O Silêncio, sobre a estória do desaparecimento de uma jovem de 13 anos, exactamente no mesmo sítio onde foi assassinada uma mulher 23 anos antes, uma coincidência onde a polícia pensa existir alguma ligação . 




Não esquecer, A Fortaleza do Silêncio, um drama francês sobre uma revolta estundatil polaca contra a dominação russa do inicio do século e ainda Filme Socialismo de Jean-Luc Godard, pelicula extremamente pessoal e que só interessará a cinéfilos que apreciem a arte de Godard, que regressa num filme sem uma narrativa aparente , onde os temas que se discutem andam à volta dos supostos direitos humanos e de liberdade que prezamos na europa e de discussões sobre a vida.Um filme repartido em três movimentos,  onde em cada parte se vê um Godard diferente, às vezes mais moderno e actual filmando o filme com tecnologia digital ,mas que ao mesmo tempo relembra ao espectador  o que o tornou num cinesta de renome.

Para finalizar, menção a Chelsea Hotel, um documentário sobre este famoso hotel em Nova Iorque, onde grandes escritores e artistas se encontravam e encetavam em grandes loucuras envolvendo drogas. Aconselho ainda a obra Super 8, um filme de ficção-científica com algumas ideias similares a E.T. de Steven Spielberg, também produtor deste filme, mas com o toque e cunho pessoal de J.J. Abrams, um filme que aparecerá nos cinemas portugueses perto do final do mês e que vale a pena estar atento.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Roquivários no Luso Vintage

Link da imagem O início da década de 80 ficou marcado pelo aparecimento de diversas bandas rock no panorama nacional. A causa foi o estrondoso sucesso do álbum de estreia de Rui Veloso “Ar de Rock” que abriu caminho para novas bandas emergirem. Umas singraram na cena musical, até aos dias de hoje, caso é dos Xutos & Pontapés, UHF ou GNR, enquanto outras ficaram pelo caminho, após algum sucesso inicial. Destas destacam-se os Roquivários que encontraram no tema “Cristina” o seu maior êxito junto do público.    Por Carmen Gonçalves A banda formou-se em 1981 no seguimento do “boom” da cena rock, sob o nome original de “Rock e Varius”. Esta designação pretendia reflectir as influências musicais que passavam por vários estilos, não se cingindo apenas ao rock puro e duro. A música pop, o reggae e o ska eram variantes fáceis de detectar no seu som, e que marcaram o disco de estreia , “Pronto a Curtir”, editado em 1981.   Apesar de a crítica ter sido dura com o trabalho

Espaço "Rock em Portugal"

Carlos Barata é membro da Ronda dos Quatro Caminhos, uma banda de recriação da música tradicional portuguesa, que dispensa apresentações. Nos anos 70 do século XX foi vocalista dos KAMA- SUTRA, uma banda importantíssima, que, infelizmente, não deixou nada gravado. Concedeu-nos esta entrevista. Por Aristides Duarte  P: Como era a cena Rock portuguesa, nos anos 70, quando era vocalista dos Kama - Sutra e quais as bandas de Rock por onde passou?   R: Eu nasci em Tomar, terra que, por razões várias, sempre teve alguma vitalidade musical. Aí comecei com um grupo chamado “Os Inkas” que depois se transformou na “Filarmónica Fraude” com quem eu gravei a “Epopeia”, seu único LP. Quando posteriormente fui morar para Almada fui para um grupo chamado Ogiva, já com o Gino Guerreiro que foi depois meu companheiro nas três formações do Kama -Sutra. São estas as formações mais salientes a que pertenci embora pudesse acrescentar, para um retrato completo, outras formações de mais curt

Pedro e os Apóstolos no Luso Vintage

Link da imagem O gosto pela música é universal, “Mesmo para quem não é Crente”, como diria Pedro e os Apóstolos, uma banda nascida em 1992 e que hoje tem o seu momento na rubrica Luso vintage do Som à Letra. Por Gabriela Chagas Pedro de Freitas Branco, um cantor, compositor e escritor português , que a par deste projecto ficou também conhecido por ter sido co-autor de uma colecção de aventuras juvenis, "Os Super 4", é o Pedro da história.   Reza a história que tudo começou numa tarde de Fevereiro de 1992, numas águas furtadas de Lisboa. O apóstolo Gustavo pegou nas congas, o apóstolo Soares ligou o baixo a um pequeno amplificador de guitarra, e o apóstolo Pedro agarrou na guitarra acústica. Não pararam mais nos quatro anos seguintes. Em 92 produziram eles próprios um concerto de apresentação aos jornalistas e editoras discográficas em Lisboa que despertou o interesse das rádios , que acreditaram no grupo. Em Julho de 1996 gravaram o seu primeiro disco, “Mesmo para