Avançar para o conteúdo principal

Espaço "You Got Mail"




Por António Jorge


Quinta-feira, 30 de Junho, aqui estou eu na Alameda D. Afonso Henriques em Lisboa, e ao som de Carlos do Carmo, Camané, Cristina Branco e a Orquestra Metropolitana de Lisboa, faço um pequeno exercício e olho para o que foi este instável mês seis. Entre um caldo verde e uma sardinha é com enorme prazer (não, não tem a ver com o sabor colorido da sopa) que vi o enorme Leonard Cohen receber o Prémio Príncipe das Astúrias das Letras. Talvez a Academia Sueca ganhe finalmente vontade (não gosto do termo coragem) para um destes dias atribuir um Nobel a Bob Dylan. Quem sabe! 


Na Broadway e depois de vários anos de adiamento, devido aos mais variadíssimos problemas, mas também por causa da complicada agenda dos U2, lá subiu finalmente ao palco do popular Foxwoods Theatre, o mais caro musical da história. Spider Man turn of the Darkness, tem a assinatura de Bono e The Edge e tem também o actor/cantor Reeve Carney, (líder dos até agora desconhecidos Carney) nas vozes de (Rise Above), primeiro single da Banda sonora do Musical. Convencidíssimo! 




Por esta altura já não temos dúvidas que Junho e Julho são sinónimos de Festivais disto e daquilo. Já lá vão o Festival Silêncio, o GSM Fest’11, o Reggae Fest Gaia, o Festival MED, o Sumol Summer Fest e mais uns tantos. Sem recuperar o fôlego e às vezes o tão desejado sono e banho, vêm aí o Festival de Sintra, o festival ao Largo, o delta Tejo, o Cool Jazz Festival, o Optimus Alive! 11, o SBSRock, o Marés Vivas, o Andanças e tantos outros. 


Pelo meio de todas estas pulseiras, packet’s, tendas e muito pó, o revivalismo 80’s continua a provocar e a desafiar os ex jovens que agora (mais grisalhos) se reúnem em festas do tamanho dos melhores anos das suas vidas. Dizem eles! Bem, mas passaram por cá os Asia e imagine-se os DAD e vêm ai (upa, upa), os Duran Duran. Os Queen já não podem vir, mas até ao final deste ano, vão acontecer várias iniciativas à volta dos 40 anos de carreira de uma das mais bem sucedidas e inspiradoras bandas da cultura popular. 


Está a caminho da mesa, a primeira dúzia de pequenas sardinhas, aproveito então para relembrar que a nova versãode “Cais”, já está disponível on-line. O tema que apareceu originalmente no álbum Mosquito dos GNR reaparece agora com nova sonoridade em “ Vôos Domésticos”, disco que assinala os 30 anos de carreira da mítica banda nacional. Vão aparecer DVD’s, concertos nos Coliseus nacionais e muita atenção porque “Defeitos Especiais, 1984”, álbum incontornável da banda portuense, nunca editado em CD, vai finalmente estar disponível neste formato.


 Ainda na língua de todos nós, são também vários os Likes para os álbuns “Gospeling, live@Centro Cultural de Belém, dos Shout, “Deus, Pátria e Família” de B-Fachada, “Perdidos e Achados” dos Classificados, “Venice” dos Fingertips, ainda “A Lua de Maria Sem”, de Alfredo Marceneiro e João Monge, com Maria João Luis e Manuela Azevedo e “Contos de Fados” de Aldina Duarte.E tempo e ouvidos para ouvir isto tudo?, Tem que haver. Para quem tem uma Zundap, (tem obviamente bom gosto), o álbum estreia dos “ You Can’t Win Charlie Brown”,  pode ser banda sonora perfeita.


Na expectativa, os novos de Bon Ivory e Bryan Eno e ainda o álbum estreia do actor (enorme) Jeff Bridges.


Frase do mês – a tecnologia muda todos os dias, mas o Punk é o mesmo. Marky Ramone dixit. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Roquivários no Luso Vintage

Link da imagem O início da década de 80 ficou marcado pelo aparecimento de diversas bandas rock no panorama nacional. A causa foi o estrondoso sucesso do álbum de estreia de Rui Veloso “Ar de Rock” que abriu caminho para novas bandas emergirem. Umas singraram na cena musical, até aos dias de hoje, caso é dos Xutos & Pontapés, UHF ou GNR, enquanto outras ficaram pelo caminho, após algum sucesso inicial. Destas destacam-se os Roquivários que encontraram no tema “Cristina” o seu maior êxito junto do público.    Por Carmen Gonçalves A banda formou-se em 1981 no seguimento do “boom” da cena rock, sob o nome original de “Rock e Varius”. Esta designação pretendia reflectir as influências musicais que passavam por vários estilos, não se cingindo apenas ao rock puro e duro. A música pop, o reggae e o ska eram variantes fáceis de detectar no seu som, e que marcaram o disco de estreia , “Pronto a Curtir”, editado em 1981.   Apesar de a crítica ter sido dura com o trabalho

Espaço "Rock em Portugal"

Carlos Barata é membro da Ronda dos Quatro Caminhos, uma banda de recriação da música tradicional portuguesa, que dispensa apresentações. Nos anos 70 do século XX foi vocalista dos KAMA- SUTRA, uma banda importantíssima, que, infelizmente, não deixou nada gravado. Concedeu-nos esta entrevista. Por Aristides Duarte  P: Como era a cena Rock portuguesa, nos anos 70, quando era vocalista dos Kama - Sutra e quais as bandas de Rock por onde passou?   R: Eu nasci em Tomar, terra que, por razões várias, sempre teve alguma vitalidade musical. Aí comecei com um grupo chamado “Os Inkas” que depois se transformou na “Filarmónica Fraude” com quem eu gravei a “Epopeia”, seu único LP. Quando posteriormente fui morar para Almada fui para um grupo chamado Ogiva, já com o Gino Guerreiro que foi depois meu companheiro nas três formações do Kama -Sutra. São estas as formações mais salientes a que pertenci embora pudesse acrescentar, para um retrato completo, outras formações de mais curt

Pedro e os Apóstolos no Luso Vintage

Link da imagem O gosto pela música é universal, “Mesmo para quem não é Crente”, como diria Pedro e os Apóstolos, uma banda nascida em 1992 e que hoje tem o seu momento na rubrica Luso vintage do Som à Letra. Por Gabriela Chagas Pedro de Freitas Branco, um cantor, compositor e escritor português , que a par deste projecto ficou também conhecido por ter sido co-autor de uma colecção de aventuras juvenis, "Os Super 4", é o Pedro da história.   Reza a história que tudo começou numa tarde de Fevereiro de 1992, numas águas furtadas de Lisboa. O apóstolo Gustavo pegou nas congas, o apóstolo Soares ligou o baixo a um pequeno amplificador de guitarra, e o apóstolo Pedro agarrou na guitarra acústica. Não pararam mais nos quatro anos seguintes. Em 92 produziram eles próprios um concerto de apresentação aos jornalistas e editoras discográficas em Lisboa que despertou o interesse das rádios , que acreditaram no grupo. Em Julho de 1996 gravaram o seu primeiro disco, “Mesmo para