Avançar para o conteúdo principal

Filme The Labyrinth na Máquina do Tempo





É justo que sendo este o mês que dedicamos a um dos maiores músicos da actualidade, David Bowie, que falemos hoje na Máquina do Tempo do filme The Labyrinth, película de culto e última obra do talentoso Jim Henson, mais conhecido pela criação dos Marretas e de outro filme de fantasia , The Dark Cristal.


Por Miguel Ribeiro 


Produzido por George Lucas, este filme contou ainda com o contributo de Terry Jones, um dos famosos seis elementos dos Monty Python, na escrita do guião e com Frank Oz, este último, mais conhecido por dar a voz e manipular Yoda nos filmes Star Wars. Jim Henson e Brian Froud criaram esta obra que conta a estória de Sarah, interpretada por Jennifer Connelly, e da sua busca pelo irmão mais novo Toby, raptado por Jareth, O Rei dos Goblins, a quem David Bowie dá corpo e voz.

Como seria de reparar num filme criado por Jim Henson, aparte da narrativa que é uma espécie de adaptação livre do conceito criado por Lewis Carrol em Alice no País das Maravilhas (no sentido em que vemos uma jovem perder-se num mundo da fantasia que de alguma forma espelha as suas preocupações no mundo real) nesta obra não temos tanta profundidade intelectual como encontraríamos na obra literária que referi. Mas temos algo de único na história do Cinema e que só Jim Henson poderia ter criado, isto é, os bonecos e, por assim dizer, marretas que vemos a interpretarem as outras personagens e que trazem uma “cor” única à paleta de fantasia que se encontra neste filme. Uma coisa é certa, o trabalho de design das personagens, desde a criação em conceito à sua construção final para os tornar verosímeis mas mesmo assim parecerem bonecos é de notar e um feito espectacular de tão reais que os bonecos parecem ser. É nestes momentos que a magia do Cinema entra em acção, e de uma forma mais acolhedora e palpável, visto que aqui estamos a ver efeitos especiais sem qualquer interferência digital, o que traz mais interesse à obra em questão.

Claro está, este filme conta com mais de David Bowie do que apenas a sua interpretação como actor, temos também a sua voz para alguns interlúdios musicais engraçados e que não aborrecem na visualização do filme (isto porque também não demoram mais do que entre dois a três minutos). Estas músicas foram criadas e cantadas por David Bowie, embora a banda sonora seja da autoria de Trevor Jones.

De referir ainda as personagens mais engraçadas deste filme, e embora ache imensa piada a todos os bonecos que aparecem, alguns são mais importantes que outros, nomeadamente, a equipa que Sarah reúne para a sua travessia: Hogglet, o goblin medroso que quer ganhar a amizade de Sarah, Ludo, o gigante adorável e carinhoso que consegue controlar pedras com o seu uivar e Sir Didymus e Ambrosius o seu cavalo de eleição, que na realidade é um cão (também muito medroso) em contraste com Sir Didymus , que é demasiado corajoso para o seu tamanho.

Para acabar, tenho que notar uma coisa; esta obra acompanha-me desde a minha infância e tem um lugar especial na minha memória por esse facto mesmo, mas recentemente tornou-se ainda mais importante para mim. Tudo porque quando voltei a rever o filme há uns anos atrás, com os meus 21 anos, apercebi-me de um pormenor no fim do filme que só como adulto compreendeu, que é o poder que certas estórias e contos, mas em particular esta obra para mim, têm de nos trazer nostalgia dos tempos de infância, em que a imaginação toldava a nossa compreensão do mundo, mas que enchia este mesmo com mais magia e mistério.

 No final do filme, Sarah vê as aparições dos seus três amigos, Hogglet, Ludo e Sir Didymus que ao se despedirem dela lhe dizem que estarão com ela sempre que ela precisar, ao que ela retorque que sim, que de vez em quando, por nenhuma razão em especial, precisa deles e isto é algo com que todos nós nos conseguimos conectar. Aquele bocado que perdemos de nós próprios enquanto vamos crescendo, mas que obras como esta mostram que todos nós, de vez em quando, precisamos de nos relembrar daquele “extra” que pode parecer estar perdido, mas que na realidade, acompanhar-nos-á e aparecerá, sempre que precisarmos. E essa, é só uma de imensas razões porque o Cinema é tão especial.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Roquivários no Luso Vintage

Link da imagem O início da década de 80 ficou marcado pelo aparecimento de diversas bandas rock no panorama nacional. A causa foi o estrondoso sucesso do álbum de estreia de Rui Veloso “Ar de Rock” que abriu caminho para novas bandas emergirem. Umas singraram na cena musical, até aos dias de hoje, caso é dos Xutos & Pontapés, UHF ou GNR, enquanto outras ficaram pelo caminho, após algum sucesso inicial. Destas destacam-se os Roquivários que encontraram no tema “Cristina” o seu maior êxito junto do público.    Por Carmen Gonçalves A banda formou-se em 1981 no seguimento do “boom” da cena rock, sob o nome original de “Rock e Varius”. Esta designação pretendia reflectir as influências musicais que passavam por vários estilos, não se cingindo apenas ao rock puro e duro. A música pop, o reggae e o ska eram variantes fáceis de detectar no seu som, e que marcaram o disco de estreia , “Pronto a Curtir”, editado em 1981.   Apesar de a crítica ter sido dura com o trabalho

Espaço "Rock em Portugal"

Carlos Barata é membro da Ronda dos Quatro Caminhos, uma banda de recriação da música tradicional portuguesa, que dispensa apresentações. Nos anos 70 do século XX foi vocalista dos KAMA- SUTRA, uma banda importantíssima, que, infelizmente, não deixou nada gravado. Concedeu-nos esta entrevista. Por Aristides Duarte  P: Como era a cena Rock portuguesa, nos anos 70, quando era vocalista dos Kama - Sutra e quais as bandas de Rock por onde passou?   R: Eu nasci em Tomar, terra que, por razões várias, sempre teve alguma vitalidade musical. Aí comecei com um grupo chamado “Os Inkas” que depois se transformou na “Filarmónica Fraude” com quem eu gravei a “Epopeia”, seu único LP. Quando posteriormente fui morar para Almada fui para um grupo chamado Ogiva, já com o Gino Guerreiro que foi depois meu companheiro nas três formações do Kama -Sutra. São estas as formações mais salientes a que pertenci embora pudesse acrescentar, para um retrato completo, outras formações de mais curt

Pedro e os Apóstolos no Luso Vintage

Link da imagem O gosto pela música é universal, “Mesmo para quem não é Crente”, como diria Pedro e os Apóstolos, uma banda nascida em 1992 e que hoje tem o seu momento na rubrica Luso vintage do Som à Letra. Por Gabriela Chagas Pedro de Freitas Branco, um cantor, compositor e escritor português , que a par deste projecto ficou também conhecido por ter sido co-autor de uma colecção de aventuras juvenis, "Os Super 4", é o Pedro da história.   Reza a história que tudo começou numa tarde de Fevereiro de 1992, numas águas furtadas de Lisboa. O apóstolo Gustavo pegou nas congas, o apóstolo Soares ligou o baixo a um pequeno amplificador de guitarra, e o apóstolo Pedro agarrou na guitarra acústica. Não pararam mais nos quatro anos seguintes. Em 92 produziram eles próprios um concerto de apresentação aos jornalistas e editoras discográficas em Lisboa que despertou o interesse das rádios , que acreditaram no grupo. Em Julho de 1996 gravaram o seu primeiro disco, “Mesmo para